A casa pequena com grandes ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

De continente em continente, a homify 360º transporta-o para criações arquitectónicas de excelência para que se delicie com os diferentes estilos, estruturas e designs marcantes. A nossa última descoberta leva-nos até à América do Sul onde a equipa colombiana Colectivo Creativo criou esta casa pequena e compacta digna da nossa atenção.

Não raros são os arquitectos e proprietários que sentem a necessidade de se alienar em relação a grandes espaços com excesso de objectos. Em vez de se rodearem por uma abundância de elementos, preferem afastar-se do desnecessário e focar-se no essencial. Como resultado, as construções tomam de empréstimo menos metros quadrados, o que não só economiza dinheiro, como também resulta num uso inteligente dos recursos energéticos. Porém, não pense que esta opção por espaços pequenos significa prescindir da componente estética. A qualidade e o conforto são essenciais para uma vida feliz e funcional, e são essas características que temos em mente quando olhamos para a criação de 37m² de hoje.

A vista frontal

Vejamos a fachada da casa onde se situa a entrada principal. Linda. É esse o adjectivo que nos ocorre quando confrontados com esta casinha moderna que sobressai pelas suas linhas minimalistas, janelas amplas e uma combinação entre madeira de vários tons. A casa encaixa-se na perfeição nas áreas verdes que a rodeiam. É, assim, uma obra feita pelo Homem, mas bem inserida na natureza, como se tivesse nascido espontaneamente dela. Observe as plantas e os arbustos a adornar a casa, ao lado do pátio da entrada principal. Não dissemos que o pequeno pode ser elegante? Esta é a beleza das casas modulares: escolher a sua localização (com vista para a praia, perto das montanhas, junto ao rio, onde quiser) e erguer o edifício rápida e economicamente.

Uma delícia em pequenas proporções

É uma casa pequena, mas de encantos tamanhos. Foram usados diferentes blocos de madeira para adornar o exterior que atraem a nossa atenção com a agradável disposição a lembrar um tabuleiro de xadrez. É esta bela mistura entre bege, castanhos avermelhados e preto que torna a casa tão especial. Ao lado da casa, existe um pequeno terraço com uma confortável cadeira para que os proprietários possam desfrutar da atmosfera circundante. A partir deste ângulo, parece-nos que também se usou madeira no interior da casa. Vamos confirmar?

Viver num espaço mais pequeno

É tempo de ver os interiores. O interior da casa é, basicamente, um plano aberto com paredes e corredores a delimitar zonas com propósitos distintos que não incluem a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Estas últimas integram-se umas nas outras. Este é o primeiro espaço para onde a porta de entrada nos leva. A cozinha inclui todo o equipamento necessário para um bom funcionamento, assim como espaços de arrumação. A área exsuda um ambiente limpo e calmo com os seus tons claros e design minimalista. Tal como previmos, a madeira é a principal protagonista dos interiores, oferecendo-lhes uma atmosfera aconchegada.

Claro e luminoso

As janelas amplas e deslizantes proporcionam uma abundância de luz natural à casa, permitindo a entrada de ar fresco e de luz natural. Por sua vez, a iluminação artificial vem substituir o sol quando ele se põe, deixando o interior bem iluminado e acolhedor. O mobiliário moderno encaixa na perfeição neste espaço onde “menos é mais”. As suas cores pálidas contrastam com os tons mais quentes da madeira. Repare, ainda, no chão em madeira numa tonalidade a lembrar a da areia.

Suficientemente pequena para grandes ideias

Um pequeno corredor leva-nos até um quarto de hóspedes que também serve como escritório. Para melhorar a sensação de amplitude, as janelas deixam entrar uma quantidade generosa de luz natural e, claro, uma paisagem verde e natural. A decoração limitou-se aos adornos na parede, poupando espaço no chão, mas assegurando o carácter da área.

Pequeno e repousante

Não podíamos deixar de ver o quarto antes de terminarmos este livro de ideias. A luz natural, a decoração nas paredes e a paleta cromática maximizam a sensação de espaço. As janelas deixam a natureza entrar no quarto. Assim, os proprietários acordam sempre na melhor companhia. Sobre a cama, uma fotografia com um ambiente cosmopolita contrasta com a tranquilidade do ambiente do quarto. Assim se cria uma atmosfera simples. Poucos objectos, só o essencial. Mas sempre com conforto. Embora pequena, esta casa inclui tudo o que precisamos para um dia-a-dia confortável e agradável.

Como vê, não são precisos muitos metros quadrados para ter uma vida perfeitamente confortável. Adaptar-se-ia a este tipo de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!