6 ideias para decorar uma casa sem janelas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É evidente que todos os seres humanos têm uma grande necessidade de luz solar. No entanto, as circunstâncias nem sempre são as que desejamos pelo que, por falta de fundos ou simplesmente pela configuração arquitectónica da casa, podemos dar por nós numa habitação sem janelas. Em algumas cidades europeias já se encontram muitas casas sem qualquer janela, tanto por causa da densidade de edifícios em áreas pequenas, como pelas condições climatéricas, especialmente no Inverno, onde a ausência destes elementos pode ajudar a manter a casa mais aquecida.

A falta de janelas altera as características de uma casa. A mais óbvia será a sua iluminação. Sem uma fonte de luz natural, é importante que as fontes de luz artificial assumam as rédeas. A iluminação deve ser distribuída de forma adequada para maior comodidade de quem habita o espaço. Por isso,  numa casa sem janelas, o cuidado deve ser ainda maior. A utilização de cores claras ou vivas é essencial. As paredes, por exemplo, devem ser pintadas de branco ou em tons quentes. Escolha tapetes de tonalidades leves e utilize alguns móveis e pormenores decorativos escuros para contrastar com as superfícies claras. Estas medidas realçam o brilho e a luz das cores, propiciando uma sensação de equilíbrio luz/sombra mais natural.

Outra característica que também muda é a capacidade que o espaço tem para nos transportar para outro universo, já que na maioria das vezes basta olhar pela janela para perceber o quão grande é o mundo e a quantidade de vida que existe para lá das paredes de nossa casa. Quem nunca passou longos momentos a contemplar a rua, as pessoas e o movimento através da janela? A falta de ventilação também é outro factor importante: o ar deixa de ter circulação numa casa sem janelas e, nos climas mais quentes, isso pode ser prejudicial e pouco saudável.

Preparamos algumas dicas para o ajudar a equipar uma casa sem janelas. Descubra-as.

A iluminação

A principal consequência da ausência de uma janela é a falta de luz natural. É, por isso, muito importante dedicar tempo e atenção ao desenho da iluminação artificial. 

Aqui temos duas opções:

- Criação de um ambiente quente e íntimo, mas que não transmite necessariamente a sensação de luz natural. Nesse caso usamos luzes incandescentes amarelas que podem ser distribuídas em pontos específicos, como mostra a imagem do projecto de Lucia Navajas. O uso de lâmpadas e candeeiros também pode proporcionar ao ambiente a necessária sensação de aconchego.

- Escolher as luzes que mais se assemelham com a luz natural, sendo os focos incandescentes brancos uma boa ideia. A melhor opção é, ainda assim, utilizar lâmpadas de amplo espectro que custam um pouco mais do que as incandescentes, mas imitam melhor a luz natural do sol.

Ventilação

Casa  por Casa Bruno American Home Decor
Casa Bruno American Home Decor

CASA BRUNO Ventilador Cancun, bronce antiguo

Casa Bruno American Home Decor

A ventilação é muito importante para a nossa saúde e para a higiene do nosso espaço porque se não for feita de forma adequada pode dar lugar a acumulação de bactérias e de maus cheiros. Para evitar o problema, enumeramos algumas soluções caseiras e algumas dicas:

- Colocar um ventilador no tecto e no fundo da habitação, de forma a regenerar o ar. Ligue-o pelo menos duas vezes por dia durante cerca de meia hora;

- Evite objectos que possam causar humidade tais como a madeira, o papel e o couro. Estes objectos, dependendo da temperatura, criam fungos que são muito prejudiciais;

- A melhor opção para ventilar qualquer casa é um extractor de ar;

- Se a existência de janelas for apenas numa parte da casa, pode deixar o espaço para actividades esporádicas como estender roupa, não tendo assim que ter tanta preocupação com a ventilação;

- Nem sempre ter uma janela permite um ambiente mais agradável. O grande problema por vezes relaciona-se com o sol intenso que acaba por aquecer em demasia as paredes e os tectos, passando calor para o interior da casa, especialmente ao final de tarde e à noite.

Molduras

Um quadro pode ocupar o lugar de uma janela, um espaço onde vemos cor, movimento e vida. Na ausência de janelas, um ou diversos quadros podem ajudar a criar um ambiente mais interessante. Se a casa é pequena, é preciso ter cuidado para não a saturar e não a fazer parecer ainda menor. Mas, se tem um tamanho médio ou grande, os quadros podem ser uma grande ajuda.

Aqui vemos um exemplo e utilização de quadros, tirado de um projecto de Marcella Loeb.

Plantas para uma parede com vida

As plantas são sempre uma boa maneira de equilibrar as energias de uma habitação. Dependendo do tipo de planta, também pode ajudar na purificação do ar, o que numa casa sem janelas é essencial. As paredes verdes ou jardins verticais são ideias muito interessantes porque, além de todas as qualidades positivas de uma planta, ainda compõem uma decoração esteticamente agradável. Apesar de tudo, deve-se prestar atenção às necessidades e características da planta. Por exemplo, há algumas espécies que não sobrevivem sem a luz solar e há outras que emitem demasiado CO2 durante a noite. Por isso, é importante investigar profundamente as características e exigências de cada planta para fazer uma escolha acertada e adequada ao que precisamos.

DIY

Casa  por Natural Urbano
Natural Urbano

Serie Mecapal

Natural Urbano

Soluções divertidas podem alegrar um quarto sem janelas. Crie você mesmo objectos coloridos e criativos. Verá como, com pouco dinheiro, conseguirá dar forma a elementos que acabarão por desempenhar um papel fundamental no espaço como é o caso das prateleiras da imagem que nos mostra um recanto de uma vivenda, num projecto da autoria do atelier Natural Urbano.

Utilização de velas

As velas ajudam a criar um ambiente íntimo e acolhedor. Numa casa sem janelas e, por isso mesmo, sem luz natural, as velas podem ser essenciais. Há muitos tipos de velas no mercado à nossa disposição, como as velas da Bougies la Française. As velas aromáticas, por exemplo, além de espalharem um perfume agradável pela habitação, são bonitas e ajudam a criar um ambiente acolhedor e com sensação de limpeza.

O que achou das dicas que lhe apresentamos? Já colocou em prática alguma delas? Partilhe aquilo que pensa connosco. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!