8 Erros que todos cometemos na hora de pintar a casa

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
La Carlota, Estudio Sespede Arquitectos Estudio Sespede Arquitectos Casas clássicas
Loading admin actions …

Quando pensamos em renovar o estilo da nossa casa, uma das opções que primeiro nos vêm à mente é pintar. Seja para mudar a cor ou então renová-la os resultados são impactantes sem ter que fazer grandes planejamentos típicos de uma grande reforma.

Pode parecer fácil pintar um cômodo ou uma parede, mas a verdade é que também é muito fácil cometer certos erros e arruinar a pintura e até então todo o espaço. Por isso para conseguir a cor perfeita sem se arrepender depois, te apresentamos 8 erros típicos a serem evitados na hora de pintar a sua casa e saber melhor forma de realizar esta tarefa de forma segura.

1. Começar pintando

CASA ZURLO - BARDUCCO, norte.ARQ norte.ARQ Salas de estar modernas Porcelana

Se o principal objetivo é dar uma cara nova com uma mudança de cor de parede, o primeiro passo é preparara-la para que pintura resulte na mais exata possível.

A preparação inclui: lixar, eliminar irregularidades, limpar e utilizar base para conseguir melhor aderência da tinta. Também devemos proteger os móveis e os alguns detalhes, como por exemplo, as tomadas e os requadros das portas. Pode ser um incômodo, mas é importante não pular esta etapa, a dica é ficar atento aos procedimentos do profissional responsável, já que disso depende o resultado final.

2. Economizar na tinta

La Carlota, Estudio Sespede Arquitectos Estudio Sespede Arquitectos Casas clássicas

Não há nada pior que pintar uma parede e ficar sem tinta, ainda mais se a cor foi preparada especialmente para nós é fundamental calcular bem a quantidade e inclusive aumenta-la para assegurar que não faltará.

3. Escolher um dia de chuva

Espacios decorados by Wallart, CUSTOMS handmade CUSTOMS handmade Paredes e pisos modernos

Evite dias de chuva e com muita umidade. Sabemos que é uma tarefa que toma tempo e que muitas vezes temos que conciliar com as nossas obrigações do dia a dia, porém um bom trabalho depende muito das condições em que a tinta secará e por isso pode valer a pena deixar por um dia ensolarado.

4. Afundar o pincel na lata

Ph con Parra, Pop Arq Pop Arq Jardins minimalistas

Um erro muito comum é colocar o pincel fundo na lata de tinta, isso gera um acumulo desnecessário de tinta que resulta em desperdício, o indicado é colocar tinta em somente dois terços do pincel.

5. Pintar sem deixar secar

casa ciocastias, laura zilinski arquitecta laura zilinski arquitecta Salas de jantar modernas

Outro erro comum é passar várias demandas sem deixar a pintura anterior secar corretamente, se queremos que a cor final seja exatamente aquela que escolhemos, necessitamos ter paciência e deixar tempo suficiente entre uma camada e outra antes de continuar o processo.

Uma dica para acelerar a secagem é mantar as portas e janelas sempre que possível abertas, e se tivermos um ventilador, melhor!

6. Cores vibrantes por todas as partes

DECORACION - Trabajos integrales, PLATZ PLATZ Quartos clássicos

Se o que você busca é dar mais vida a sua casa uma boa opção é pintar uma parede com uma cor vibrante, porém cuidado, escolher uma cor vibrante mas que em pouco tempo pode ser cansativa não é a melhor escolha, do mesmo jeito que não é indicado pintar todas as paredes com cores fortes já tendo uma decoração chamativa.

7. Escolher combinações que somente se vê bem na nossa imaginação

Dark ceiling Madame Ant Paredes e pisos minimalistas

Se quisermos escolher cores de fogem do comum, devemos fazê-lo as opções que nos oferece a loja ou melhor ainda consulte um designer. Mas se não você não está seguro e não quer se arriscar, opte pelo clássico como o da imagem a cima da empresa Madame Ant, as cores neutras nunca saem de moda.

8. Considerações a ter em conta

Antes de começar a pintar, é importante se assegurar que todos os materiais estejam preparados, é preferível investir em materiais de boa qualidade para que a pintura tenha durabilidade.

Também é importante escolher um dia que não seja muito quente, pois por mais ventilada esteja o espaço o cheiro da tinta pode provocar incômodos. Conseguir um bom resultado é a consequência de um trabalho bem feito e com dedicação, mas acima de tudo de paciência, uma nova pintura pode realmente mudar o estilo da nossa casa e todo o cuidado é necessário.

Para saber que cor pintar a sua casa e transformá-la leia este livro de ideias!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista