9 ideias de Feng Shui para afastar as más energias da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Queens Park House Honeybee Interiors Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

Nos piores momentos da nossa vida, é importante procurar a energia positiva, alterar atitudes, incluindo deixar algumas pessoas para trás e também, como é lógico, renovar a energia da nossa casa.

A nossa casa é um espelho da nossa vida e é nela que procuramos o bem-estar, o descanso e o relaxamento. Para os conseguirmos atingir e para nos sentirmos bem no nosso próprio espaço, o Feng Shui pode ser uma ajuda preciosa. 

Sabia que o Feng Shui é a influência do espaço em relação ao nosso bem-estar, quer no lugar onde vivemos, quer no lugar onde trabalhamos? A partir deste conhecimento pode-se reconhecer as energias positivas que estão presentes no espaço e redireccionar as negativas. Neste sentido, e com certas modificações, podemos melhorar e resolver problemas profissionais, emocionais, financeiros e de saúde. 

Descubra, neste livro de ideias, conselhos do Feng Shui que ajudam a afastar as más energias de sua casa. Não perca mais tempo e comece desde já a ter uma atitude mais positiva perante a vida. 

Vamos lá!

1. A importância da entrada da casa

A boa energia deve começar logo na entrada de nossa casa. Colocar um espelho, principalmente se o ambiente for estreito, não só fará com que o espaço parece maior e mais luminoso, como também atrairá as boas energias desde o primeiro momento. Também se recomenda a utilização de elementos alegres e bonitos, como por exemplo flores que transmitem boas sensações e ajudam a receber quem chega de forma mais agradável.

2. Livre-se de objectos danificados

Light and bright! CC Construction Salas de estar clássicas
CC Construction

Light and bright!

CC Construction

A filosofia de Feng Shui crê que nos devemos livrar de todos os objectos danificados, já que estes aportam energia negativa e bloqueiam a positiva. Ainda que seja possível tentar repará-los e reutilizá-los, segundo esta filosofia, o melhor que podemos fazer é retirá-los da vista e arranjar algo novo. Por vezes é complicado desfazermo-nos de algo que nos é querido, mas, se tem por casa algum objecto velho e danificado, não pense em soluções alternativas e substitua-o.

3. Evite a acumulação de objectos

Muitos de nós temos a mania de acumular objectos, pelo simples facto de nos fazer pena desfazermo-nos deles. Mas, por que o fazemos? São apenas objectos que em primeiro plano podem bloquear as emoções e a espiritualidade da nossa casa. É por isso que, quando vemos uma imagem de uma casa bem organizada, com tudo no seu lugar, sem exageros e bem equilibrada, sentimos uma enorme sensação de calma e de positividade. Agora já sabe, mãos à obra.

4. Lírios de paz

Summer Calla Lily Plant Appleyard London JardimPlantas e flores
Appleyard London

Summer Calla Lily Plant

Appleyard London

As flores ou plantas são, em si mesmo, e segundo dizem os defensores do Feng Shui, energias renováveis. Por isso é também importante que façam parte da decoração das nossas casas. Se a sua escolha recair num lírio da paz, poderá usufruir de todas as energias positivas sem grande trabalho. Isto porque são plantas bonitas que necessitam de muito sol, mas muito fáceis de manter.

5. Sal

Salt Keeper Oggetto CasaArtigos para a casa
Oggetto

Salt Keeper

Oggetto

Quando nos mudamos para uma nova casa (que estava habitado anteriormente), a filosofia do Feng Shui recomenda que ponhamos um pouco de sal em cada divisão. Este ingrediente culinário vai absorver a má energia dos antigos residentes. Dois dias depois de se colocar o sal, o processo estará concluído e, por isso, pode deitá-lo fora.

6. Decorar com espelhos

Queens Park House Honeybee Interiors Salas de estar ecléticas
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

Não tem espelhos em sua casa? Não perca mais tempo e comece a apostar neles. Porquê? Pela simples razão de que atraem as energias positivas e ajudam a limpar a mente. Além disso são excelentes aliados na decoração, já que são reflectores de luz e fazem os espaços parecer maiores. Há muitos estilos de espelhos para escolher, por isso será tarefa fácil encontrar um que se adapte à sua casa e gostos decorativos. Ainda assim, não se esqueça que deve colocá-los de forma correcta e nunca em frente à porta de casa ou no quarto, pois isso poderá alterar a sua energia passiva.

7. Virado a norte

Bedroom homify Quartos modernos
homify

Bedroom

homify

Na hora de estudar, dormir ou trabalhar é fundamental ter a nossa cabeça sempre dirigida para norte. Segundo o Feng Shui, há um fluxo melhor uma vez que estaremos alinhados com a energia dos planetas. Talvez tenha chegado o momento de redireccionar o mobiliário de sua casa para norte, dando-lhe assim uma nova imagem e promovendo as energias positivas.

8. Incenso e bons odores

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012 ROSA PURA HOME STORE Salas de estar modernas
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

Perfumar a sua casa permite elevar a energia e tornar o ambiente mais relaxado. Existe uma enorme variedade de fragrâncias para escolher no que diz respeito ao incenso, às velas aromáticas e aos ambientadores naturais.

9. Limpeza regular

A limpeza regular é essencial para eliminar as energias negativas e criar uma sensação de bem-estar. Limpar a casa de banho, a cozinha, limpar o pó, aspirar ou esfregar os pratos pode ser aborrecido, mas a verdade é que sentir o ar fresco e o cheirinho dos produtos de limpeza é uma boa sensação.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Se gostou das imagens que ilustram este artigo, veja mais propostas dos nossos decoradores.

Vai pôr em prática as nossas sugestões? Partilhe connosco a sua experiência com o Feng Shui.

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!