Integração: Salas de estar e jantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento Grécia, Camila Chalon Arquitetura Camila Chalon Arquitetura Salas de jantar modernas
Loading admin actions …

Integrar salas de estar e de jantar, às vezes até a cozinha ou a varanda, é um verdadeiro desafio na arquitetura e na decoração. 

Mas resultados brilhantes podem ser obtidos com conhecimento e muita imaginação. E sempre valem a pena.

Afinal, a integração desses espaços geralmente procura soluções para a falta de espaço ou, então, deseja permitir uma ampla visualização do espaço que favoreça a convivência com familiares e amigos.

Os projetos podem privilegiar os mais diferentes estilos, optar entre tons neutros e cores variadas, lançar mão de objetos de design ou apostar nos materiais mais naturais.

Nesta seleção de imagens,  oferecemos várias possibilidades de composição desses ambientes integrados. Delicie-se com elas e alimente sua imaginação!

Vidro e madeira I

Outra solução para apartamentos pequenos é separar ambientes com elementos de vidro, a fim de prolongar o espaço. Nesta imagem, a sala de estar apresenta um sofá em tom claro tapete colorido, quadros e plantas. A mesa da sala de jantar, em vidro, permite obter o efeito de prolongamento do espaço. Outra detalhe importante é o uso da cor em certos elementos da decoração. É o caso da estrutura da mesa, a luminária pendente e as cerâmicas sobre a mesa, todos em amarelo forte. Com isso, o ambiente ganha alegria e vitalidade.

Azul e madeira II

A sala de jantar é o prolongamento da sala de estar neste projeto. A mesa e as cadeiras são em madeira clara e estão dispostas ao lado do balcão branco que separa a sala de jantar da cozinha americana,  esta predominantemente na cor azul. Sobre a mesa de jantar, quatro pendentes escuros dão um toque de modernidade ao ambiente. As banquetas do balcão são em estrutura branca e têm estofado cinza, cor que também aparece na sala de estar. O projeto de integração desses ambientes se destaca pela claridade, limpeza e simplicidade, proporcionando uma sensação de relaxamento a quem deles desfruta. Mais informações sobre o projeto deste apartamento podem ser encontradas neste artigo.

Arco-íris I

Neste belíssimo projeto da Suíte Arquitetos, uma variada paleta de cores – especialmente laranja, azul, berinjela e lilás – sob fundo branco compõe ambientes claros e, ao mesmo tempo, estimulantes. A sala de estar e a sala de jantar estão integradas harmoniosamente. Nesta imagem, a mesa oval branca de design moderno e pés metálicos recebe cadeiras brancas de palhinha com pés no mesmo material. A parede ao fundo,pintada em azul turquesa, apresenta um aparador estreito no mesmo tom. A iluminação se dá pela luminária redonda na cor laranja, o que dá um toque mais quente ao espaço. Um outro aparador, colocado contra o sofá branco, separa a sala de jantar da sala de estar.

Azul e madeira I

A sala de estar deste apartamento paulistano se integra harmoniosamente à sala de jantar por meio do uso predominante de madeira e da cor azul. Na sala de estar, esta cor aparece no sofá confortável em linhas retas, nas almofadas que o decoram e na estante planejada em frente a ele. A madeira está no piso, coberto por um tapete em tom cinza, nas gavetas do aparador cinza e também no revestimento que emoldura a TV. Uma luminária de piso e com cúpula branca completa o ambiente, ao lado de cestas em material natural dispostas no chão na lateral do sofá.

Arco-íris II

Aqui nesta imagem temos a visão da sala de estar, na perspectiva da sala de jantar. O espaço todo recebe muita luz natural através da ampla janela. O piso de madeira apresenta quatro tapetes, três coloridos e um que representa a calçada de São Paulo. O sofá branco recebe almofadas em várias cores e estampas, enquanto as poltronas com estrutura em madeira tem revestimento na cor verde. Na outra lateral do sofá, um banco comprido e estofado em azul turquesa compõe harmoniosamente com a luminária de piso na mesma cor, disposta no lado oposto da sala. As paredes brancas recebem quadros e objetos coloridos e um móvel baixo branco faz as vezes de minibar, com bebidas, taças e copos. Para completar, a estante branca de parede inteira reúne livros e objetos. 

