De pequena e velha a gigante e sustentável

Julia Maretto Julia Maretto
homify
Loading admin actions …

Conheça a renovação de uma casa em Hamburgo, Alemanha. Depois da reforma e atualização, a casa ganhou claramente muito mais espaço. Além disso, o arquiteto e consultor em energia Daniel Wickersheim realizou um trabalho de renovação da casa para as necessidades e regulamentações atuais. Com a troca das janelas, obras para melhorar o isolamento da casa e instalação de um novo sistema de ventilação e de aquecimento a gás, foi possível economizar em torno de mais de 70% de energia. Em uma cidade como Hamburgo, localizada em um dos maiores e mais importantes portos da Europa, esse era um trabalho desafiante, já que a umidade na cidade é grande. 

Confira o resultado e a transformação dessa casa antes pequenina e gastadora que virou uma casa bem maior e sustentável!

Antiga fachada

homify

A fachada antiga já avisava os visitantes: essa casa está abandonada. Os moradores atuais não se preocupam com a manutenção da casa e tudo está velho. A escada de entrada, a persiana da janela, o balcão tudo tem  uma aparência desgastada e velha. Sem contar a cor da casa: bege e marrom amarelado demodê. Além disso, a casa já era pequena para uma família e clamava por mais espaço.

O interior antigo

homify

Papel de parede kitsch brega e com tema florido nada interessante. Os bons tempos dessa casa já haviam passado há muito tempo. As infiltrações nas paredes eram visíveis. E o carpete azul escuro era deplorável. Aqui os arquitetos teriam um grande trabalho. Era preciso encontrar uma solução inovadora pois, além dos problemas de decoração, o cômodo era muito apertado. A parede inclinada não facilitava o uso do local e as janelas eram muito pequenas, não deixando passar muita luz e gerando uma sensação claustrofóbica nas pessoas. 

A fachada depois da reforma

homify

A fachada renovada contrasta totalmente com a antiga e ultrapassada fachada da foto anterior. Onde anteriormente havia uma sacada, agora existe um novo segundo andar maior, feito de madeira, com mais espaço interno e mais janelas para a entrada de luz. No andar de baixo, as portas também aumentaram de tamanho para gerar maior amplitude no interior da casa. Repare bem a diferença, o tanto que o andar superior aumentou de tamanho se comparado com a foto anterior. É mesmo impactante!

O interior renovado

homify

O novo interior ganhou mais luz e mais espaço. Paredes brancas e janela maior trazem maior luminosidade natural e uma vista e melhor integração com o exterior. Algumas paredes foram retiradas para abrir o ambiente e as vigas de madeira do fundamento da casa foram mantidas aparentes, dando charme para o novo quarto. 

A planta

homify

Nesse desenho do arquiteto, podemos ver como a reforma foi planejada. Os desenhos técnicos em amarelo representam as paredes retiradas e em vermelho a nova construção. A casa ganhou claramente mais espaço dessa maneira. Fora toda a renovação da estrutura e otimização energética. Quem ficou triste com a perda do antigo balcão, pode ver que a casa ganhou um novo terraço no piso superior, com muito mais incidência de luz. 

Cozinha moderna

homify

nova cozinha também ficou muito mais iluminada e aberta. O ambiente todo pintado em branco e com janelas grandes ilumina-se e traz maior conforto para o casal com filhos pequenos. Poucas divisões tornam o ambiente mais funcional e contemporâneo. A decoração com flores e objetos decorativos coloridos criam um clima mais amistoso e descontraído para o cotidiano familiar. O resultado é um ambiente de convivência amplo, otimizado e moderno. 

Se você também quer ganhar espaço na sua cozinha, veja dicas de como decorar uma cozinha compacta aqui. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista