Interiores apropriados para crianças felizes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando o assunto toca os nossos filhos, ficamos em alerta máxima e bem podemos ficar, e agora bem pode ficar porque este artigo é um especial para o seu filhote!

O mundo das crianças é um cantinho bem especial lá em casa, é o refúgio delas, não só para dormir, mas também para brincar e fazer os deveres de casa. Elas gostam de lá estar, para fazer travessuras e não só. Os verbos inventar, imitar, fazer de conta, trabalhar, brincar são as palavras de ordem e quanto a isso nada a fazer, apenas deixamos fluir. Para que o seu espaço seja coerente e que o seu filho possa-se encontrar por lá, deve existir várias zonas distintas, bem como uma boa organização.  

Neste sentido, apresentamos dicas bem úteis de se porem em prática na hora de montar e organizar o quarto da criança. Há cuidados e regras que devemos respeitar e hoje abordamos algumas delas. Curioso? Então venha daí e descubra o mundo encantando… da tão bela infância.

Quarto arrumado/ arrumação

Quarto arrumado, não é? Bom… só se for no dia da arrumação e das limpezas de casa. É muito difícil manter um quarto de uma criança arrumado, é verdade e admitimos isso! Contudo, nós devemos reforçar esta ideia e transmitir logo em tenra idade a importância de arrumar o que… desarrumamos. É a educação, simplesmente, nós queremos que os nossos filhos sejam adultos autônomos e organizados, por isso, é conveniente passarmos esta mensagem desde cedo, como diz o velho ditado é 'de pequenino que se torce o pepino'.

Para ajudar nesta tarefa de arrumações, o melhor será de ter prateleiras, estantes com caixas próprias para cada categoria, por exemplo, será assim mais fácil a criança arrumar os seus brinquedos, no seu devido lugar. Inicialmente repete-se arrumaste o teu quarto? Arruma os teus brinquedos? Mas à medida do tempo as rotinas vão ficando incutidas e tornar-se-ão automáticas. Mas insista e não faça por ele, mesmo que num processo inicial façam os dois… No dia das limpezas é arrumar de forma mais intensa. 

Não muito estéril/ mas aconchegante

Quartos de criança escandinavos por KYD BURO

Temos a mania de fazer do quarto de uma criança algo muito limpo e com tudo em ordem, mas esqueça esta ideia. A ideia de manter tudo limpinho fica para o quarto dos adultos, a sala ou ainda a cozinha. O quarto da criança, é claro, que deve ser clean e organizado, mas também tem de parecer um quarto de uma criança. Muitas coisas – brinquedos, livros, desenhos, cama, molduras, candeeiros… tudo tem de estar bem presente, de forma a que possamos sentir alma e vida neste pequeno lugar. 

Um lugar que deve transparecer magia, pelo brilho das cores, das luzes, dos bonecos a sorrir, dos desenhos pintados pelo pequeno Picasso. Deve haver marcos presentes do quarto de uma criança, mas especialmente os do seu filho. O seu quarto distingue-se de outras crianças, porque os gostos dele serão diferentes aos do amiguinho e a sua influência também ditará a sorte, é claro. 

O quarto de uma criança deve ser o mais aconchegante possível, escolha cores claras e pastéis, são as mais indicadas para tão tenra idade, pela neutralidade, pela combinação, pela luminosidade, pela paz e tranquilidade que transmitem. Tapetes, edredões e cortinas preenchem e dão um conforto sem igual ao quarto dos pequenotes. Com isto, o quarto já fica bem aconchegante…

Esconder objetos perigosos

O Quarto da Gabriela:   por Metros Menos Quadrados
Metros Menos Quadrados

O Quarto da Gabriela

Metros Menos Quadrados

Agora dizemos CUIDADO! Há objetos que têm mesmo de ficar fora do alcance das crianças, inacessíveis a elas e já sabem elas são muito manhosas, se acham que devem ter acesso àquele objeto, tudo farão para aceder-lhe. Por isso o melhor é mantê-los escondidos… 'olhos que não vêem coração que não sente', já é antigo o provérbio. Um quarto deve ser o lugar mais seguro de casa para uma criança, não nos podemos mesmo descuidar, pois elas são mais rápidas do que nós…

… e cuidado aos silêncios demasiados longos, são nestas alturas que devemos desconfiar que algo estão a tramar…  

Lugar para o aconchego

Quartos de criança escandinavos por homify

Para além da cama para dormir, achamos bastante pertinente os papás criarem uma zona de aconchego no próprio quarto, é uma ideia que nos agrada e muito. Achamos tão ternurenta, que só de olhar para esta fantástica inspiração apetece-nos ser criança outra vez e emergir para dentro daquela tenda, tão fofinha como se vê. Tapete de pêlo, almofadas, peluches e umas luzes amarelas fazem deste cantinho um lugar perfeito, para se aninhar e passar um momento de descanso. 

Um lugar de aconchego é perfeito para as crianças relaxarem, dormirem uma soneca, lerem um livro ou brincarem com os seus amiguinhos… ou aninharem-se ali com a sua mamã ou papá a ouvir uma história e ver qual deles adormece primeiro. Ficou tentado por um cantinho deste? E uma tenda já se tinha lembrado desta fantástica ideia?

Espaço de trabalho para os tpc's

O nosso bebé rapidamente cresceu, do berçário, passou para a creche e logo a seguir para o infantário, o tempo voou e quase que nos rouba momentos, que queríamos viver ainda mais… dizem que são os melhores tempo de uma vida… Mas agora é hora de ir para a escolhinha, de mochila às costas, vai aprender o i, depois o e, a contar, a ler e a escrever, a saber estar e tantas outras pedagogias… É a vida académica que começou, e logo no primeiro instante sabemos o quão é importante, por isso queremos valorizar todas as aprendizagens, mesmo em tão tenra idade. 

Todos os dias é necessário trabalhar, reforçar, fazer os trabalhos de casa e ser uma criança estudiosa. Ser responsável e uma criança atenta é o que queremos transmitir, a par do brincar e do divertir-se é claro (é uma criança). Por isso, consideramos fulcral uma zona de estudo dentro do próprio quarto da criança, onde ela está no seu próprio meio, com um cantinho apelativo e cheio de pinta, mantenha esta zona com poucos estímulos, sempre arejada e luminosa. É no seu próprio quarto que o seu filho encontra o silêncio, o bem-estar, os seus alicerces e a fonte de motivação para estudar. 

Não ser demasiado isolado

Quarto Infantil I: Quartos de criança modernos por EU INTERIORES
EU INTERIORES

Quarto Infantil I

EU INTERIORES

E como falamos de um quarto de uma criança tudo devemos fazer para não o tornar demasiado isolado, relativamente à restante casa, como ao próprio espaço em si. Não deve ser uma prisão ou uma zona da casa completamente diferente. Veja como este quarto inspirado pelos decoradores da Eu Interiores transpira abertura, liberdade e proximidade de quem lá vive.

Janelas, boa luminosidade, cores claras, não preencher o quarto com demasiadas peças de mobiliário ou outros apetrechos irão ajudar a não tornar este lugar pesado e fechado. Afinal, o quarto de uma criança deve ser o mais aberto possível… para a vida.

E agora vai (re)organizar o quarto do filhote? As nossas dicas foram úteis?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!