Uma casa sofisticada sobre a água

mc mc
Loading admin actions …

Há projetos em que o detalhe não é um pormenor. Há projetos em que a otimização do espaço é um dos grandes problemas a resolver. Assim foi com este grande projeto de arquitetura e desenho de interiores que o estúdio SA&V – SAARANHA&VASCONCELOS sediado em Lisboa, desenvolveu para o seu cliente. O desafio, pouco habitual, embora não tivesse sido o primeiro do género, foi um iate de luxo com 43 metros. O seu nome Baglietto. Foi um projeto desenvolvido durante um ano entre os arquitetos e engenheiros dos estaleiros em Itália e os arquitetos e desenhadores de interiores, em Lisboa. No seio desta equipa, foi feito um compromisso entre as exigências de navegabilidade do iate, que requere equilíbrio na distribuição do peso, e as exigências do programa do projeto.

Um palácio flutuante

O espaço habitável divide-se por 4 pisos, O deck inferior onde se situa a área técnica, as cabines da tripulação,  as cabines da família e convidados, o deck principal onde estão localizados as salas de estar e jantar, a cabine do armador e a ponte/centro de comandos. No deck seguinte, a sala de entretenimento, cinema, jogos, etc. No deck superior o jacuzzi e zona de repouso.

Coerência de luxo

Todo o projeto de arquitetura e desenho de interiores teve como objetivo criar um ambiente sofisticado e uniforme. Assim foi definido o conjunto dos materiais que iriam ser empregues por todo o iate, assim como as cores a utilizar. O ébano de alto brilho, o aço inoxidável polido, os espelhos, o cabedal e a alcatifa. As cores, o branco, o preto, o castanho e o vermelho coral, escolhido após a seleção de uns corais como objetos de decoração e as pinturas da artista Sofia Arruda que se espalham pelo iate.

Atenção aos detalhes

Por todo o iate se descobrem detalhes como este nicho aberto sobre os painéis em ébano polido de alto brilho que tanto servem como prateleiras para livros, molduras para os desenhos de Sofia Areal ou como espaços de arrumo nas casas de banho.

A repetição torna-se um estilo

Nesta fotografia consegue-se ver parte da cabine do armador. A partir da zona do escritório, consegue-se ver a zona de dormir e o closet De notar que a repetição dos materiais e das cores neste espaço, criam um equilíbrio visual a que se pode chamar estilo: sofisticado e contemporâneo. Por todo o iate, o jogo de espelhos entre painéis e tetos, cria a sensação ilusória de espaço, amplitude necessárias.

Louis Vitton faz a diferença

Na zona de dormir, uma cama king Size e uma manta em pele branca, convidam ao repouso e ao sono. Nada falta para tornar este ambiente confortável e totalmente contemporâneo, a presença de uma mala de porão Louis Vitton de 1920 cria um toque inesperado, mas sem sombra de dúvida uma mais-valia no projeto.

Sofisticação até no WC

A casa de banho da cabine do armador foi desenhada na mesma linha de raciocínio de todo o resto do projeto: nos materiais e nas cores. De notar a introdução de painéis em vidro pintado (preto), e a presença repetida dos nichos e do aço inoxidável. O recurso ao mosaico “pastilha” vem enriquecer a zona do duche.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!