Escadas interiores em granito: Corredores, halls e escadas minimalistas por Pedro Ferreira Architecture Studio Lda

Reabilitação de edifício setecentista no Porto

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Este livro de ideias mostra-lhe o resultado da reabilitação de um edifício setecentista em plena cidade do Porto. 

De nome casa dos pátios, este belo projeto foi elaborado pelos arquitectos Pedro Ferreira Architecture Studio.

Trata-se de um edificio que teve ao longo da sua existência múltiplas utilizações. Foi habitação, lugar de serviços e até uma escola. Ultimamente, encontrava-se abandonado e mesmo em estado de pré ruína.

Segundo os arquitectos: A proposta pretendia a criação de um conjunto de apartamentos e lojas, conservando toda a estrutura e conceito espacial da preexistência.  O edifício original, embora aparente do exterior ter apenas dois pisos, contém na verdade uma curiosa organização que se concretiza em quatro pisos habitáveis. Apesar do avançado estado de degradação, a organização barroca ainda evidente no interior, nomeadamente na escada de acesso ao primeiro piso, serviu como ponto de partida para a definição da proposta. Uma organização simples e rigorosa, onde os espaços são fortemente iluminados e marcados pelos elementos conservados dos espaços originais: os arcos de separação entre divisões, cantarias de granito, elementos de carpintaria e escadas.  O momento mais afirmativo do projeto é a escada comum de acesso ao segundo piso, uma vez que é um elemento novo. Foi a necessidade de criar este elemento – e a impossibilidade de o diluir no conjunto – que nos levou a assumi-lo, conferindo-lhe uma leitura geométrica e contemporânea, conjugada com uma cor absolutamente barroca.  O resultado são onze apartamentos de tipologia t0, t1 e t2, onde o espaço interior cria um diálogo pacífico entre o passado e o presente, refletido em espaços contidos e elegantes, animados pela variação da luz.

Fachada

Ao ver esta fachada pensa numa casa de dois pisos mas de facto,  a organização espacial deste edifício, cuja obra tanto se inspirou no seu passado, permite ter quatro pisos no interior da casa. E consequentemente 11 Apartamentos entre T0 e T1. 

Luz não falta nesta fachada com várias janelas e o mesmo se passará n interior da casa…  

Recuperação de uma escada imponente

Uma dupla escadaria clássica em pedra fazia a ligação entre pisos, esse elemento imponente foi mantido e recuperado mas foi-lhe adicionado algo, uma surpresa para ver na próxima imagem…  

Esta foto é impressionante já que mostra um jogo de perspectiva é pontos de fuga muito interessante, reparou na porta ao fundo?

Onde o clássico e o moderno se completam

Esta imagem é reveladora do encanto das recentes recuperações em edifícios historicos, ela mostra como foi possível preservar um elemento clássico marcante e conjuga-lo com um elemento moderno que difere totalmente deste último mas cujo o resultado é intrigante é agradável. 

Outro ângulo

Porque vale realmente a pena explorar vários ângulos desta escadaria, mostramos-lhe mais uma imagem. A funcionalidade, as necessidades e conforto modernos são assegurados nesta solução irreverente. 

Veja aqui algumas escadas iluminadas. 

Cozinha simples, cheia de luz

cozinha apesar de estreita parece bastante funcional e muito agradável: luminosidade não falta, devido às várias janelas que a contornam. O equilíbrio entre o branco e a madeira é perfeito e permite adicionar os elementos que se deseje.

Uma sala para decorar

Também aqui, luz, branco e madeira formam o canvas perfeito para trazer a sua decoração, as peças que goste ou que lhe dêem jeito. Se a decoração se mantiver nesta mesma linha simples e confortável pode crer que o resultado será óptimo. 

Alguns elementos compõem este espaço minimalista

Uma sala muito agradável, onde o tecto inclinado traz um carácter original e uma especialidade diferente. Repare que os rodapés estão pintados de cinzento, um apomtamento ligeiro e com personalidade. 

A sala tem já alguns elementos como vê no mesmo estilo que a arquitectura, simples elegantes, confortáveis, como os dois cadeirões que vê na imagem…

Visite a nossa loja

Impressionado? Deixe o seu comentário...
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!