Jardins mediterrânicos por Au dehors Studio. Architettura del Paesaggio

10 ideias sensacionais para um jardim de pedra

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando pensa num jardim, vêm-lhe à mente imagens de generosos relvados verdes, camas de flores frondosas e arbustos? Pois bem, hoje queremos mostrar-lhe um tipo de jardim que se destaca pela sua tradição secular. Estamos a falar sobre jardins de pedra, uma opção fácil e económica quando equiparada aos jardins tradicionais. Neste livro de ideias, vamos visitar diferentes países para ver como se pode planear este tipo de jardim. Do Reino Unido ao Japão, passando pela França ou México, as ideias são, sem dúvida, muito inspiradoras. Convidamo-lo a acompanhar-nos e a ver mais uma lista de boas ideias que poderão ser usadas na sua própria casa.

Acompanhe-nos.

Jardim de pedra: estilo mediterrânico

Com o estilo mediterrânico, sentir-se-á de férias mesmo estando em casa e pode desfrutar de um ambiente de exterior saudável. Este tipo de jardim requer baixa manutenção e forma o cenário perfeito independentemente da estação. Entre as plantas que podem compor este jardim, estão as alyssum, as asclepias, os cardos, os pinheiros anões, o cravo de pedra, a lavanda, a sálvia, a erva-cidreira e o tomilho roxo que contrasta com a pedra. Para decorar um jardim de estilo mediterrânico, pode-se usar jarras, estátuas, móveis de ferro forjado, lanternas, colunas e vasos. 

Jardim de pedra: estilo mexicano

No projecto da imagem, vemos um caminho formado por pedra branca ladeado por canteiros de pedra vulcânica redonda de grão pequeno. A vegetação inclui uma variedade interessante de cactos e de suculentas que se distribuem entre grandes pedras castanhas de formas irregulares, criando uma estética similar à que se encontra em muitas zonas do México. Os jardins de pedra são ideais para este tipo de vegetação que cresce sem problema em temperaturas extremas e em regiões onde há escassez de água.

Jardim de pedra: estilo japonês

Nos jardins japoneses, as pedras são elementos essenciais. Entre elas, predomina o cascalho, a areia e as rochas e, ainda que o papel das plantas seja secundário, elas também desempenham um papel importante. Para além de embelezarem o jardim, têm um efeito relaxante, ideal para criar um recanto de meditação. As plantas representam o ciclo da vida, a natureza, a água e a energia. Para enfatizar a serenidade do jardim, foram desenhadas linhas onduladas no cascalho e na areia com um ancinho. Neste desenho, não se vê o princípio e o fim das linhas, o que pode ser visto como uma metáfora alusiva à vida.

Jardim de pedra: estilo moderno

Se aprecia o estilo moderno e a elegância do minimalismo, então este jardim de pedra é para si. Já reparou que, mesmo não tendo relva, o jardim não passa despercebido? O espaço inclui várias escadas com degraus alargados cobertos de cascalho. As linhas rectas e puras são as protagonistas, sendo as suas linhas rígidas colmatadas pelos arbustos baixos de forma cilíndrica.

Jardim de pedra: estilo inglês

Este espaço requer uma baixa manutenção, mas não prescinde de uma exuberante vegetação que inclui flores coloridas. É o típico jardim que se pode encontrar em Inglaterra com caminhos de pedra e recantos com bancos a partir dos quais se pode desfrutar do cenário e do ar fresco. Em Inglaterra, existe o jardim Chelsea Physic, um lugar protegido, em Londres, que é um dos mais antigos da Europa, tendo sido criado em 1773. O jardim foi construído com pedras obtidas da demolição de um sector da Torre de Londres.

Jardim de pedra: com água

A combinação de pedra e água sempre foi popular no design de jardins. Podem-se utilizar estes elementos na sua forma natural ou escolher linhas rectas e modernas como acontece neste caso de um tanque alimentado por uma cascata que parte de um muro de pedra. 

Jardim de pedra: com madeira

A madeira é o par perfeito para a pedra no design de jardins. Neste projecto, combinou-se o cascalho com seixos e canteiros de formas geométricas. Entre eles, abre-se uma passagem com tábuas de madeira, um material que se repete na vedação que cerca o perímetro. 

Jardim de pedra: com um amplo relvado

Este jardim de estilo japonês combina um caminho feito com grandes blocos de pedra laje e uma estrutura de pedra pórfiro. O projecto demonstra que se podem combinar sectores de pedra com outros de relva com um bom resultado já que ambos se harmonizam e equilibram entre si. Os blocos de pórfiro estão rodeados por coníferas de folha perene e o verde escuro gera um interessante contraste com o verde do relvado.

Jardim de pedra: campestre

Planear um jardim com inclinação e mantê-lo bem cuidado é um grande desafio. Por isso, recomendamos-lhe que aposte num jardim de pedras. Para terrenos em encostas, essa opção é perfeita já que garante uma drenagem perfeita da água da chuva e previne alagamentos. Além disso, as grandes rochas podem compor o espaço, criando um cenário ainda mais idílico. 

10. Jardim de pedra: para os amantes de animais

Para concluir a nossa selecção de imagens coloridas e de ideias, mostramos-lhe um projecto muito especial que prova que os animais também se sentem bem em jardins de pedra. Neste caso, trata-se de um jardim pensado especialmente para tartarugas. Neste jardim, para além da pedra, existem outros materiais naturais adaptados às necessidades destes animais. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja outras propostas dos arquitectos paisagistas registados na homify.

Qual destes projectos mais o cativou? Partilhe connosco a sua opinião.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!