Um refúgio perfeito

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Já imaginou o que seria poder ter o melhor dos dois mundos? Imagine unir à natureza e à arquitectura tradicional o melhor do design e materialidade moderna! Acha impossível? O atelier RDLM ARQUITECTOS ASSOCIADOS, conseguiu, e a prova disso é a casa fantástica que hoje irá conhecer.

Esta é uma empresa familiar fundada na década de 50 pela mão do arquitecto Eduardo Lacerda Machado. As três palavras que definem este atelier são: herança, legado e testemunho e a partir daí se define o carisma desta empresa de arquitectura portuguesa. O seu objectivo é o de criar projectos apelativos e dinâmicos que superem as expectativas do cliente. 

A casa que hoje iremos conhecer é um exemplo perfeito de um exercício arquitectónico onde se alia o melhor da tradição à contemporaneidade, sem esquecer a sofisticação e o conforto. Venha descobrir!

Jardim

O jardim é um grande e amplo espaço para o qual a habitação se volta. Aqui encontramos uma grande diversidade de vegetação. O relvado alberga ainda uma magnífica piscina perfeita para aproveitar tardes de sol. 

Esta imagem permite-nos perceber melhor a configuração geral do espaço que rodeia a habitação e de que forma este mesmo espaço influencia a forma do edifício. A implantação da casa em forma de ''L'' permite a conformação de um jardim resguardado e privado ideal para a criação de um espaço exterior especial e distinto.

Entre o novo e o tradicional

Entre o novo e o tradicional há sempre espaço para mais. Esta magnífica habitação resgata um método de construção tradicional (em pedra). A este estilo rústico alia-se um outro eminentemente moderno realçado pelas linhas oblíquas e rectilíneas que desenham os contornos deste edifício distinto e moderno.

Ao inserir-se num ambiente natural e rural, a habitação procura jogar com a integração no ambiente envolvente, conseguindo criar uma composição harmoniosa em conformidade com a paisagem natural adjacente.

Linhas oblíquas

A habitação descreve uma linha oblíqua através da qual se distribui o conteúdo programático do projecto. Como já vimos, a casa  distribui-se ao longo de um plano horizontal que é o terreno e a partir daí é efectuada a distribuição espacial.

Vidro e metal

À medida que que vamos mudando de perspectiva rapidamente percebemos como esta habitação é tudo menos aborrecida. Se as imagens anteriores nos mostravam uma habitação rasa e cega, agora revela-se perante os nossos olhos um edifício totalmente distinto com uma materialidade moderna que até então não tínhamos verificado.

Um pequeno lago anima este espaço exterior e a vegetação também se transforma criando assim um ambiente totalmente diferente.

Interiores transparentes

Entramos, e a sensação é fabulosa.De repente estamos numa casa de vidro onde a vegetação é o factor decorativo mais relevante.

Este é um espaço de passagem através do qual é possível aceder ao piso superior da habitação. A grande escadaria leve e singela possui uma materialidade que foi cuidadosamente premeditada com o objectivo de criar este efeito de flutuação natural. 

Subir as escadas

Ao subirmos a sensação é fantástica. Graças ao grande pé-direito e às transparências deste lugar, o interior funde-se com a vegetação do jardim, transportando a aura natural do jardim directamente para o interior da habitação.

Ficou realmente impressionado com estas imagens fabulosas? Então não deixe de verificar este livro de ideias que lhe dará a conhecer uma casa de madeira super cómoda e moderna.

O que achou desta casa moderna e fantástica? É o seu estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!