Oh não… a minha sogra vem cá a casa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Respire fundo. Inspire. Expire. E mantenha a calma.

A sua sogra vem aí e, por muito insegura que fique em relação a esta visita, tente entrar menos em pânico e pegar mais nas rédeas da situação. Claro que nem sempre ter os familiares por perto é sinónimo de nervosismo ou de dias menos simpáticos à espreita, mas se este não é o seu caso, procure ter calma e começar a preparar a sua casa o mais cedo e rápido possível, para que não fique tudo por fazer à última da hora. Para que as coisas corram sem problemas e da melhor maneira, é importante que se foque em alguns pontos-chave que lhe facilitarão tudo o resto.

Na homify também pensamos nestes pequenos stresses da vida, por isso reunimos especialmente para si algumas dicas para que consiga respirar e sentir-se menos preocupada quando a sua sogra vier passar uns dias lá a casa. Não conseguimos evitar alguns comentários ou olhares vindos dela… mas podemos tentar minimizá-los ao máximo, de maneira a que não seja um pesadelo a sua presença!

Limpeza impecável e sem falhas!

Casa em Sao Francisco - Pacific Heights: Salas de estar modernas por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Pacific Heights

Antonio Martins Interior Design Inc

Em primeiro lugar, certifique-se que TODA a casa está impecavelmente limpa e sem nenhuma falha! A limpeza é a primeira coisa em que a sua sogra irá reparar, com toda a certeza. Se não é nenhuma maníaca das limpezas e não tem por hábito aspirar ou varrer a casa todos os dias, tenha uma atenção redobrada nos dias antecedentes à chegada dela. Veja bem em sítios como na parte inferior dos móveis que não costuma tirar do sítio ou atrás das portas, onde se acumula muito cotão, pêlo e lixo. O pó é super importante por isso, mesmo que não goste particularmente desta tarefa, limpe todas as superfícies – por muito limpas que lhe possam parecer. Dê uma olhadela aos cortinados, candeeiros e tapetes – sítios que raramente nos lembramos de limpar, mas que acumulam pó como todos os outros. No final desta limpeza profunda, opte pela utilização de um ambientador suave, que não tenha um cheiro muito forte (ou pode correr o risco de ser criticada por isso!).

Traga da arrecadação todos os presentes que ela lhe deu

Quadros, molduras, pratos decorativos, bibelots, jarras… tudo vale! Traga tudo o que ela lhe deu e que nunca teve coragem de dizer que detestava e exponha orgulhosamente na sua casa, com particular destaque nos locais sociais (como a sala de estar, a cozinha ou o hall de entrada), onde irão com certeza passar mais tempo. Por muito pouco focada nisso que ela seja, é melhor que ela repare que os seus presentes estão do que se aperceber da sua ausência. Portanto, pense que são só alguns dias que vai ter que partilhar com a presença daquela toalha de mesa cheia de rendas – e se aliar isto ao facto de evitar algum mau estar ou ambiente mais pesado, não valerá a pena no final?

Esconda todos os vestígios de hábitos não saudáveis

Neste ponto, o que pensamos logo de caras são os cinzeiros que albergam as beatas daquele cigarro da noite, certo? Mas há outras coisas que talvez possa considerar retirar da vista da sua sogra, como por exemplo o frasco de gomas que está ao lado do sofá ou a falta de fruta na cozinha. Se ainda por cima é a primeira vez que ela vai lá a casa, o seu olhar vai ser melhor que o de um falcão que procura a sua presa. Portanto, o melhor mesmo é caprichar neste aspecto, procurando dar à sua casa um ar mais saudável.

Conquiste-a pelo estômago

Cozinha  por Laura Ashley Decoración
Laura Ashley Decoración

Alacena y carrito auxiliar Dorset

Laura Ashley Decoración

É uma das melhores maneiras e das mais simples para conquistar uma pessoa: aconchegar-lhe o estômago. Saiba quais são os seus petiscos ou snacks preferidos e recheie a despensa com isso. Biscoitos, chás, iogurtes, algum leite especial, temperos, doces… Se não sabe os seus gostos, procure descobrir isso de maneira que fique preparada para a sua chegada. Não há nada como ter as nossas bolachas preferidas na despensa da casa onde vamos passar uns dias, não acha? Além de nos saciar, faz-nos sentir em casa e gratos – portanto, e como a sua sogra não é um ser de outro mundo, acabará por se sentir assim, o que tornará o vosso convívio mais agradável!

Certifique-se que a casa de banho tem toalhas limpas e ambientadores

Casa de banho  por Dovela Interiorismo
Dovela Interiorismo

Baño de visitas.

Dovela Interiorismo

casa de banho é um (se não o) espaço mais íntimo de qualquer casa. Ali ficamos totalmente expostos e é natural que não nos sintamos tão confortáveis na casa de banho de outra casa como nos sentimos na nossa. Assim sendo, ofereça-lhe esse conforto através de dois pontos muito importantes: toalhas limpas e secas e ambientadores (como por exemplo velas, incenso, aerossóis ou ambientadores eléctricos). As primeiras naturalmente para que estejam confortáveis, principalmente depois da higiene pessoal; os segundos para que todos os odores sejam neutralizados e para que não haja constrangimentos.

A hora da refeição

Table Set - Folliage : Sala de jantar  por Casa Alegre
Casa Alegre

Table Set – Folliage

Casa Alegre

Por último, mostre-lhe como o seu filho adora a sua comida – mas não tanto como gosta da dela. Das duas uma: ou a deixa preparar uma ou outra refeição (aproveitando para estar atenta à maneira como ela faz para aprender, mesmo que nunca volte a pôr em prática essa receita) ou então peça-lhe dicas para preparar o jantar. Pergunte coisas como ’qual o segredo para o seu arroz ficar tão solto como ele gosta?’ ou como é que faz aquele estufado maravilhoso. Dê-lhe essa atenção especial: ela vai gostar e a si não lhe vai custar nada fazê-la sentir-se bem. 

No fundo, o melhor mesmo é que se ponha no lugar dela. Se está a pensar ter filhos, lembre-se que um dia será a sogra de alguém e essa pessoa nunca estará (aos seus olhos) ao nível da sua nora ideal. Portanto, pense que não é nada pessoal: não é que ela não goste de si ou não simpatize consigo enquanto pessoa. Simplesmente, o seu filho (para ela) é muito melhor que qualquer mulher!

Conseguimos acalmá-la? Qual a dica que achou mais conveniente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!