Tudo que deve considerar antes de pintar a sua casa!

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

A fachada é o cartão de visitas da nossa casa e as cores podem revelar muito sobre a personalidade dos donos.  Escolher adequada para a pintura externa e interna da casa, pode ajudar a transformar o ambiente e traz a  a nossa casa  uma sensação de renovação absoluta. Sua aparência, o seu design e as suas cores são marcantes quando alguém passa na rua e em grande parte, determinam a avaliação global feito da casa. As cores são parte essencial no nosso dia a dia: tem o poder de nos influenciar e ainda dizem muito sobre a nossa personalidade, estado de espírito, além de nos trazer renovação, palavra super importante quando falamos em decoração. É evidente que o exterior está mais exposto às condições do tempo, constante exposição à luz solar, e outros factores,… é por isso que devemos escolher as pinturas adequadas para obter uma boa imagem exterior da nossa habitação. 

Hoje na homify deixamos alguns conselhos para quem pensa em pintar ou simplesmente ajustar as cores da sua casa, para impressionar os mais curiosos e viver algo diferente por uns tempos! 

E que tal misturar cores?

Escolha as cores que vão marcar a fachada da sua casa a longo prazo. De certo modo, defina que combinações serão mais adequadas de acordo com o estilo escolhido e seu gosto. O mais comum são as cores neutras e suaves,  mas hoje é possível utilizar tintas e texturas infinitas! Experimente! Como dica para escolha das cores pense: se a construção for moderna e com linhas mais rectas, dá para ousar com algumas cores vibrantes. Ou então seja ousado, quebre a monotonia usando cores mais fortes e com uma presença maior!

A envolvente

Chalé das Três Esquinas: Casas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

A partir da posição do terreno é possível estabelecer como será estruturada e pintada a fachada da residência. Na hora de pintar deve-se ter extremamente cuidado para não manchar os elementos adjacentes, tais como terraços e varandas, peitoris, cornijas ou mesmo a carpintaria. Também deve-se proteger adequadamente os solos e evitar as manchas mais difíceis de remover. O mesmo acontece com a vegetação circundante, a tinta pode danificar as nossas plantas e arbustos. Finalmente, também é importante que se faça proteger com uma máscara, quando está atarefado com algumas pinturas exteriores. É muito importante que nada prejudique a sua saúde!

A vizinhança

Para quem vai construir e pintar uma habitação, será preciso cumprir determinadas regras que são impostas para o bom andamento da obra. As habitações precisam ter uma distancia mínima ou máxima, assim como obedecer a um determinado número de andares. Tudo depende da área disponibilizada pelo condomínio e o estilo das construções. No caso das habitações de tamanho médio, uma casa pequena ou grande pode destoar de todo o conjunto. Por isso, convém sempre observar a vizinhança para se ter uma ideia daquilo que se pode pintar, para que haja um equilíbrio em todas as partes.

Alturas da casa

O tamanho da casa influencia claramente a escolha das cores, estilo e materiais. Quando maior for a casa, mais interessante se torna a maneira como se vai pintar. Aqui na imagem, por exemplo, observamos uma casa que visualmente se estabelece como um bloco cinzento, sobreposto a outro bloco branco de menor dimensão. Uma agradável combinação e de certa forma, contrastante não muito intensa.

Janelas e portas

Casas modernas por homify
homify

Projekty domów – House 27.1 – realizacja

homify

A cor para as janelas e portas é também algo que devemos prestar muita atenção. Na imagem observamos mais uma casa que se materializa de uma forma esteticamente agradável, e onde as janelas se sobressaem do restante conjunto. As portas e janelas destacam-se para criar uma sensação de liberdade e amplitude. A bela fachada completa-se pela forma interessante e pela combinação de materiais que, como dissemos, quebram o predomínio da cor preta, tornando-a mais dinâmica. Trocar paredes por janelas garante ainda que sua residência torne-se ainda mais iluminada, sem contar com os interessantes efeitos de luzes que podem ocorrer em momentos como o nascer ou o pôr do sol, com as luzes se reflectindo nas janelas.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião da caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!