por Nordic Muebles

10 ideias baratas para decoração de cozinhas

Sofia M. Sofia M.
Loading admin actions …

Uma vez mais, na homify pensámos em lhe apresentar dicas baratas para decoração e, desta vez, o nosso alvo foram as cozinhas!

Não importa, se a sua cozinha é grande ou pequena, moderna ou rústica, pois as dicas que aqui apresentamos servem e podem ser aplicadas a todas cozinhas em geral! Queremos que se sinta bem na sua cozinha e não que a encare como um bicho mau, onde passa horas infinitas (e infelizes) cozinhando e limpando!

Verá que com estas ideias simples e económicas, você conseguirá uma cozinha nova, mas também bonita e funcional, e sem ter que gastar muito dinheiro! Como diz o ditado: no poupar é que está o ganho, não é verdade?

Ou prefere azulejo?

Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects
Dittrich Hudson Vasetti Architects

Kitchen remodelling in South Bristol

Dittrich Hudson Vasetti Architects

O azulejo é uma óptima alternativa ao papel de parede e conseguirá o mesmo tipo de efeito!

O lado bom do azulejo, sobretudo quando falamos da cozinha, é que se limpam e lavam facilmente, já que basta passar um pano húmido e um pouco de detergente, para retirar aquelas manchas chatas de gordura e de sujidade.

Há azulejos lindos, com padrões únicos e pode até misturá-los para criar padrões e desenhos únicos, ao seu gosto!

Cozinhe boa disposição!

Ilustração: Cozinha  por Maria Tigela
Maria Tigela

Ilustração

Maria Tigela

Nada como umas frases motivadores para animar o seu estado de espírito, enquanto tira a louça da máquina, descasca cebolas para o jantar ou varre o chão da sua cozinha?

Por vezes, esquecemo-nos da sorte que temos e de como há coisas piores na vida, do que a lida doméstica! A ilustração acima é uma imagem da marca Portuguesa Maria Tigela e pretende recordar-lhe exactamente isso! Não é à toa, que o lema da marca é cozinhar com amor, para aqueles que mais gostamos, com aqueles que mais gostamos. Além das ilustrações, a marca tem também à disposição bonitas tigelas de madeira e colheres personalizadas! Vale a pena espreitar o site da Maria Tigela!

Organize os seus armários e gavetas!

Cozinha  por Aura Cocinas
Aura Cocinas

Cocina en PVC Gris Mare con combinación de Cristal Amarillo

Aura Cocinas

Acumular! Não odeia este verbo?

De repente a sua cozinha está cheia de coisas, pratos, copas, tachos e tigelas! Respire, inspire! Respire, inspire! Respire, inspire! Melhor?!

Antes de pensar numa nova decoração, comece pelo básico: a arrumação da cozinha! Faça uma análise profunda e decida que electrodomésticos quer manter e o que fazer aos pratos que nunca usou ou àqueles copos que nunca gostou! Livre-se daquilo que não gosta e/ou não usa mais, sem pena ou sentimentos de culpa! Ofereça coisas a instituições ou aos seus amigos! Lembre-se que o lixo de uns, é o tesouro de outros!

Depois, aproveite para limpar armários e estantes e arrumar tudo nos devidos sítios. Organize a sua cozinha de uma forma eficiente e verá como no futuro, será mais fácil para si, cozinhar, limpar, etc. Depois disso, o primeiro passo está dado e a redecoração será mais fácil e feita com imenso prazer!

Uma horta na cozinha!

As hortas domésticas estão cada vez mais na moda e são cada vez mais, as casa, mesmo nas grandes cidades, onde é comum ver nas janelas, vasos e vasinhos de coentros, salsa e até pequenos tomates, morangos e muito mais!

O facto de que não ter um jardim  já não serve de desculpa, já que agora pode criar o seu próprio jardim/horta, dentro da sua própria casa, aliás, cozinha! Para obter o seu espaço verde, pode sempre criar um jardim vertical ou usar uma estante para colocar todas as suas plantas! Como assim, você não tem mesmo espaço?! Simples: espalhe uns vasos pela cozinha ou coloque uma nova prateleira, apenas para as suas plantas e verá como conseguirá um efeito bonito! E mais bonito ainda, será quando começar a obter frutos e a usar os seus cultivos no seu menu!

Segundo os entendidos, as plantas, assim como o cultivo e a jardinagem, são terapêuticas e anti-stress. A própria  cor verde é muitas vezes usada para combater casos de depressão, sendo uma cor cheia de energias positivas! Se nem assim lhe conseguimos persuadir, pense no lado saudável da questão: você estará produzindo os seus próprios alimentos (ou parte deles) e alimentando a sua família de forma sã e sustentável!

Nem tudo o que parece é!

Cozinha  por Alaris London Ltd
Alaris London Ltd

Happiest when the skies are blue

Alaris London Ltd

Repense o mobiliário da sua cozinha! Tire portas, reorganize gavetas, pendure tachos e frigideiras, etc. Saia da sua zona de conforto, pense fora da caixa e explore potencialidades!

Lembra-se do quadro de René Magritte, que representava um cachimbo e dizia Ceci n'est pas une pipe (em português, isto não é um cachimbo)? O quadro do pintor francês referia-se à traição de imagens, que afinal mais não eram do que a representação de algo, desafiando, assim, as convenções e o racionalismo! Pois, faça o mesmo com a sua cozinha! Desafie limites e explore as potencialidades! Por exemplo, na cozinha acima foi criada pela empresa inglesa Alaris London LTD. Nesta cozinha retiraram a porta e o que era um armário converteu-se numa estante! Para dar maior destaque, o interior foi pintado de azul claro, o suficiente para conseguir uma quebra de rotina e dar um novo toque à cozinha, conferindo-lhe alguma jovialidade e frescura! 

Restaure moveis antigos!

Todos gostamos de coisas novas, não é verdade?Mas nem sempre nos podemos permitir uma compra ou algum tipo de capricho! Porém, uma lixa e um balde de tinta, estão ao alcance de todos!

Seja após uma exploração na garagem dos seus pais ou depois de um passeio pelo feira de antiguidades da região ou até resgatando um móvel deitado fora, que tenha encontrado na rua, o importante é que adopte um móvel antigo, que possa usar na sua cozinha e invista tempo, carinho e esforço nele, para que obtenha uma nova e única peça! Além disso, o vintage está na moda, a restauração e a bricolage nunca foram tão in e temos a certeza que se irá divertir muito com este tipo de projectos!

A importância da luz

Cozinhas escandinavas por sreda

A luz natural tem efeitos incríveis na nossa boa disposição e bom humor! Além disso, aprender a tirar o máximo proveito dela, é uma excelente forma de economizar energia – a sua carteira agradece, mas também o meio ambiente! 

Abra as suas janelas e permita que a luz solar entre! Use cortinas finas e opte por cores claras, que em vez de sugarem a luz, a filtrem permitindo iluminar a divisão.

A luz eléctrica também é importante. Por isso, se ainda não o fez, é hora de trocar as lâmpadas da sua cozinha (e da sua casa), por lâmpadas de baixo consumo. É verdade que custam mais do que as ditas normais, mas lembre-se que lhe permitem uma poupança de cerca de 70%, pois consomem entre três a cinco vezes menos, de energia. E mais, estas lâmpadas duram também mais tempo (entre seis a dez vezes mais) do que uma lâmpada incandescente tradicional! 

Papel de parede para quebrar a monitoria!

Escolha um padrão, cola, estique bem o papel e voilá! Nem precisa de forrar toda a cozinha! 

Use o papel de parede como mero item de decoração, para dar mais destaque à banca, forrar uma gaveta ou para atribuir um toquede intimismo ao local onde tem a mesa da cozinha, por exemplo. 

Dê vida aos electrodomésticos!

Cozinhas ecléticas por Hallwood Furniture
Hallwood Furniture

Small kitchen, big bold colour!

Hallwood Furniture

Já pensou em forrar o exterior do microondas?

Ou em pintar com tinta de grafitti a sua máquina de lavar ? 

Também pode encher o seu frigorífico de desenhos, fotografias ou ímanes magnéticos das suas viagens!

Todas estas ideias (simples e económicas) irão dar um novo ar à sua cozinha! Se os seus electrodomésticos já têm uma certa idade, de certeza que a tinta já começou a desgastar ou a aparecer as primeiras manchas de ferrugem ou de gordura, aproveite as nossas sugestões para rejuvenescer os seus utensílios electrónicos.

As louças também importam!

Cozinha  por The New English
The New English

Lepidoptera

The New English

Os pratos não têm que ser todos brancos, nem as canecas todas iguais ou os talheres do mesmo serviço!

Personalize os seus objectos ao gosto de cada um dos membros da família e permita que novas cores e padrões, de talheres, louças e copos invadam os seus armários e a mesa na hora de almoçar! 

Quebre as regras, mas acima de tudo divirta-se e sinta-se feliz com as suas escolhas!

Por qual destas ideias vai começar a redecorar a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!