A transformação incrível de um jardim

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje falamos-lhe de um jardim, um jardim diferente que certamente o vai inspirar! O principal desafio deste projecto consistiu em criar condições de estar no exterior envolvente da casa, uma vez que o desnível existente constituia um perigo para a circulação e uso do espaço. Assim, recorreu-se à utilização de patamares que resolvem a diferença de cota, conectados por uma escada que os atravessa. A ideia patente no projecto do jardim foi a de criar uma ''biblioteca'' de plantas aromáticas que fosse fácil de aceder a partir da cozinha.

O projecto é de RAUL SOUSA CARDOSO ARQTº, em Amarante, repare no contraste de cores e texturas.

O antes

Espaço de intervenção:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Espaço de intervenção

raul sousa cardoso arqt

Travava-se de uma depressão da topografia, junto à casa,  um espaço com muito potencial se for bem aproveitado. A casa é de madeira e ao fundo podemos ver várias copas de árvores, ainda que esta seja uma imagem tirada no inverno.

A depressão que vemos na imagem estava então coberta por algumas pequenas plantas, uma área da casa tratada como zona de menor importância. Mas o dono terá visto o potencial deste espaço e assim surgiu o jardim que lhe vamos mostrar…

Anfiteatro de plantas

Por vezes as diferenças de cota no espaço exterior criam grandes desafios, e é para os resolver que nascem soluções originais e interessantes. Aqui esta diferença foi resolvida com recurso a degraus altos com plantações, por onde passam degraus mais pequenos facilitando o acesso da cota mais alta para a mais baixa e vice-versa. 

Este espaço é quase como um anfiteatro de plantas e materiais como pedra e madeira, onde o verde da vegetação contrasta com o ferro usado na contenção dos degraus e as texturas da vegetação dão à imagem a leitura de uma dinâmica interessante.

Conheça outros jardins aqui!

Contrastes

Esta imagem de pormenor chama-nos à atenção para os contrastes criados com recurso aos diferentes materiais e plantas. A textura e cor da casca de pinheiro contrasta com o degrau seguinte em gravilha muito branca, e ainda, as plantas complementam este jogo de contrastes. 

Habitação e jardim

Vista geral da intervenção:   por raul sousa cardoso arqt
raul sousa cardoso arqt

Vista geral da intervenção

raul sousa cardoso arqt

Aqui vemos a relação entre o jardim criado e uma habitação, que tem um terraço no exterior virado exactamente para o jardim, apesar de o mesmo estar cercado por uma vedação ele passa a fazer parte da paisagem que deste terraço se pode usufruir. 

Outro elemento fantástico é o carvalho que vemos em primeiro plano.

Alguns detalhes

Usaram-se plantas maioritariamente aromáticas e medicinais, não só pela sua valência funcional e até próxima da cozinha mas também pela sua beleza e a própria arquitectura, criando uma combinação variada de tons e texturas. Conheça aqui o conceito de plantas aromáticas portáteis para a sua casa!

Repare ainda, no detalhe construtivo dos degraus, que no mesmo material que os patamares, em ferro, se encontram ora assentes sobre eles ora simplesmente suspensos.

Iluminação

Porque também para a noite devem ser trabalhados alguns espaços exteriores, aqui a iluminação foi feita com pequenas luzes assentes no ferro dos patamares. Ainda que pequenas luzes permitem entender, mesmo durante a noite, a estrutura de patamares e de círculo, permitindo a leitura do espaço mesmo nestas alturas.

Gostou? Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!