Antes e depois: como construir uma casa de sonho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quanto custa construir, isolar e executar uma casa minimalista, elegante e extremamente confortável? Juntamente com o arquitecto Alexander Zhidkov, teremos oportunidade de ver como se deu vida a um dos seus projectos mais excitantes e ambiciosos.

A casa tem uma área total de 250m² e foi construída tendo em conta o meio em que estava inserida. As vistas panorâmicas sobre a floresta foram o principal ponto focal do projecto e o edifício é composto por dois blocos e orientado de forma a que a fachada principal seja a que tem melhores vistas. A casa está localizada em Okhta Park, numa antiga floresta de pinheiros.

Fundações e materiais

Fundação – é a base para a futura casa, por isso é especialmente importante prestar-lhe muita atenção. Os profissionais sabem que o nível de trabalho e qualidade da fundação está directamente ligado com a durabilidade de toda a construção.

Placa de base sólida – a base para a fundação deste projecto foi isolada com poliestireno colocado a toda a largura da área de cimento da fundação. Também lhe foi aplicado um revestimento de osmose para impermeabilização.

Todas as técnicas de construção da fundação utilizadas neste projecto foram sugeridas pelo arquitecto sem olhar aos seus custos até porque, nestes casos, as poupanças e os materiais mais económicos levam, geralmente, a problemas futuros.

Materiais de construção

Estrutura monolítica – as paredes são feitas num bloco homogéneo de cimento que é uma excelente e duradoura solução para a construção. O acabamento externo envolve o uso de uma placa frontal e um sistema estruturado de placas de fibrocimento.

As paredes externas são feitas em blocos de cimento AEROC de 300 milímetros. O piso intermédio foi implementado de uma forma monolítica.

Isolamento térmico e vidros

O isolamento da parede foi feito com recurso a lã mineral ROCKWOOL WENTIROCK MAX que permite manter o ambiente da casa quente, mesmo na presença de uma área envidraçada tão grande como a desta vivenda. O vidro é um dos elementos mais importantes do projecto – num total de 90,5 m² - oferecendo a esta fachada um aspecto fantástico e ao interior uma generosa entrada de luz natural

O edifício possui dois níveis distintos de janelas panorâmicas que permitem ter, a partir das áreas principais da casa, uma agradável vista sobre o exterior, tornando-se num dos principais destaques do projecto.

Acabamento externo e cobertura

O lado de fora do edifício foi construído de forma a criar-se uma elegante combinação de duas cores diferentes salientando, através da aplicação do material, a geometria moderna do projecto.

O revestimento de impermeabilização de coberturas deve garantir a segurança e a conservação dos materiais, de forma a que essa mesma cobertura tenha um bom desempenho. Neste caso, foi utilizada uma membrana polimérica de impermeabilização (ALKORPLAN) que, juntamente com o principal isolamento do telhado (lã mineral PAROC ROB 60 e PAROC ROS 30) ajudam a manter o espaço suficientemente quente, ideal para o clima local.

Um final feliz

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Дом в загородном поселке «Охтинский парк»

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Este excelente projecto em Okhta Park é verdadeiramente inspirador. Passamos por todas as fases de construção e chegamos ao fim com um resultado que supera todas as expectativas. Uma mistura de modernidade e de design escandinavo que se destaca de forma impressionante nesta pitoresca paisagem florestal.

Acabar a visita no interior

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Дом в загородном поселке «Охтинский парк»

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

A decoração interior foi feita de acordo com a visão geral do projecto. A paredes de cimento são pintadas com tintas látex ou decoradas com azulejos de cerâmica. Na decoração desta sala, que viaja entre o minimalismo e o modernismo, destacam-se os tons creme e de natureza – como as madeiras -, salpicados aqui e ali com detalhes de tons vivos e vibrantes presentes nas almofadas, nos vasos e em algumas peças de mobiliário. O espaço tende a ser confortável e extremamente funcional, aproveitando as amplas áreas para permitir a fácil circulação dentro da casa.

O custo total do projecto foi de 300 mil dólares.

O que acho desta obra do arquitecto russo? E do preço? Deixe as suas opiniões nos comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!