Explicando os estilos mais populares para a sua casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando falamos em estilos acabamos por ficar muitas vezes confusos. Sabemos que gostamos disto ou daquilo, mas nem sempre o sabemos enquadrar dentro de um nome. É o seu caso? Então abriu o artigo certo!

Hoje quisemos partilhar convosco todo um artigo que descreve e carateriza diferentes estilos, acompanhado de imagens para que se possa inspirar, ao mesmo tempo que percebe o que compõe cada um. Abordamos seis estilos diferentes, desde do contemporâneo, do colonial, do campestre, do minimalista, do mediterrâneo e ainda o Tudor. É claro que podemos apreciar mais do que um estilo e é perfeitamente viável juntá-los de forma harmoniosa, e assim tem a sua casa à sua imagem e ao seu gosto. No entanto, tenha cuidado deve ser sempre feito com coerência e bom gosto. 

Descubra o seu predileto e não se esqueça de partilhar aquele que se enquadra mais à sua pessoa. Queremos saber! 

Estilo contemporâneo

Simplicidade é a palavra que melhor define o estilo contemporâneo, não é tão despido como o estilo minimalista, mas é igualmente bonito, sereno e bastante funcional. 

Um dos grandes aspetos deste estilo é o aspeto clean, aliado ao modernismo, pois nesta decoração são escolhidas as últimas tendências do mercado, pois faz referência à época presente, ao tempo atual. A pureza das linhas e das cores cativam os grandes adeptos do modernismo. As cores claras são as mais presentes, nomeadamente o branco, por irradia luz e causar uma sensação de maior amplitude ao espaço. Porém, tons mais atraentes são também bem-vindos, salteados em pormenores decorativos e outros adornos, também fazem parte da lista do estilo. 

Este estilo tem como grande objetivo levar o lado prático da vida, ser simples e eficaz para a rotina do dia-a-dia, por isso o lema menos é mais é também levado à letra. 

O que compõe o estilo contemporâneo é um mobiliário marcado por linhas esquias, esbeltes, traços simples e angulares. A mobília larga, espaçosa e baixa são as preferidas para compor o espaço que se quer bem certo. Relativamente às matérias-primas elege-se a pedra, o cimento, o metal, o vidro, o mármore e a madeira, que conferem um visual perfeito ao espaço. 

Um estilo que tem conquistado vários corações, o seu também? 

Estilo colonial

Colonial, vem de colónias… O que nos remete para a história e o passado longínquo de Portugal e de todos os outros países que descobriram colónias. O encontro de estrangeiros com as pessoas nativas resultou simplesmente num estilo colonial. 

Tudo originou-se quando os representantes das cidades, imigrantes e elites locais queriam levar até à nova colónia um pouco do luxo, do conforto para as suas novas casas. Neste contexto as tradições mesclavam-se e os materiais locais eram aderidos, criando um misto entre as duas culturas e uma junção perfeita entre a sofisticação e o simples de materiais genuínos. E assim nasce um novo estilo…

Esta decoração é perfeita para quem gosta de peças antigas, pois o estilo valoriza acabamentos mais rebuscados, como os móveis que são bastante charmosos, sofisticados e com traços rústicos. As cores, elas são mais em tons terra, como o castanho, que são introduzidos principalmente no mobiliário, alia-se cores neutras, como o cinzento, bege ou branco.

Na hora de apetrechar a sua casa com o estilo colonial pode dar uma volta às feiras de antiguidades, pois lá encontrará as peças perfeitas para dar vida a este estilo, como lustres, baús ou móveis de estilo mais clássico

Estilo campestre

Um estilo que muitas vezes é associado a um local, mas que na verdade pode ver vida em qualquer casa, mesmo aquela no centro da cidade ou à beira mar. Não é preciso morar no campo, para ter uma casa de estilo campestre, se é este o estilo que prefere, não hesite!

Este é um estilo que nos transmite bastante tranquilidade, pelo aconchego, calor e charme bem simples que o define. Uma mobília com linhas mais rústica é o que define este mood, claro acompanhado de muitas flores não apenas as frescas, mas também em estampa floral, pelas almofadas, cortinas, tapete…  

Nesta decoração campestre pode acrescentar peças de vime, tais como cadeiras, sofás e cestas para o lado decorativo. As cores estas, são vivas, aliadas ao branco… Temos de ter a sensação de estarmos num campo fresco e primaveril.

A nossa última dica para este estilo remete-nos para a exposição de louças antigas, numa vitrine por exemplo ou alguns pratos expostos na parede.

Estilo minimalista

Casa do Conto Arts & Residence: Casa de banho  por JRBOTAS Design & Home Concept
JRBOTAS Design & Home Concept

Casa do Conto Arts & Residence

JRBOTAS Design & Home Concept

O estilo minimalista é ainda um estilo recente, dizem que terá surgido após a segunda grande guerra mundial, quando nessa altura as pessoas tiveram de aprender a viver com menos, por terem perdido quase tudo. Assim, o estilo minimalista é viver apenas com o mínimo, o necessário e o que realmente faz falta, O menos é mais é ainda mais presente neste estilo do que no contemporâneo. Os espaços ficam mais abertos e limpos, mas não perdem alma, nem sentido, porque também são cuidadosamente pensados. Desde das cores claras, à disposição e organização dos móveis e de outros objetos, pois nada fica de fora, tudo tem de parecer sempre clean e arrumado, caso contrário não falamos em minimalismo. 

Este oásis de tranquilidade é uma resposta oposta à realidade e caos da rua, lá os seus moradores procuram a paz e o bem-estar. É muito importante preservar a luz natural, as janelas ficam destapadas ou com cortinas muito leves, e o espaço tem de ser ao máximo preservado. 

Um estilo que tem conquistado muito cosmopolitas pela vertente da simplicidade e da qualidade, em vez da quantidade. Basta ser simples, para ser feliz, é este o seu lema?

Estilo mediterrâneo

Terraços  por con3studio
con3studio

Patio a verezzi

con3studio

Um estilo que se inspira nas regiões costeiras, como Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte de África, traz todo o lado quente e de verão, que queremos viver todo o ano, não nos importávamos nadinha, pois não? O som das cigarras, o céu estrelado, as flores, o azul do mar… . hum!! Que já nos cheira quase à verão!!

Bom se é mesmo fã deste estilo, gosta daquelas imagens idílicas do sul da Itália ou da Grécia, então faça uma decoração semelhante em sua casa, em Portugal, que também se encontra perfeitamente nesta linha decorativa. 

Casas e paredes claras, para que o sol seja por lá refletido em cada recanto. Pode complementar detalhes com cores, como azul, o verde ou o cinzento, tons mais vibrantes que apelam o mar (sempre). O pavimento, este é em tons terracota, de madeira ou ainda de azulejos, para o lado refrescante. Apetrecha a sua casa mediterrânea com peças em vime ou em madeira. Descontraía que este estilo é sem complicações, privilegie a luz e os materiais naturais, ah e não adiante sobrecarregar demasiado, é como se fosse uma casa de férias.

Ficou com a imagem na cabeça? Nós já estamos a imaginar… griiigriigriii

Estilo Tudor

Casas clássicas por Arttus
Arttus

Tudor Manor House

Arttus

O estilo Tudor, talvez nunca tenha ouvida falar nele, mas as características que o compõem conhece de certeza, pelo menos daquilo que pode ver através da televisão. É um estilo mais nórdico, que surgiu na época medieval, entre o século XV e XVI em Inglaterra.

Tem características mais góticas, mantém um estilo chique e bem requintado. Os espaços são ricos e bem apetrechados com mobiliário clássico e elegante. As paredes são enfeitadas de modo dramático, com muitas arandelas de ferro forjado, artes de parede e molduras, mas para não tornar o ambiente demasiado pesado, pode pintar as paredes de cor clara. Quanto aos móveis de estilo Tudor devem ser escuros e robustos feitos com madeira trabalhada e muita ferragem. Não se esqueça ainda, de usar tons como o vermelho ou roxo para dar mais leveza ao ambiente.

Se este estilo enquadra-se no seu perfil e nos seus gostos, então traga até à sua casa este lado anglo-saxónico, ao mesmo tempo que faz uma viagem no tempo.

E qual é o estilo que gosta mais? Gostou do nosso artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!