Casas de banho minimalistas por Azulev

6 conselhos para eliminar a sujidade na cabine de duche

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As divisões onde a água é muito usada criam uma sujidade diferente do resto da casa. Quem já não lutou contra aquelas manchas negras provocadas pela humidade que são super difíceis de remover? Um dos lugares mais susceptíveis de ter este problema é a casa de banho. A pensar nisso, decidimos partilhar consigo seis conselhos para que possa resolver a questão o quanto antes. Deixar acumular é mesmo o pior que se pode fazer!

Ora veja lá.

Porquê limpar a sujidade?

Primeiro, é necessário diferenciar e descrever os dois tipos de sujidade que afectam a casa de banho. Por um lado, está a cal que é um mineral que impede que as torneiras e outras superfícies metálicas brilhem. Por outro, está o mofo que se acumula nas juntas e nas esquinas devido à fraca manutenção do espaço. A diferença entre a cal e o mofo é que este último pode ser prejudicial à saúde. 

Água oxigenada para limpar o mofo

Em bom rigor, tanto se pode usar amoníaco como água oxigenada. Contudo, é preciso saber que o amoníaco é tóxico e a água oxigenada não. Para se utilizarem estes produtos, sugerimos que os misture com água em partes iguais, por exemplo, 500 ml de água e 500 ml de água oxigenada. O ideal é realizar a mistura num pulverizador para um uso mais cómodo. Para aplicar, basta borrifar as superfícies, deixar actuar por alguns minutos e depois remover com um pano húmido. 

Vinagre e sal para os acessórios

O vinagre é um excelente aliado de limpeza e retira a cal no primeiro contacto. Num pulverizador, misture água, sal e vinagre em partes iguais e use a mistura para aplicar sobre os pontos de luz, torneiras e azulejos. A cabine de duche é um dos espaços que mais cal acumula, pelo que sugerimos que aplique o produto várias vezes. Para terminar, basta passar um pano seco. Para uma cabine de duche reluzente, pode ainda rematar o trabalho com um limpa vidros. 

Ácido clorídrico para as manchas resistentes

O aço clorídrico é um químico que deve ser usado com muita cautela. Desde já, sugerimos que o use quando os seus filhos não estiverem em casa e num espaço muito bem ventilado. Para além disso, compre luvas resistentes já que o contacto com a pele pode provocar queimaduras. Para aplicar, sugerimos que use o dobro da quantidade de água para a de ácido. As manchas negras desaparecerão de imediato da superfície, mas deixe actuar meia hora antes de retirar com água abundante. 

Outros produtos de limpeza

Há outros produtos que podem ser úteis nesta tarefa. Entre eles, está o detergente da roupa. Este líquido não acabará com o problema de raiz, mas é um excelente aliado para manter a limpeza e a casa de banho a brilhar! 

Prevenir o mofo e a cal

E porque mais vale prevenir do que remediar, lembre-se que a melhor forma de evitar estes problemas é manter o espaço asseado. Ainda assim, não desespere. A água que cai do chuveiro vai sempre criar estes problemas, por isso basta recorrer aos conselhos acima mencionados. Por fim, se puder obter bórax (também conhecido como borato de sódio ou tetraborato de sódio) também o poder usar para limpar as superfícies com regularidade.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais projectos assinados pelos designers de casa de banho registados na homify.

Vai pôr em prática as nossas dicas? Esperamos que sim!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!