Que cores escolher para o quarto?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Квартира в ЖК Скай Форт, MARION STUDIO MARION STUDIO Quartos ecléticos
Loading admin actions …

quarto é o espaço da casa onde nos refugiamos quando precisamos de descansar e de relaxar, pelo que é importante ter um design apelativo. Não concorda? E isto leva-nos à questão das cores: enquanto algumas cores ficam bem em todas as paredes do quarto, algumas são mais próprias para revestir apenas uma. Mas, como é natural, também se podem combinar várias cores, criando assim contrastes com impacto. Por outro lado, as cores suaves e neutras são sempre uma escolha clássica que não compromete. 

Já pensou em quantas opções tem? E nem começamos a falar da cor dos móveis e dos objectos de decoração. As soluções são muitas e neste artigo vamos deixar-lhe algumas ideias nesse sentido. 

1. Preto: uma escolha luxuosa para o quarto

Um vestido preto nunca compromete. É o que se diz nos meandros da indústria da Moda. Mas, no Design de Interiores, o preto também é uma escolha interessante quando bem utilizado. O preto tem uma elegância clássica e fica bem com todos os outros tons, independentemente da subtileza ou do brilho dos mesmos. E quando se fala em preto, não se pode deixar de mencionar o branco. Trata-se de uma combinação com uma beleza intemporal que produz um contraste de encher o olho, tal como se pode ver neste quarto. Já o preto e o vermelho conformam uma combinação mais sedutora, enquanto o preto e o violeta sobressaem por criarem atmosferas algo misteriosas. Para rematar a decoração, pode considerar a adição de objectos com acabamentos metálicos, em preto ou em dourado.

2. Elegância natural: verde lima

verde lima transmite uma sensação de elegância natural e de relaxamento. Esta cor natural também tem lugar na sala de estar onde proporcionará um efeito calmante para si e para os seus convidados. 

Esta cor resulta de uma mistura entre o azul, o amarelo e o branco. A cor final depende da quantidade que se utiliza de cada uma. No que diz respeito à psicologia da cor, o verde é associado à juventude e à frescura, sendo, na Idade Média, visto como a cor do amor.  

As cores delicadas como esta emprestam às divisões um charme e carácter únicos, saindo realçadas quando surgem misturadas com tons terra, branco e madeira. Vale ainda realçar o poder visual da combinação do verde com tons pastel, como o amarelo claro, rosa e azul claro.

3. Taupe: dentro das tendências

O taupe existe em tonalidades diferentes, indo desde o cinza escuro com um acabamento castanho até às variações mais terra quando misturado com vermelhos e roxos. 

O poder especial desta cor é como combina os cinzas com tons terra, como castanhos, produzindo uma tonalidade elegante que funciona em qualquer parede. Combine o taupe com cores contrastantes como o vermelho ou o branco para um resultado ainda mais impactante. O taupe não é uma cor muito escolhida para quartos, o que nos traz mais um motivo para gostarmos dela: a originalidade! 

4. Nobre e ardente: vermelho acobreado

Esta cor quente está entre as mais populares de sempre. Afinal de contas, já remonta às pinturas rupestres. Na psicologia das cores, esta tonalidade quente está associada à energia da vida e à sorte, sendo usada comummente em portas de entrada para afastar a doença e as más energias. Actualmente, o vermelho na Europa de Leste e nos países asiáticos significa felicidade.

O vermelho acobreado, que combina o castanho com o cobre e o castanho, é, ao mesmo tempo, nobre e ardente. No quarto, esta cor pode ser combinada com acessórios em madeira. Para produzir um efeito luxuoso, combine-o com objectos de decoração em dourado, prateado ou cobre. Se é um romântico, não deixe de incluir velas e flores na decoração. Inspire-se no projecto da imagem e faça com que o seu quarto pareça o de um rei! 

5. Muito sedutor: o dourado!

O dourado representa esplendor, riqueza e elegância e pode ser muito sedutor, especialmente quando combinado com brancos e tons creme, assim como com o azul. Como vê, a expressão como ouro sobre azul tem razão de ser. Quando se trata da parede do quarto, esta cor pode ser uma boa opção. Por outro lado, também se deve ter cuidado com o uso destas cores, pois podem sobrecarregar os ambientes em termos estéticos. Use-a com peso e medida, como num papel de parede, na cabeceira da cama ou nos têxteis e almofadas que a cobrem.

6. Misterioso e extravagante: paredes em violeta

O violeta – resultado do vermelho e do azul – cria ambientes elegantes, mas sumptuosos e até extravagantes. Pode ser mais claro ou mais escuro, mais feminino ou mais denso e versátil. 

Esta cor tem dois significados: o azul está associado ao intelecto e ao pensamento, ao passo que o vermelho representa vitalidade e sensualidade. Estes significados fazem com que a cor encaixe na perfeição no quarto. E como é uma cor que não é usada com muita frequência, o resultado conseguido será sempre diferente. 

Esta cor também dialoga bem com acessórios metálicos como o dourado e o prateado. Com o preto, o resultado visual será igualmente elegante. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Um decorador é a melhor pessoa para o ajudar a escolher a cor do seu quarto.

Por qual destas cores optaria? Partilhe connosco a sua opinião. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista