Olhem que casa mais colorida, mais cheia de graça!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O que é necessário para uma família ser feliz? Certamente, cada um tem a sua própria ideia de felicidade, mas, para os proprietários desta casa, ter a família reunida é sinónimo de alegria. Um casal com duas filhas, também casadas, decidiu dar uma nova vida à sua antiga casa de praia de 30 anos e torná-la mais confortável e funcional para servir de local de refúgio e de encontro de toda a família. 

A homify apresenta-lhe hoje o projecto de recuperação e ampliação de uma casa simples, localizada em Tramandaí, litoral do Rio Grande do Sul, cujo projecto é assinado pelas arquitectas Carla Tortelli e Luana Fernandes do estúdio Arquitetando Ideias. O projecto mostra que com materiais simples, criatividade e muitas cores é possível transformar uma antiga casa de praia num simpático e confortável refúgio de Verão. 

A casa manteve a sua estrutura e forma original, mas ganhou novas cores, mais vibrantes e alegres, e foi totalmente intervencionada no interior de modo a proporcionar mais comodidade e uma atmosfera repousante, alegre e despojada a uma família que valoriza os momentos que partilha. 

Curioso para desvendar os encantos e as soluções criativas deste refúgio de férias familiar? Então, não deixe de ver os detalhes nas fotografias que agora lhe deixamos. As imagens são da autoria de Vanessa Bohn.

Cores que nos fazem sorrir

Após 30 anos e com a chegada dos genros, o casal de proprietários decidiu reformar a sua casa de praia de modo a acomodar bem a família, agora mais extensa. O projecto de reforma transformou a pequena residência num espaçoso e convidativo refúgio de férias, ideal para o descanso e para o convívio. Para além da ampliação, que passou pela construção de mais quartos, as áreas exteriores e o interior da residência sofreram uma profunda alteração. As fachadas ganharam novas cores entre as quais se destaca o azul das paredes e as portadas amarelas. Ao redor da casa foi construído um deck de madeira salpicado por divertidos vasos cor-de-rosa. No alpendre, há um convidativo espaço de lounge. Repare como até o pequeno cão se deixou levar pelo espírito! 

Alpendre

Entre tantas atracções e soluções criativas, destacamos a transformação do alpendre que abriga agora uma zona social ideal para conversas matinais e ao entardecer. Para além do sofá de canto e das almofadas coloridas, há ainda uma mesa de centro em tom coral que surgiu do reaproveitamento de uma palete de madeira. O deck de madeira debruça-se sobre o jardim frontal que o emoldura e lhe dá ainda mais charme.

A rede que embala a preguiça

Numa casa de praia, a prioridade é o descanso e o convívio. Para evitar disputas pela rede situada no alpendre frontal, foi ainda colocada outra cama de rede na parte posterior da residência. Os jardins integrados nos espaços abertos da varanda criam uma atmosfera agradável e repousante. 

Note que o convidado de quatro patas quis também roubar o protagonismo nesta fotografia! 

Os interiores

No interior da residência, a combinação de cores quentes e vibrantes com os elementos de madeira e com elementos tradicionais criam uma atmosfera despojada e aconchegante. A zona social destaca-se pela integração dos ambientes de convívio, da cozinha, da sala de estar e da sala de jantar. O grande destaque desta sala vai para o tecto em vigas de madeira que tem tanto de rústico, como de imponente. Os candeeiros nele suspensos integram ventoinhas, essenciais para manter o ambiente fresco nos dias de calor tropical do Brasil.

Sala de estar

Através desta imagem, conseguimos ter outra perspectiva da sala de estar. Esta área aparece directamente ligada ao alpendre frontal e, para além do sofá de design, é evidente o uso de materiais reciclados para a composição dos móveis. A mesa de centro é complementada por paletes em madeira que a estendem, adequando-a ao generoso tamanho da sala, e o móvel de televisão tem, em vez de gavetas, caixas de garrafas coloridas em plástico. Como vê, com imaginação, não precisa de um orçamento avultado para mudar a decoração em sua casa.

Cozinha e sala de jantar

Na cozinha, o lema principal da família: “Felicidade é a família reunida. É viver sem chegada, nem partida”. A frase surge enquanto ornamento na parede e relembra os moradores de como a felicidade é fácil naquele recanto de férias colorido à beira mar plantado. A cozinha, compacta e funcional, conta com um armário de madeira em estilo rústico e abre-se para a sala de jantar, estimulando, assim, a convivência. Na sala de jantar, as fotografias dos membros da família personalizam o ambiente. A parede coral e os bancos coloridos criam uma atmosfera alegre. Uma atmosfera de férias. Na ampla mesa de jantar há espaço para acomodar até dez pessoas.

O primeiro quarto

Com a chegada dos genros, a família percebeu a necessidade de ampliar o espaço para propiciar todo o conforto. As arquitectas criaram um quarto para cada casal, cada um com uma personalidade única e com uma atmosfera aconchegante e descontraída. Neste quarto, as paredes de tijolo à vista e com o piso em madeira realçam a sensação de aconchego e de rusticidade inerente a esta casa e os móveis reciclados de madeira com cores vibrantes trazem a alegria que uma casa de praia e de férias deve ter.

O segundo quarto

O segundo quarto mantém, em termos de piso e de revestimentos, a ideia estética inerente ao anterior. No entanto, parece destinar-se a um jovem solteiro. A cama não é de casal e, no geral, os elementos decorativos transmitem um ideal mais moderno – ou até industrial – com as suas linhas simples e cores neutras.

O terceiro quarto

Na suíte principal, sobressaem as soluções criativas como as frases e os desenhos nas paredes, as molduras originais para dar casa às fotografias mais especiais, a mesinha de cabeceira que mais não é do que uma arca sobre a qual se colocou uma pequena mesa em forma de gato preto – dos que não dá azar – ou a pintura na parede como se os raios do sol incidissem directamente sobre a cama. Não há como não sorrir.

A churrasqueira e a área de lazer

Numa casa de praia, ou melhor, numa casa de praia brasileira, não podia faltar uma churrasqueira. Quase conseguimos imaginar o cheiro a carne na brasa, o feijão preto sobre a mesa e Seu Jorge a ecoar no ar e a animar o ambiente. Os armários parecem antigos, mas ainda em muito bom estado. Assim, não fazia sentido a família desfazer-se deles, pelo que lhes foi dada uma lufada de ar fresco através da pintura em amarelo a emoldurar a zona envidraçada. Destaque, ainda, para a mesa de jantar com um tampo revestido por ladrilhos coloridos. Em cada ambiente desta casa encontramos uma combinação exímia de cores para animar o dia e a vida.

Fazíamos as malas e íamos já para lá. O que achou desta simpática e colorida casa de praia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!