Oito espectaculares fachadas. Inspire-se!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma boa primeira impressão faz a diferença. Mesmo quando falamos de casas. Quando passeamos pelas ruas são as casas mais bonitas que nos chamam a atenção. Elas são parte importante da própria paisagem e fazem com que a sensação urbana seja mais agradável. O amor à primeira vista é algo real quando falamos de arquitectura e as fachadas são a forma mais directa de apreciar a criatividade profissional dos arquitectos. Com o avanço das especialidades técnicas dos profissionais de arquitectura, encontrar casas e prédios que utilizam de forma criativa os elementos para a composição da área externa da casa é algo que vem sendo cada vez mais comum, o que torna a cidade um local mais agradável.

Materiais como o mármore, as madeiras, a pedra e o vidro estão sempre entre os mais utilizados para as fachadas das casas. No entanto, a criatividade abre possibilidades espectaculares no universo da arquitectura. Cores, formatos e estilos também aumentam as possibilidades decorativas das casas pelo que não é incomum depararmo-nos com habitações que ganham forma como se de verdadeiras esculturas ou de outra qualquer obra de arte se tratassem. 

Se aprecia arquitectura, então este artigo é para si. Quem sabe não tira uma ideia para construir a sua casa?

Mistura de elementos

Começamos pela Casa L.F., um projecto do atelier Roma Arquitetura, de Florianópolis. Esta casa traz uma amálgama de elementos na sua composição. Observamos a fachada e logo concluímos que se trata de uma casa com formas abertas, uma envolvência encantadora e espaços que surgem com casualidade num jogo que nos remete para as casas mais tradicionais e clássicas. No entanto, a este projecto está inerente uma importante estética moderna. A moradia ergue-se ocupando uma área de 400m² e tem uma estrutura imponente e bem definida que nos cativa com a utilização de materiais naturais como a madeira e também por via das transparências em vidro e de um projecto paisagístico que exsuda tropicalidade.

Casa contemporânea

Esta imponente fachada faz-se por assimetrias, pilares robustos revestidos a mármore – a pedra nobre por excelência – pontos de luz cirurgicamente colocados e um acesso muito bem pensado. Grandes pedras mármores desbravam caminho através do jardim – aberto para a rua e com o relvado minuciosamente cuidado – até se encontrarem com a altíssima porta de entrada. A composição de luzes embutidas reforça a elegância do edifício que aposta na mistura entre a madeira e o branco. Este é um projecto do atelier Espaço Cypriana Pinheiro.

O que de melhor se faz na Coreia do Sul

atelier Rieuldorang é o responsável por esta lindíssima casa em madeira que sobressai particularmente pela disposição das ripas em paralelo na vertical e pela tonalidade branca. Ainda que construída com um material natural, estes detalhes dão-lhe uma nota de originalidade e distinção. Em boa verdade, o edifício quase parece conter uma casa dentro de outra casa. Há uma estrutura que nos lembra um envelope e que surge do prolongamento do telhado, dando à casa uma vertigem tridimensional. Ainda que construída em madeira, a casa transmite uma profunda sensação de robustez, conforto e segurança.

Três

Um projecto assinado pelo gabinete Struktura Lukasz Lewandowski, esta moradia sobressai pela paleta cromática tripartida entre o branco, o negro e o castanho. As cores surgem por via dos materiais utilizados para a revestir. Na parte inferior, deparamo-nos com linhas modernas e minimalistas e na parte superior há um volume mais imponente com uma forma tradicional que nos lembra um chalé de madeira e aumenta a sensação de aconchego.

Casa espelho

Nunca a expressão “mágico espelho meu” fez tanto sentido. A moradia que vemos na imagem, com o exterior inteiramente revestido a espelhos deixa-nos assoberbados. A casa localiza-se em Bolzano, a norte de Itália, e é rodeada por espectaculares vistas montanhosas. E como não se interrompem vistas assim com cimento, projectou-se esta casa que não só respeita as imponentes montanhas, como as reflecte, confundindo-se com elas. A estrutura, concebida para arrendamento de férias, é orientada para Este e dispõe de um jardim privado, assim como de um acesso autónomo para carros. Cada unidade integra uma cozinha, sala de estar, casa-de-banho e, claro, quarto.

Um projecto do gabinete Peter Pilcher Architecture.

A casa entre o céu e a terra

Casas modernas por McClean Design
McClean Design

Blue Jay Way

McClean Design

O proprietário da Blue Jay Way é o DJ e produtor Avicci. A mansão debruça-se sobre a Sunset Boulevard e tem vistas panorâmicas para o oeste de Los Angeles, Santa Mónica, Pacífico e ilha Catalina. Coisa pouca. As zonas sociais foram, então, projectadas de forma a que seja possível usufruir desta vista. Como é perceptível na imagem, a piscina, desenhada em comprimento, divide a moradia a meio. De um lado as zonas comuns, do outro o quarto principal. É, assim, em torno da piscina que tudo converge. Ela começa como uma parede de água em torno da qual a sequência de entrada é ajustada. Depois, ascende para o nível principal da casa até cair para um spa, mais abaixo. Os materiais de construção predominantes são o vidro e o betão. Gostou? É um projecto McLean Design. Pode-se sempre pedir o orçamento!

Pedra sobre pedra

A rusticidade da pedra enobrece as construções. Na arquitectura, os projectos contemporâneos fazem uso deste material para criar um design que mistura a sensação de robustez com a modernidade das linhas arquitectónicas. Neste projecto, absolutamente raro e inconvencional, os diferentes tipos de pedra brincam com a geometria quadrada e arredondada das superfícies. As linhas enviesadas da estrutura modernizam o desenho e fazem com que este edifício seja incrivelmente especial. Se ficou intrigado, conheça melhor o trabalho dos arquitectos indiano da iStudio Arquitecture.

Linhas únicas

Por fim, uma fachada que de banal nada tem. Os arcos desenhados na parte frontal da casa valorizam muito a porta de entrada da moradia. As linhas orgânicas brancas contrastam com os tons mais escuros do revestimento da casa, propiciando-lhe maior leveza. Não será, porventura, um estilo arquitectónico consensual, mas ninguém lhe pode retirar o cunho inovador que agradará, por certo, a gostos mais excêntricos. Um projecto da Form Space n Design Architects.

Do moderno ao rústico, vimos fachadas de estilos distintos. Com qual dos estilos mais se identifica? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!