Moderna I

Neste projeto em estilo moderno, o espaço também é totalmente branco, com bastante ênfase na iluminação planejada. A sala de jantar – que é integrada ainda à cozinha branca – recebe iluminação por meio de pendentes em diversas formas, com a parte externa escura e a parte interna colorida. A mesa oval branca é acompanhada por cadeiras revestidas em azul escuro e pés em metal. Um aparador branco destaca um antigo relógio de mesa. Ao fundo, a sala de estar apresenta poltronas com design distintos, umas azuis lisas e outras verdes estampadas. Na  parede, a TV de tela plana foi colocada sobre um móvel branco, que exibe objetos de decoração.

Moderna II

A imagem acima mostra a sala de estar com mais detalhes. O piso recebe um tapete em tom neutro, que se harmoniza com o sofá também tom neutro. A peça, no entanto, apresenta muitas almofadas em cores e estampas diversas, o que imprime cor ao ambiente. A mesa de centro, por sua vez, faz uma bonita composição com as poltronas estampadas sob fundo verde. Em estilo moderno, a mesa de centro verde claro é baixa, quadrada e com estrutura superposta, que permite ampliá-la. A sala conta ainda com duas banquetas claras estampadas, aos pés das poltronas azuis, e uma estante branca ao fundo, com divisórias irregulares.  

Tons neutros I

Espaços reduzidos só têm a ganhar com a integração dos ambientes. Neste apartamento pequeno, sala de estar, sala de jantar e cozinha estão perfeitamente integrados e passam a sensação de serem maiores por causa do uso de tons neutros e de um espelho na decoração. O sofá é clássico, em tom bege, e foi disposto em frente a um móvel que serve de apoio à TV. Um tapete em tom mais escuro delimita o espaço da sala de estar. Já a mesa da sala de jantar, quadrada e com tampo brilhante, acomoda cinco pessoas. As cadeiras são brancas e têm pés em madeira escura.  

Tons neutros II

Vista da perspectiva sala de estar, a sala de jantar é separada por um balcão com tampo em madeira, junto ao qual a mesa e as cadeiras estão posicionadas. O espelho junto ao conjunto aumenta a sensação de profundidade. Um detalhe delicado é a quinta cadeira em tecido estampado. Já na parede junto ao sofá, um aparador suspenso exibe pequenos objetos. Debaixo dele estão dispostos três banquetas estofadas, duas brancas e uma azul. Com soluções bem pensadas, o espaço ganha mais conforto e praticidade.

Com ilha gourmet I

A sala de estar desta residência ampla investe em sofás e poltronas brancos com toques de cor nas almofadas, quadros e mesinhas. Um aparador branco também está disposto na parede em frente a eles. Um tapete em tom bege delimita o espaço da sala de estar, embora todo o ambiente tenha um piso claro. A iluminação é planejada, proporcionando muita claridade. Já a sala de jantar é ligada à ilha gourmet, que dispõe de uma churrasqueira e cozinha.

Com ilha gourmet II

Nesta imagem, a mesa de jantar azul e branca está em primeiro plano, conectada ao balcão escuro da ilha gourmet em frente à churrasqueira. Ela está acompanhada por cadeiras brancas em dois modelos diferentes, um dos quais com estrutura em madeira. Um aparador  branco na lateral e o lustre clássico completam o ambiente da sala de estar. O resultado final deste projeto é a perfeita integração dos ambientes, com muito branco e toques de cor.

Vidro e madeira II

Outro destaque deste projeto é o uso de madeira. A mesa da sala de jantar vem acompanhada de duas cadeiras com estrutura em madeira e um banco no mesmo material. O conjunto separa a sala de estar da cozinha americana, toda em madeira. Este material torna o ambiente aconchegante e convida ao convívio. O uso de vidro, cor e madeira na integração da sala de estar, jantar e cozinha resulta em um espaço agradável, marcado pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela modernidade.  

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista