Salas de estar ecléticas por Leticia Sá Arquitetos

10 ideias fantásticas para decorar o tecto da sua casa

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os tectos são capazes de personalizar qualquer ambiente. Através da aplicação de diferentes tipos de materiais, o tecto pode reforçar a personalidade de um espaço, seja por via da utilização de vigas de madeira para uma área de estilo rústico ou com soluções em gesso que remetem a uma estética mais moderna. 

Para além dos materiais, as cores também merecem especial atenção. Enquanto as cores claras criam uma sensação de maior amplitude e luminosidade, os tons fortes podem fazer o tecto parecer mais baixo e compor uma atmosfera mais intimista. 

Existe uma panóplia de opções a ser exploradas, pelo que não terá dificuldade em encontrar uma que se adeque à sua própria casa. Prova disso são os projectos que lhe mostramos em baixo.

Acompanhe-nos e inspire-se.

1. Pontos de luz embutidos no tecto para uma luminosidade mais uniforme

A cozinha requer uma atenção especial no que diz respeito à iluminação utilizada e nisto o tecto tem um papel importante. A primeira sugestão que lhe deixamos é que aproveite ao máximo a iluminação natural para que o espaço seja mais confortável. No tecto, utilize cores claras e um candeeiro no centro rodeado por LEDs distribuídas ao redor. Estes pontos de luz serão suficientes para que não haja sombras no local e para que o trabalho na cozinha seja levado a cabo de forma funcional. 

2. Aproveitar a estrutura do espaço

estilo rústico tem vindo a ganhar cada vez mais espaço entre as preferências das famílias. O seu carácter acolhedor é infalível e deixa qualquer pessoa a sentir-se confortável num ambiente familiar. Neste projecto, a parede em tijolo, os móveis em madeira e o branco no tecto surgem rematados por duas longas vigas que atravessam o local e dão-lhe uma sensação de maior amplitude, reforçando, ao mesmo tempo, a beleza do projecto.

3. Individualizar ambientes distintos

Para além de iluminar, um bom projecto de luminotecnia pode servir para delimitar espaços com propósitos distintos. Tendo em conta que as casas contam, cada vez mais, com espaços em plano aberto, são vários os métodos para os demarcar virtualmente sem recorrer a paredes. Neste caso, o rasgo com LED no tecto de gesso marca a divisão entre a sala de estar e a sala de jantar, para além de fazer com que a área pareça mais longa.

4. Tecto rebaixado para um ambiente mais intimista

Não é apenas através do reforço das soluções de iluminação que os tectos podem variar em termos de estilo e de design. A altura tem também uma grande relevância para o resultado decorativo do ambiente. Um tecto rebaixado, por exemplo, criará um ambiente mais intimista, confortável e elegante. Todavia, nem sempre é preciso rebaixar toda a estrutura para se usufruir dessa sensação intimista: basta escolher uma determinada área e trazê-la mais para baixo para se conseguir um excelente resultado. 

5. Cores para estimular a criatividade

Seja criativo e torne a sua decoração ainda mais original e interessante. Inspire-se neste projecto para o efeito. O tecto, com formas geométricas em cores diferentes, faz com que este restaurante beneficie de um espaço maravilhoso. Uma boa dose de inspiração é sempre bem-vinda!

6. Decoração com muitos ornamentos

Uma decoração com diversos ornamentos é típica em espaços de estilo clássico. Neste projecto, o candeeiro de lustre, no centro da acolhedora sala de estar, reúne beleza, elegância e sofisticação. Para além da beleza do lustre, o tecto conta ainda com detalhes elaborados em gesso, designadamente em torno do candeeiro. 

7. Um ambiente romântico com um LED e um lustre

Um quarto, sobretudo se for de casal, deve ter sempre algum romantismo. Afinal, os sonhos merecem finais felizes. Este projecto mostra-nos uma decoração deveras românticas que sobressai pelo uso de molduras douradas a interromper o papel de parede. O espaço conta ainda com um tecto falso que recebeu uma instalação com luzes LED que contrastam com o lustre clássico do centro.

8. Turquesa a transmitir relaxamento

casa de banho deve ser um espaço funcional, mas que também se volte para o relaxamento. Para isso, nada melhor do que contar com cores serenas e frescas, como é o caso do azul turquesa. Nesta casa de banho, o turquesa surge combinado com o creme, estando presente nos móveis, piso e tecto que, por sua vez, tem LEDs embutidas.

9. Tecto elegante num espaço com um design refinado

Terminamos com um belo projecto com detalhes sofisticados que mistura a beleza do estilo moderno com soluções refinadas. Do tecto rebaixado da sala de jantar partem três candeeiros de design moderno que desembocam sobre a península da cozinha. Na decoração, as almofadas cor-de-laranja criam um contraste no ambiente, deixando-o mais vibrante.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais projectos dos nossos arquitectos.

De qual destes projectos mais gostou? Deixe-nos a sua opinião. 
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!