Tradicional vs Moderno

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Conhece Hamburgo? É uma cidade muito simpática na Alemanha que tem como principal característica a sua proximidade com a água e é conhecida pelo seu porto marítimo de enormes dimensões, onde milhares de transacções feitas por água têm inicio, meio e fim.

O artigo de hoje é sobre uma remodelação de uma habitação nesta cidade. Se antes esta pequena casa de terraço voltado para a fachada era bastante idêntica às suas vizinhas, depois da intervenção do arquitecto Daniel Wickersheim o seu aspecto destacou-se das outras de maneira bastante positiva. Além de uma visível remodelação a nível dos exteriores e interiores, também a sua área sofreu uma grande alteração! Agora os interiores são maiores e as suas divisões ganharam imenso com isso.

Em questões de isolamento, existiu uma preocupação bastante notória já que todas as janelas foram substituídas por outras mais actuais e de melhor qualidade térmica, melhorando obviamente a qualidade interior.

A casa floresceu e agora tudo é moderno e actual!

Antes: a antiga fachada

Era neste estado que a habitação se encontrava quando os seus proprietários pediram ajuda a um profissional qualificado. Acreditavam nos seus poderes e um sonho de casa continuava bastante presente e cada vez mais próximo de ser real. O seu aspecto era antiquado e nada apelativo. Os seus tons suaves de bege e castanho davam-lhe um ar triste e pesado e já era notada alguma degradação de materiais e estruturas. De fachada estreita, esta habitação necessitava se possível de mais espaço interior, já que era para uma família de 4 elementos.

Depois:

Num primeiro impacto nem se percebe como esta fachada corresponde à da foto anterior, mas depois de comparar e de a mesma estar entre duas habitações que se mantiveram intactas percebem-se as parecenças. 

Felizmente, foi conseguido adicionar-se um aumento e a casa valorizou imenso. Esta extensão corresponde à profundidade da varanda antiga e ocupou todo o andar superior. Além deste aumento, a zona inclinada correspondente ao telhado não existe mais, e a placa aumentou assim em muito o espaço interior do sótão. As janelas são agora maiores e a fachada em ripas horizontais de madeira num azul muito clarinho e pastel, em nada lembram o passado apagado e enfadonho desta habitação.

Com um desenho bem mais moderno, consegue agora ser a menina dos olhos dos seus moradores. De exteriores bem mais leves e bem mais apelativos, é possível imaginar como os interiores também melhoraram e foram valorizados.

Antes: os interiores antiquados

  por Wickersheim / Architekt & Energieberater
Wickersheim / Architekt & Energieberater

Zustand vor Umbau – Raum im Dachgeschoss

Wickersheim / Architekt & Energieberater

Os interiores, tal como era de se esperar, eram antiquados como a fachada. O pavimento era escuro e as paredes estavam forradas a papel de parede com estampado floral. O tecto inclinado correspondia à zona do telhado mas o espaço estava mal aproveitado. Eram visíveis zonas mais escuras devido à humidade, mas com facilidade e com apenas alguns reparos o espaço transformou-se em algo nunca antes imaginado.

Depois: o sotão iluminado

Muito diferente após a remodelação ficou este espaço junto ao telhado. Se antes era escuro e desinteressante, o mesmo não acontece agora. O espaço é agora muito agradável e moderno. As vigas em madeira mantém-se e toda a atenção é centrada nas mesmas. As janelas aumentadas permitem aumentar significativamente a luz nos interiores, ao mesmo tempo que permite uma maior funcionalidade do espaço.

O espaço, no momento da foto ainda não se encontrava mobilado e a presença de ferramentas e caixas já deixava adivinhar o seu potencial. 

Desenho técnico – um corte

Nesta desenho pode ter uma melhor percepção sobre a habitação e o que demolido e aumentado. A amarelo a demolição de paredes e a vermelho nova construção de paredes e estruturas. Com este desenho mais técnico percebemos o numero de andares da habitação e como se comportam as duas fachadas em relação ao piso térreo. O sótão de laje inclinada consegue ainda criar um amplo espaço para os moradores onde a sua varanda foi uma nova aquisição.

Depois: a cozinha moderna

O aspecto da cozinha mostra-nos mais uma vez, como os espaços interiores ficaram brilhantes e amigáveis.

As paredes e tectos totalmente brancos contrastam agora fortemente com um também claro e confortável pavimento. Em madeira de cor clara e com muita luz natural, os interiores transformam-se na habitação perfeita para um casal com filhos pequenos. Divisões amplas tornam os ambientes mais funcionais e também mais ao género contemporâneo.

Plantas e objectos decorativos coloridos dão a esta habitação em Hamburgo o aspecto de uma habitação moderna e muito vivida. O resultado é sem duvida um conjunto intemporal, e a casa ideal para pais e filhos.

Remodelações é um dos seus artigos preferidos? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!