Uma vivenda minimalista, sofisticada e acolhedora

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de hoje, propomos-lhe um dia de praia em Belo Horizonte, Brasil, para conhecer esta moderna casa cujos interiores estiveram ao cargo da decoradora brasileira Beth Marquez. A vivenda foi projectada pela decoradora junto aos colaboradores do seu estúdio Beth Marquez Interiores e Arquitetura.

A obra integra o Condomínio Estância das Amendoeiras, em Lagoa Santa, e desenvolve-se em “L” sobre um terreno de 10 000m². A casa acomoda um extenso programa de necessidades em dois níveis, ocupando uma superfície coberta de 1000m². O projecto da vivenda é resultado de uma encomenda feita ao estúdio por um casal maduro que queria desfrutar dela junto aos seus filhos e netos.

A imagem exterior da casa define-se a partir de volumes brancos com forte impacto minimalista que estão localizados em diferentes alturas, acomodando-se, assim, ao desnível natural do terreno. A responsável pelo projecto, Beth Marquez, conta com uma experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de projectos de interiores e arquitectura residencial e comercial. Os seus trabalhos transcendem, portanto, a mera disposição do mobiliário. 

Convidamo-lo a percorrer os diferentes ambientes desta moradia tropical que se harmoniza – a partir da sua escala, forma e volumetria – com a paisagem exterior.

Um acesso sinuoso

Casas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Acesso garagem, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

O acesso de veículos à habitação é singular. Para a alcançar, carros e peões devem atravessar um caminho ondulante até à garagem. A inclinação natural do terreno oculta, parcialmente, desde a rua, o volume da garagem. Este efeito reforça o desenho paisagístico e a presença densa de vegetação. A composição volumétrica da casa dispõe-se de forma escalonada no lote e organiza-se de forma a que todos os ambientes disfrutem da abundante luz natural e estejam em contacto directo com o espaço exterior.

Uma piscina maravilhosa

Piscinas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Piscina e SPA, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

A protagonista desta casa é, sem dúvida, a grande piscina que nasce no interior da casa e está sectorizada de maneira a servir propósitos distintos de acordo com os seus utilizadores. O que se destaca no seu desenho é o facto de um sector estar contido dentro do espaço interior, sendo assim possível dela desfrutar ao longo de todo o ano.

Desenhada em L, a piscina, revestida com mosaicos venezianos em azul, estende-se até ao extremo da casa. A acompanhá-la, existe um deck com espreguiçadeiras e uma varanda no piso superior da casa com vista directa para este recorte de paraíso.

Cozinha

Cozinhas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Cozinha, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

Uma casa como esta merece uma bela cozinha. O seu design transcende a mera funcionalidade e procura conforto e aconchego. A tipologia da cozinha forma um “L” que se define com um mobiliário moderno de cor branca e sem ornamentos que surge complementado por uma ilha de cozinha com um tampo em granito que cobre um volume em castanho chocolate com detalhes em alumínio. A ilha incorpora uma zona de preparação de alimentos e outra, a um nível mais baixo, ideal para refeições rápidas como o lanche ou o pequeno-almoço. Aqui, aparece a famosa cadeira Eames com assento em polipropileno e base cromada. Adjacente à cozinha, existe uma sala de jantar com uma mesa de vidro quadrada e quatro cadeiras de design moderno. Por fim, não faltam espaços de arrumação generosos nesta cozinha. Todos os centímetros são aproveitados para o efeito.

Uma lição de equilíbrio e bom gosto

Salas de estar modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Estar, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

A zona de estar desta moradia acomoda-se numa caixa arquitectónica branca de dupla altura muito luminosa à qual se aplicaram painéis translúcidos com ripas de madeira que trazem aconchego e cor ao ambiente. O sector é definido por um grande sofá cinza que faz esquina, duas poltronas num tom claro e uma mesa de café em vidro. Para unificar a composição, foi colocado um tapete multicolor. Numa das paredes da sala, um aparador em madeira oferece um bom espaço de armazenamento.

Uma casa de banho de luxo

Casas de banho modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Lavabo, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

A casa de banho segue os mesmos critérios estéticos do resto da casa, beneficiando de uma atmosfera equilibrada e sofisticada. O móvel principal que integra os lavatórios aparece suspenso o que oferece uma maior sensação de leveza e de espacialidade à divisão.

Em harmonia

Piscinas modernas por Beth Marquez Interiores
Beth Marquez Interiores

Lazer, Casa Amendoeiras.

Beth Marquez Interiores

O alpendre integra uma mesa de madeira ladeada por bancos rústicos que se misturam com cadeiras mais modernas e transparentes. Há, ainda, outra área de refeições, apenas resguardada por um guarda-sol, ideal para aquele almoço rápido entre mergulhos.

Estamos rendidos a esta moradia, sobretudo à zona exterior com a bela piscina e áreas verdes. De que área mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!