Boas ideias para os quartos das crianças

Sofia M. Sofia M.
Loading admin actions …

Pode ser que não tenha muito dinheiro uma decoração de princesa ou que o espaço do quarto seja mais pequeno, do que aquilo que gostaria, mas isso não significa que com algum esforço e criatividade não possa preparar um quarto giro e diferente para os seus filhos.

Apresentamos-lhe dez ideias simples, baratas e diferentes, que irão animar o quarto das crianças! Esperemos que goste!

Deixe os seus filhos decorarem o quarto

Quartos de criança escandinavos por IdeasMarket
IdeasMarket

Детская комната в ресторанном проекте Biblioteka в Санкт-Петербурге

IdeasMarket

Não, não estamos loucos! A nossa primeira sugestão é mesmo deixar os seus filhos pintar as paredes lá de casa! De certeza que por vontade dele, todas as paredes de sua casa já estariam (artisticamente) pintadas, certo? Aproveite e faça uso deste talento inato dos seus rebentos para a arte da decoração e pintura de paredes e deixe que sejam eles mesmos a pintar a parede do quarto. Forre-a com papel e dê total liberdade artística aos mais novos. E fique sabendo que já existem à venda papéis com fundo branco e com desenhos já criados, que podem depois ser coloridos ao gosto de cada um. 

Desta vez, nem os pais conseguirão resistir aos lápis de cor!

Transforme o quarto num parque de diversões

Quartos de criança modernos por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

MCP01 | Brinquedoteca

Kali Arquitetura

Crie no quarto, um espaço onde os seus filhos possam fazer aquilo que mais gostam: brincar! Brincar é fundamental para o desenvolvimento dos mais novos, permitindo-lhes desenvolver capacidades sócio-motoras essenciais para o futuro. Permita que o seu filho salte, jogue, ria e até que caia muitas vezes!

Uma cama de rede, um escorrega ou um tapete de brincadeiras são exemplos de alguns itens que pode acrescentar no quarto lá de casa, que irão com certeza fazer as delícias das crianças! Tudo isto em prol da brincadeira, claro está!

Pequenas ilustrações para dar alegria

Uma princesa aqui, uma flor acolá e aqui um cão com corações! Ou será que prefere um sol? Até os armários mais sério serão capazes de enternecer qualquer um, quando lhe adicionar uns desenhos infantis – poderá desenhá-los ou usar autocolantes! Pense que ao mesmo tempo, está a estimular e exercitar a criatividade do seu filho, cuja cabecinha vai logo começar a inventar histórias sobre os bonequinhas que estão na cómoda.

Uma biblioteca

Quarto de crianças  por DesignAtelierArticle
DesignAtelierArticle

Buchstützen Minions

DesignAtelierArticle

O que será que aconteceu aos livros? A maioria das crianças vive desde pequena rodeada de caixas negras (televisão, computador, tablet, etc.), mas e os livros, qual é o papel deles?

Incentive os seus filhos a ler desde muito novos, habituando-as a ler ou a escutar uma história todas as noites, antes de dormirem. Já pensou que pode até fazer sessões de leitura familiar em conjunto, com cada um a fazer as diferentes personagens da narrativa? Comece também a construir-lhe uma pequena biblioteca, cheia de histórias de animais falantes, príncipes encantados e guerreiras destemidas!

Local de trabalho

Quarto de crianças  por homify
homify

Roofus desk

homify

Além da biblioteca, crie-lhe no quarto um local, onde o seu filho possa desde pequenino sentar-se, concentrar-se e executar alguma tareda! Se numa primeira fase será aqui que ele fará os primeiros rabiscos e desenhos abstractos, pense que no futuro será neste mesmo espaço, que ele começará a escrever as primeiras letras e a copiar vezes sem fim a tabuada!

Muito importante: coloque a cadeira e a escrevinha junto da janela, para que possa aproveitar a luz natural ao máximo. Já por questões de postura, aconselhamos-lhe a escolher uma boa cadeira, para evitar problemas de postura no futuro. E verá, que quanto mais cómodo, mais usará e desfrutar deste espaço.

Paredes que contam histórias

Uma das formas mais potentes de dar uma nova vida ou redecorar uma divisão é começar pelas paredes! Na homify temos muitas ideias de como decorar as paredes do quarto dos mais novos para si e podemos assegurar-lhe que são todas baratas e económicas. Apostamos em como irá gostar!

Opção um: por que não pintar o quarto? Escolha uma cor e mãos à obra. 

Outras opções disponíveis, implicam recorrer ao papel de parede ou a ilustrações, que pode facilmente aplicar ou colar às paredes! Escolha padrões ou desenhos de acordo com os gostos dos seus filhos, podendo até envolve-los nas escolhas e deixar em conjunto. Explore esta opção de modo a que consiga criar novos espaços dentro do próprio quarto: a zona de estudo ou de brincadeira, a área onde está a cama, entre outras.

Brincar aos índios

Todas as crianças gostam de ter os seus espaços de brincadeiras. Adquira uma tenda para o quarto das crianças e verá como eles se divertirão brincando aos índios ou fazendo verdadeiros acampamentos de pijama. Outra opção, será você mesmo construir uma tenda, decorando-a com um bonito tecido. Verá como as crianças vão amar! Mas se mesmo assim, ainda não lhe convencemos, pense na utilidade desta tenda para esconder, perdão arrumar, todos os brinquedos que ficam por organizar e espalhados pela sala e pelo quarto! 

Se gostou desta ideia, consulte as propostas de tendas para crianças da homify. Temos para todos os gostos!

Para mais tarde recordar!

Quarto de crianças  por Shatreez
Shatreez

Постер в детскую. Грифельная меловая доска

Shatreez

Ainda se lembra do nascimento do seu bebé? Os pezinhos pequeninos, os ruídos tímidos que ele fazia? E das noites sem dormir! Brincadeira!

Agora a sério, vá anotando mês a mês, a evolução do seu bebé nestes criativos e originais quadros. O da imagem é da marca shatreez, mas esta é uma ideia simples e fácil de fazer em casa, que facilmente podem ser feitas e adoptadas por si!

Nas ilustrações poderá colocar informação tão variada, como o peso e a altura do bebé, as coisas que ele mais gosta de fazer, assim como as que ele menos gosta e ainda registar para a posteridade, as conquistas do seu rebento: a primeira papa, os primeiros passos ou a primeira vez que ele disse mamã! É certo que você nunca esquecerá estes momentos, mas verá como daqui a uns anos, os seus filhos ficarão rendidos a estas manifestações de ternura.

Luz de presença

Para muitas crianças passar a dormir sozinho, na sua cama, sem a companhia dos pais e às escuras, nem sempre é fácil, podendo até ser um processo traumático – inclusive para os próprios pais. É por isso que as luzes de presença acabam por ser um item imprescindível em muitos quartos de criança, a sua luz ténue e ligeira, consegue transmitir confiança à criança, permitindo que não se sinta sozinha ou abandonada e dormindo sem sobressaltos. O sonho de qualquer pai ou mãe!

Arrumar é divertido…

… só precisa de encontrar a opção mais gira e divertida para convencer, aliás, influenciar os seus filhos dos benefícios desta prática! 

É por isso que lhe sugerimos esta casinha de  madeira, em estilo escandinavo, que tanto pode servir de estantes, como também de guarda-fatos e onde pode organizar a roupa dos seus filhos, assim como livros e brinquedos de forma original e divertida. 

Esta peça é da autoria da Loop Landscape, uma marca Holandesa especializada em móveis de madeira infantis. Vale a pena dar uma espreitadela ao site da empresa.

Gostou das nossas ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!