Truques para tornar a sua sala imediatamente mais luxuosa

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Quem é que não gosta de ter uma casa bem decorada? E quem é que não gosta de ter uma casa cuidada, arranjada e, mesmo que seja simples, pareça luxuosa/”cara”? Não pense que este artigo irá abordar um tema fútil, porque não. O facto da nossa cara estar decorada com alguma preocupação em parecer mais luxuosa – que se nota na escolha dos materiais, cores e até mesmo padrões, entre muitos outros elementos que o realçam – confere também conforto, bem-estar e felicidade à nossa vida. Com isto, não estamos a afirmar que para ter uma casa riquíssima e confortável tem de fazer uma decoração muito elaborada obrigatoriamente. Nada disso! Pode ou não fazê-lo, consoante o seu gosto pessoal. Muitas vezes são pequenos detalhes muito simples, como um apontamento dourado ou uma planta num vaso, que contribuem de imediato, e muito eficazmente, para tornar um espaço muito mais rico, esteticamente e não só! Por isso, se este é um dos seus objectivos na to-do-list de “alterações a fazer em minha casa em 2016”, continue a ler o artigo. Inspire-se com a homify!

Detalhes pintados de spray dourado

Antes de mais, vamos falar-lhe naquele que é provavelmente o truque mais óbvio e, ao mesmo, um dos que resulta melhor. Tão simples quanto comprar alguns objectos dourados ou móveis com apontamentos nesta cor. Como alternativa, e se quiser poupar dinheiro e, ainda assim, fazer com que a sua sala fique com este toque de requinte, nada como comprar umas latas de bom spray dourado, selecionar uns quantos objectos e começar a colori-los. No projecto escolhido para ilustrar este tópico do artigo, um projecto de Brunette Fraccaroli Arquitectura e Interiores, vemos que não é necessário que haja excessivamente dourado por todo o lado. Basta um detalhe aqui, um apontamento aqui, e tudo ganha uma sofisticação de imediato. Podemos encontrar dourado no espelho ao fundo, na mesa de apoio à esquerda, e em pequenos objectos decorativos colocados em cima da mesa de apoio maior. O dourado é uma cor que funciona muito bem conjugado com muitas outras cores e, no caso desta sala, o castanho escuro não foi excepção.

Materiais abrilhantados

Cozinhas modernas por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sunny Isles – FL – US

Infinity Spaces

Em segundo lugar, nada como escolher materiais com um acabamento brilhante ou “glossy”. Damos-lhe como exemplo os armários desta cozinha, decorada pelo atelier Infinity Spaces, que têm um acabamento abrilhantado, tornando a cozinha mais moderna, requintada e não lhe retirando a simplicidade que muitas vezes também é necessária. Muito interessante nesta divisão, é o contraste criado entre os móveis brancos e os azulejos. Ninguém fica indiferente a esta parede fantástica! Parecem pedras espelhadas ou metalizadas. Como os móveis são brancos simples, a parede da bancada é uma excelente forma de dar personalidade à sua cozinha. Não tem necessariamente de ser estes azulejos, podem também ser outros que se sobressaiam em toda a decoração, no entanto, estes em específico, enquadram-se muito bem no tema do qual lhe estamos a falar neste artigo.

Iluminar melhor divisões

A iluminação será sempre a chave do sucesso na sua decoração! De facto, esta é uma máxima a memorizar quando estiver a decorar qualquer divisão da sua casa, seja qual for ela aplicar-se-á. Começamos pela iluminação artificial que é, então, a chave de ouro. Olhando para a sala de estar/cozinha da fotografia, imagine o que seria se não tivesse janelas com entradas de luz natural. Ou imagine que a luz artificial, ou seja, os candeeiros, escolhidos para iluminar a divisão, não a iluminavam de forma adequada e suficiente… Pois é, é verdade… A decoração deixaria de resultar, mesmo que tivesse as peças mais luxuosas e requintadas. Assim, não pense em decorar todo o espaço com dourados e materiais brilhantes e depois não se preocupar com a iluminação, pois não servirá de nada… Cada pormenor é importante!

Decorar com folhas e flores verdadeiras

Pedaço de sol! - Decoração de sala de estar e jantar: Salas de estar modernas por White Glam
White Glam

Pedaço de sol! – Decoração de sala de estar e jantar

White Glam

Continuando, passamos a uma dica muito eficaz também: a criação de um ambiente natural. Transportar um pouco da natureza para a sua casa pode trazer-lhe muito conforto e luxo ao mesmo tempo. Neste caso, temos uma mistura de flores meio românticas e parisienses com plantas tropicais, como as folhas de palmeira. As folhas de palmeira surgem também no papel de parede, muito exótico e fresco, mas também adequado ao Inverno. Este projecto do atelier WHITE GLAM resultou muito bem, pois a escolha das plantas foi propositada e bem pensada. Por isso, se optar por aplicar esta sugestão em sua casa, escolha as plantas tendo em conta o resto da sua decoração. Uma ideia muito gira para qualquer espaço da sua casa!

Ornamentos decorativos

Quase quase a chegar ao fim, mostramos-lhe um projecto bem português, de Catarina BatistaArquitectura e Interiores. Um projecto rico, vivo, alegre e requintado. Desde o candeeiro, às cadeiras da mesa de jantar, à mesa de apoio, ao sofá e almofadas, ao papel de parede, candeeiros ao lado do sofá, espelho decorativo… Cada objecto com ornamentos ou não, seja decorativo ou funcional, grita requinte. Ninguém o pode negar!

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Para terminar, mudando de arquitecto de interiores mas ficando pelos “artistas” portugueses, chegamos a Tiago Patricio Rodrigues, que se preocupa em tornar os espaços mais próximos das pessoas e do gosto delas, conferindo-lhes bem-estar e conforto, conjugados ao bom gosto.

O exemplo que lhe mostramos deste arquitecto de interiores é uma sala que faz parte de um T2 e mistura tapetes orientais vintage com arte contemporânea, que se pode ver no quadro e candeeiro em espiral. Uma das peças mais realçadas nesta divisão é, de facto, o quadro que, para além de ser fonte de personalidade e de dar um toque especial à decoração, confere luxo à mesma.

Qual das ideias vai já pôr em prática? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!