por Tante Ephraim

Vasos em betão: um guia prático para fazer os seus

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O betão tem o seu encanto e a verdade é que já encontramos este material em muitos dos acessórios que temos na nossa casa e jardim. E sabe que mais? Pode criá-los você mesmo num daqueles apelativos projectos DIY. Em poucos passos, podem-se obter grandes resultados. 

Hoje, trazemos-lhe um guia para fazer vasos de betão. Em seis passos, pode criar um recipiente único para as suas plantas com o tamanho e a forma de que mais gostar e com adornos ou efeitos. Para o efeito, precisará do seguinte: 

- Um pacote pequeno de cimento ou argamassa;

- Luvas de trabalho;

- Óleo de parafina (ou outro lubrificante);

- Moldes de papelão;

- Tesoura;

- Um balde para mistura; 

- Bocados de vidro, conchas ou pedras para decorar.

Pronto? Mãos à obra! 

1. Escolha um molde

Para criar os vasos, precisa, em primeiro lugar, de moldes: um interior e outro exterior. Ambos devem ter a mesma forma, mas um tamanho diferente. O mais pequeno deve caber no maior, devendo deixar-se aproximadamente cinco centímetros de espaço entre eles. Este espaço será recheado com o betão, o que determinará a forma do vaso. No caso de querer um vaso grande, com dimensões de cerca de 60 cm, assegure-se de que a espessura é de sete a oito centímetros. 

Também pode criar moldes utilizando caixas de cartão, assim como vidro, plástico ou aço.

2. Preparar o interior

O interior do molde deverá receber uma fina camada de óleo de parafina, de girassol ou outro. Isso fará com que seja mais fácil separar o molde do betão e, no caso de se utilizar o vidro, ajudará a que este não se parta. Talvez queira experimentar moldes de diversas formas e tamanhos. Misture-os no seu jardim com plantas e flores diversas para criar um efeito cénico ou leve-os para dentro de casa para dar um toque especial à decoração.

3. Misturar o cimento

Para misturar o cimento, proteja as suas mãos com um par de luvas. Este passo é muito importante para evitar possíveis queimaduras e cortes na pele. Se possível, utilize também uma máscara para evitar que o pó do cimento seja respirado. Adicione o cimento ou a argamassa no balde ou recipiente escolhido e acrescente lentamente a água, envolvendo sempre o conteúdo. Na embalagem, encontrará as informações necessárias sobre as proporções.

4. Cubra o molde com o cimento

Chegamos então ao momento de verter o conteúdo: quando se derrama a mistura de betão, o fundo do recipiente é produzido. Deve fazê-lo de forma lenta e uniforme. Se precisar de buracos para fazer a drenagem, pode perfurar pequenos orifícios dois dias após o cimento secar. 

Uma vez colocado o betão, deve alisá-lo com uma espátula e colocar o molde interior sobre a mistura, pressionando-o até que o betão alcance a espessura desejada. O fundo e as paredes do futuro vaso devem ter a mesma grossura. O fundo pode ser ligeiramente mais espesso do que as paredes, mas a base deve ser estável.

Agora, o resto do betão é vertido entre os moldes. Neste passo, é necessária uma pequena pausa para pressionar a mistura com a espátula e evitar a formação de bolhas.

5. Esperar 36 horas

Agora, é preciso ter cuidado com os moldes. Se possível, proteja-os com plásticos ou jornal e aguarde, pelo menos, 36 horas. Para se certificar do tempo mínimo de espera, leia as instruções na embalagem do produto adquirido. Teste com um objecto pontiagudo se o cimento já está seco antes de o manusear.

6. Toque final

Poderá notar algumas imperfeições após o cimento secar. Suavize-as com uma lixa. Com o vaso totalmente seco, fure o fundo para drenar a água. Utilize um martelo e pregos ou materiais pontiagudos e alongados para isso. Uma vez por dia, passe uma esponja embebida em água no vaso para remover a poeira do cimento. 

Concluído este projecto DIY, a sua casa ficará ainda mais bonita e harmoniosa!

- Veja os projectos dos nossos decoradores para tirar ideias para a sua casa!

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Parece-lhe fácil ou nem por isso? 
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!