Reduzir o ruído: conselhos para ter uma casa tranquila

DOMICIL Journal Wohngenuss, Domicil Möbel GmbH Domicil Möbel GmbH Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

O conforto acústico é uma das questões a ter em conta se quisermos garantir o bem-estar dentro de uma casa. Existem poucas coisas mais incómodas do que ouvir o barulho das obras dos vizinhos, o arrastar de móveis e todos os outros ruídos estranhos que nós todos tão bem conhecemos. Na verdade, quem não tem uma história destas para contar? Em alguns edifícios, de construção duvidosa, podem-se ouvir barulhos tão corriqueiros como passos, uma porta a fechar ou o vizinho a tossir. Já lhe aconteceu? Ora, todo este incómodo pode ser, se não evitado na totalidade, pelo menos mitigado em grande medida. 

Veja neste livro de ideias algumas formas de o conseguir.

Instalar barreiras

O ruído que nos chega a casa nunca pode ser evitado por completo, mas pode ser reduzido de forma considerável. Uma das medidas que podemos tomar para o conseguir, passa pela instalação de barreiras entre os espaços. Deste modo, perdemos amplitude visual, mas conseguimos manter a independência acústica entre as diferentes áreas. Escolher portas ou barreiras adequadas, com as que mostramos na imagem acima, ajudará a tornar compatível a fluidez dentro do espaço com o conforto acústico da casa.

Têxteis

Em consonância com o que dissemos na primeira imagem, gostamos de salientar a importância de conseguir criar um equilíbrio entre a beleza e a funcionalidade da decoração. O conforto acústico pode ser incluído entre as características que tornam uma casa funcional e para o atingir basta que sejamos engenhosos. Não surpreendentemente, os especialistas em design de interiores, usam habitualmente telas e tecidos para decorar as divisões da casa conseguindo, além de uma estética acolhedora, um acondicionamento acústico dos espaços. 

Proteger os móveis

Os têxteis na decoração são amortecedores de som fiáveis que reduzem o valor da reverberação e amortecem o ruído. Assim, com tapetes, cortinas grossas nas janelas e todo o tipo de móveis estofados, é possível reduzir o ruído e criar um ambiente confortável e acolhedor. Mas também se pode ir mais além e utilizar tecidos para proteger os móveis e outros elementos decorativos com o objectivo de os preservar e evitar ruídos desnecessários.  

O equipamento da cozinha

cozinha é uma das áreas mais ruidosas da casa: pratos empilhados, torneiras que se abrem, electrodomésticos em funcionamento, tachos ao lume… tudo junto pode resultar num ambiente verdadeiramente frenético. Portanto, para além de se dever ter cuidado ao utilizar a cozinha, convém aproveitar aquilo que a tecnologia oferece e escolher aparelhos eléctricos adequados que sejam eficientes, mas também silenciosos.

Reparações e melhorias

Remodelar a casa é fundamental para manter os espaços confortáveis, também no que diz respeito ao conforto acústico. Especialmente em edifícios de habitação é frequente que se ouçam ruídos das várias casas, da estrutura ou de materiais e aparelhos de construção. Tal como os automóveis, também os edifícios necessitam de revisão periódica de forma a que se mantenham seguros e habitáveis. Se tem dúvidas acerca do assunto consulte o manual de uso e manutenção do edifício onde habita.

Protecção contra o ruído exterior

Não é apenas dentro de casa que se produzem ruídos. Aliás, o ruído exterior é normalmente mais intenso, constante e desconfortável, principalmente quando habitamos um casa que se situa num centro urbano. Para minimizar o impacto deste tipo de ruído, existe um elemento fundamental: as janelas. Uma opção eficaz é a colocação de vidro duplo que é possivelmente o mais isolante aos barulhos exterior. Seja qual for o tipo de vidro escolhido, deve ainda certificar-se que os caixilhos das janelas ficam hermeticamente fechados. Se tal não acontecer pode, em primeira instância resolver você mesmo o problema de forma simples e eficaz, utilizando uma fita adesiva anti-ruído para selar qualquer folga que possa existir.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Um decorador também pode ajudá-lo a tornar a sua casa mais silenciosa. 

Vai pôr em práticas os nossos conselhos? Esperamos que sim! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista