Pátina em madeira: para a casa ficar mais bonita

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
homify Paredes e pisos rústicos Derivados de madeira Transparente
Loading admin actions …

Pátina é o processo de oxidação de superfícies metálicas expostas aos agentes presentes no ar, que resultam na alteração da sua cor natural. Como resultado, os materiais adquirem um aparência envelhecida

Devido ao aspecto único e charmoso destas superfícies envelhecidas, muitos designers de interiores têm apostado nesta estética para reinventar o uso e incrementar peças de mobiliário e revestimentos em madeira, fazendo uso de uma pintura decorativa que confere à madeira um aspecto rústico encantador, meio inacabado, meio desbotado e às vezes até com riscos e marcas de desgaste do tempo. Esta técnica tira proveito da característica peculiar da madeira, que permite a sua restauração e serve para dar novos usos a móveis antigos e para reciclar peças de madeira, que deixam a decoração da casa com um toque rústico fascinante e ainda contribuem para a preservação do meio ambiente.   

Se você quer deixar a decoração da sua casa mais bonita, confira a seguir esta seleção de projetos que demonstram como uma móvel ou acabamento com pátina em madeira pode transformar completamente a estética de um ambiente, realçando a sensação de aconchego dos ambientes e contribuindo com a sustentabilidade. 

1 – Chalé revestido de madeira patinada

Dom w Burowie, WIZJA WIZJA Casas campestres

As tábuas de madeira são comercializadas em diversos tons, de acordo com a sua espécie. Mas também é possível encontrar madeira beneficiada, com pintura estilizada, que confere às tábuas da madeira um aspecto de envelhecimento e desgaste do tempo, como as tábuas deste chalé de madeira. 

2 – Madeira de demolição na fachada

A madeira de demolição é proveniente de construções desmanteladas ou decomponentes de madeira antigos, como portas e mesas. Para ser reaproveitada na construção civil, a madeira passa por um tratamento, que envolve o lixamento das superfícies e aplicação de acabamento, resina impermeabilizante ou tinta. Esta casa de traços modernos teve sua fachada revestida com tábuas de madeira de demolição, dando um novo uso para a madeira antiga.

3 – Piso de madeira de demolição: aspecto exclusivo

homify Paredes e pisos rústicos Derivados de madeira Transparente

A madeira de demolição pode ser empregada de diversas formas, no revestimento de paredes, pisos, confecção de marcenaria, etc. Note como neste projeto, o piso de madeira de demolição ainda apresenta marcas, como as inscrições antigas e riscos de pregos. Estas marcas dão um charme especial ao material e propiciam ao final um aspecto exclusivo ao ambiente. 

4 – Piso de madeira de demolição: aconchego

Em geral, as madeiras reaproveitáveis são provenientes de peroba rosa, ipê, carvalho ou jacarandá. Além da sustentabilidade e do acabamento exclusivo, a madeira de demolição confere ao ambiente um toque rústico irresistível e realça a sensação de aconchego, como vemos neste projeto.

5 – Piso de madeira patinada

homify Paredes e pisos campestres Derivados de madeira Transparente

Para um acabamento ainda mais personalizado, você pode aplicar uma camada de tinta no piso de madeira. Existem inúmeras tintas com pátina, que conferem ao piso este de inacabado e de desgaste.  

6 – Painel de madeira de demolição

Casa Principes, 30/01/1986 30/01/1986

A madeira de demolição com pátina também pode ser empregada no revestimento de paredes, para compor painéis como este, que contrasta com as superfícies brancas e polidas e dá um toque rústico e de aconchego encantador ao ambiente. 

7 – Sofá de madeira patinada

Nesta sala de jantar, o destaque é o mobiliário feito de madeira de demolição customizado, o sofá embutido no nicho, o banco e a mesa de jantar, que conferem ao ambiente uma estética rústica encantadora.

8 – Mesa de jantar de madeira patinada

Empresas como a Urban Chic apostam na técnica da pátina para oferecer móveis de madeira com design e acabamentos exclusivos, como este conjunto de mesa de jantar e cadeiras com estrutura de aço e madeira patinada, proveniente de construções e barcos antigos. Um móvel com estas características, design contemporâneo e materiais reciclados, agrega personalidade e sofisticação.

9 – Cabeceira de cama com madeira de demolição

homify Quartos modernos

Quer uma nova cabeceira de cama com acabamento exclusivo? Aposte em uma cabeceira feita de madeira e aplique uma tinta com pátina no tom da sua preferência e que combine com a decoração do seu quarto. Já pensou repousar em um ambiente com uma cabeceira exclusiva como esta?

10 – Cabeceira de madeira patinada

Se você acha que o estilo rústico combina melhor com a decoração do seu quarto, então aposte em uma cabeceira de cama feita de madeira de demolição, como neste projeto. Aproveite para ousar no arranjo das tábuas e dê um toque de irreverência ao seu quarto.

11 – Armário de madeira patinada no banheiro

Modern landelijke oud eiken keuken en interieur, RestyleXL RestyleXL Cozinhas modernas

A pátina em madeira é principalmente empregada para dar um novo visual a móveis antigos. A vantagem é que você mesmo pode se envolver no processo e customizar o seu móvel antigo, dando-lhe uma nova aparência e novo uso. Neste banheiro, o armário foi customizado com pintura estilo pátina, dando um toque rústico ao ambiente.

12 – Bancada e painel de madeira patinada

homify Casas de banho ecléticas Metal

Madeira reciclada e madeira de demolição são peças que caem bem em qualquer ambiente, como vemos neste projeto, no qual o banheiro exibe um painel de madeira patinada e uma bancada feita de madeira reciclada.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista