8 exemplos de coberturas para terraços

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Varandas, marquises e terraços rústicos
Loading admin actions …

Há-as em vidro, com lona e em madeira, podem ser fixas ou móveis, e há ainda as que se manuseiam por controlo remoto. Falamos sobre as coberturas e toldos, estruturas imprescindíveis em terraços e noutras áreas de exterior para nos conseguirmos proteger contra o sol intenso e a chuva. 

As coberturas são tão práticas na Primavera, quando a chuva repentina nos apanha de surpresa, como no sufocante Verão quando, apesar do calor, nos empenhamos em organizar um barbecue em pleno dia.

Porém, cada terraço (ou jardim, varanda, etc.) pede uma cobertura diferente, pelo que há que estudar qual a melhor para o espaço. 

Na homify, temos alguns exemplos para o inspirar a escolher a sua. Está curioso? Vamos a isso! 

1. Toque romântico

Sob esta pérgola de madeira, qualquer pessoa se sentiria no meio de um filme italiano com um bom petisco e uma ainda melhor bebida. Esta estrutura é fácil de montar, surgindo conectada com a parede exterior da casa e apoiando-se, no outro extremo, sobre as vigas de madeira.

Estas coberturas são ideais para deixar crescer plantas trepadeiras ou videiras. O efeito estético, com um toque romântico muito especial, é fantástico. Além do mais, as plantas evitam que a cobertura sobreaqueça, refrescando o ambiente. Não obstante, ao colocar plantas sobre uma cobertura, deve-se assegurar de que as raízes não afectam a alvenaria da parede da casa que a apoia.

2. Flexibilidade têxtil

Muito mais flexível que a cobertura anterior, esta estrutura de metal surge complementada por uma lona que pode ser posta e retirada sempre que necessário.

Ao terminar a temporada de terraço, pode-se recolher a lona, lavá-la e guardá-la enrolada até ao próximo uso. 

3. Cobertura com canas

Esta cobertura com canas não é ideal para jardins muito expostos à chuva, mas é uma boa opção para regiões mais quentes. Com uma cobertura assim, consegue-se uma certa protecção contra o sol que é filtrado, o que resulta numa luz muito agradável e especial.

Além do mais, a cana e a palha são materiais sustentáveis que dão um toque étnico e exótico ao jardim. 

4. Cobertura de vidro

Para os que não estão preocupados com o sol, mas sim com a chuva, a melhor opção é a de um tecto em vidro, como o desta fotografia, mais apto para os jardins e os terraços do norte do que para o árido sul onde se precisa, acima de tudo, de uma protecção contra o sol. Seja como for, estamos certos de que desfrutar da chuva sob esta protecção é muito acolhedor.

Esta estrutura é mais cara e a montagem é mais complicada. Para além disso, se quisermos realmente usufruir da vista, é necessário limpar o vidro de vez em quando.

5. Um toldo em forma de vela

Muito mais original do que o clássico toldo, esta vela estende-se e protege do sol, proporcionando, ao mesmo tempo, uma temática marítima ao jardim. Se elegermos bem os pontos de apoio, o toldo permite-nos cobrir os recantos seleccionados. Para além disso, é flexível e, consoante a tela eleita, protege tanto do sol, como da chuva.

6. Toldos com braços extensíveis

Tradicional e prático, um toldo é uma maneira excelente para cobrir o terraço quando queremos. Se o sol estiver intenso ou chover, basta estender o toldo e a protecção será imediata. Contudo, se a ideia for usar o espaço sem que este esteja coberto, basta recolhê-lo. 

Os toldos existem, além do mais, numa ampla variedade de cores e de estampados, que podem dar um toque divertido ao espaço.

7. Terraço com cortinas

Este terraço mostra-nos um conceito surpreendente e versátil: uma estrutura relativamente simples serve para colocar uma cobertura e cortinas que protegem o ambiente do vento e do frio, tal como dos olhares indiscretos.

Para o tecto, escolheu-se uma variante híbrida com componentes transparentes e opacas. Assim, pode-se beneficiar de luz e de sombra. Parece-nos um bom compromisso. O que acha?

Tudo em um

Quando a tecnologia chega às coberturas do jardim, tudo é possível. Com um comando à distância, podemos converter o terraço num espaço fechado ou aberto. Para os entusiastas da tecnologia, esta é uma opção prática e funcional. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Precisa de ideias para projectar o espaço exterior da sua casa? Veja os projectos dos arquitectos paisagistas registados na homify.

Por qual destas coberturas optaria? Partilhe connosco a sua opinião. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista