10 ideias de mobília e decoração para um quarto de criança!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Aqueles que têm filhos sabem quão importante é fazê-los felizes. Desde que são muito pequeninas, as crianças gostam também de ter o seu espaço. Cheio de brinquedos ou não, livros ou legos, uma secretária para estudar, um quarto de piratas… Cada um tem o seu gosto e necessidades e antes de se decorar um quarto de uma criança deve-se ter em conta o gosto dela – porque o que as crianças pensam interessa, e muito! Assim, este artigo é a pensar nos pais dedicados que precisam de uma pequenina ajudinha na decoração do quarto dos seus filhos. Expomos um catálogo de dez fantásticas ideias para decorar os quartos dos mais pequenos.

Parede de giz

Já estamos todos um pouco saturados das paredes brancas simples ou paredes pintadas apenas com uma cor viva. A verdade é que com o passar dos anos acabamos por nos cansar e as crianças também, ou porque simplesmente querem mudar ou porque afinal a cor preferida delas mudou. Neste projecto temos uma solução fantástica para aqueles que gostam de estar sempre em mudança. Aliás, é também a solução ideal para as crianças que adoram riscar paredes. Hum… Aposto que há pais que já estão a adorar! Pois bem, a ideia tão milagrosa é uma parede de ardósia, onde se pode desenhar, riscar e imaginar tudo à vontade! Para aqueles que não gostam muito de giz, existe também a tinta magnética. Basta pintar uma parede e pode colorir-se com hímen e muito mais!

Estante original

Quartos de criança modernos por homify
homify

Girls' Bedroom

homify

A primeira de todas é, nada mais, nada menos, do que uma estante muito original. Hoje em dia, cada vez mais os miúdos estão a perder o hábito de ler e entrarem nas histórias que um livro nos pode contar – preferem agarrar-se à televisão e aos bonecos animados, bem como às consolas de jogos. Então e se o armário dos livros for muito mais apelativo do que qualquer televisão ou consola? Neste projecto do atelier Room Service UK, temos o exemplo perfeito de uma estante que só de olhar dá vontade de ir buscar uma dúzia de livros e ler de uma só vez. Os miúdos adorariam chegar à escola e dizer “o meu armário dos livros é uma árvore” e teriam muito mais gosto em ir buscar um livro e ler. Por outro lado, é uma peça muito diferente para ter no quarto, seja num quarto de menina seja num de menino.

Armário criativo

Quartos de criança minimalistas por VALENTIROV&PARTNERS
VALENTIROV&PARTNERS

apartment V-21

VALENTIROV&PARTNERS

Um pouco no seguimento do que foi referido anteriormente, ninguém quer ter um roupeiro como todos os outros. Este roupeiro grita criatividade e modernidade ao mesmo tempo. Ideal para um quarto partilhado por uma criança e um adolescente, porque se aplica a várias idades. O verde, branco, azul e tom de madeira, que combina com o chão e secretária são tons perfeitos para rapazes. As gavetas, em baixo, podem ser para colocar os brinquedos e peluches, estando acessíveis do irmão mais novo.

Imaginário

Quartos de criança rústicos por Ferraro Habitat

Para uma criança não há nada mais importante do que a imaginação. Imaginam que são príncipes e princesas, piratas e sereias, índios… Este é um exemplo, do atelier Ferraro Habitat, de um quarto para uma criança que adore encarnar por vezes a vida de um índio. Se quiser, eventualmente, encarnar outra personagem, tira-se a tenda e metem-se outros acessórios. As paredes em tijolo adequam-se a vários cenários, bem como as luzinhas. E, outro ponto positivo, é que pode manter-se por muitos anos, mesmo quando já fôr jovem.

Cama de princesa

Quarto de Menina | Princesa: Quartos de criança campestres por adoroaminhacasa
adoroaminhacasa

Quarto de Menina | Princesa

adoroaminhacasa

Este é, sem sombra de dúvida, o quarto de uma menina. Para uma menina que adore ser princesa. Nestes casos há sempre duas coisas obrigatórias: o cor-de-rosa e um dossel. O atelier ADORO A MINHA CASA acertou em cheio nas duas coisas. O cor-de-rosa está visivelmente presente. Quanto ao dossel, apesar de não se tratar propriamente de um dossel, as fitinhas penduradas sobre a cama dão exatamente o mesmo efeito – diria até que ficam mais divertidas.

Um quarto moderno

Este é, sem sombra de dúvida, o quarto de uma menina. Para uma menina que adore ser princesa. Nestes casos há sempre duas coisas obrigatórias: o cor-de-rosa e um dossel. O atelier ADORO A MINHA CASA acertou em cheio nas duas coisas. O cor-de-rosa está visivelmente presente. Quanto ao dossel, apesar de não se tratar propriamente de um dossel, as fitinhas penduradas sobre a cama dão exatamente o mesmo efeito – diria até que ficam mais divertidas.

Uma cama diferente

Quartos de criança mediterrânicos por 퍼스트애비뉴
퍼스트애비뉴

엄마의 사랑이 피어나는 러블리 하우스

퍼스트애비뉴

Na sequência do quarto para uma criança-índio, temos esta fantástica cama dentro de um castelo. E para subir para esta cama-beliche-castelo? Sobem-se umas escadas como se estivemos a ir às muralhas ver a vista. É ou não é super original? Qual criança não adoraria? Tanto uma menina princesinha como um menino que quer ser rei. Por debaixo da cama existe bastante arrumação. Aliás, as próprias escadas para a cama são gavetas.

Papel de parede

Quartos de criança mediterrânicos por 퍼스트애비뉴
퍼스트애비뉴

엄마의 사랑이 피어나는 러블리 하우스

퍼스트애비뉴

Outro ponto muito importante na educação de uma criança é a o ensino da cultura. E porque não começar pelo próprio quarto? Neste projecto o papel de parede é um mapa do mundo. Um pouco infantilizado, é certo, mas ficou ainda com um ar mais chamativo, divertido e incentivará as crianças a aprenderem ainda mais. Certamente, pode estar lá desde que a criança nasce até aos seus 12 anos.

Mesa de cabeceira

Temos falado de muitas peças e ideias originais, mas não nos podemos esquecer de uma das peças mais essenciais num quarto: a mesa-de-cabeceira! Esta é como se fosse uma casinha com três andares – equivalentes a três prateleiras – com espaço suficiente para colocar um livro, um despertador e ainda mais umas coisinhas. Aplicável a quartos de menina ou de menino.

Secretária

Já referimos este tópico anteriormente mas nunca é demais realçar a importância de haver uma zona do quarto dedicada ao estudo. As crianças começam a estudar aos 6 anos, o que se prolongam até pelo menos aos 18 anos, ou seja, 12 anos de estudo. O facto de serem tantos anos de estudo, prova a importância de desde pequeninos serem habituados a estudar num local adequado a esta actividade. Esta zona de trabalho pertence, claramente, a um quarto de menina, devido aos apontamentos cor-de-rosa. Este quarto é ideal para crianças a partir dos 12 anos até depois da faculdade. É muito intemporal, por ser simples apenas com apontamentos de cor, que podem ser alterados sempre que desejado.

Qual destes quartos seria o quarto de sonho do seu filho? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!