​Como ter um jardim fantástico ao longo de todo o ano

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Ter um jardim na nossa casa já se sabe que é ter um pouco de natureza sempre perto de nós e a verdade, é que há poucas coisas que podem ser tão maravilhosas quando isto. Aqui na homify gostamos muito de jardins não só pelo seu lado estético – que é de resto maravilhoso, mas também por tudo aquilo que significam. Um jardim é sempre um lugar de paz, de tranquilidade onde nos podemos sentir mais em comunhão com a natureza, o que tendo em conta as atarefadas vidas modernas é sem dúvida um privilégio. Para que o seu jardim se encontre sempre bonito há alguns cuidados a ter mas mais do que isso, há alguns truques que lhe podemos dar e que lhe facilitarão em muito a vida. Curioso, venha connosco que para não variar temos para si um belíssimo artigo.

Mobília a e objectos que possam ser usados ao longo de todo o ano

Jardins modernos por Best4hedging
Best4hedging

RHS Cardiff 2015

Best4hedging

Para finalizar o nosso artigo vamos falar-lhe um pouco de conforto no seu jardim, Como sabe para nós o conforto é tão importante como o lado estético e isto serve para todo e qualquer espaço da sua casa. Assim sendo o seu jardim não é excepção. Começamos o artigo por lhe dizer o quão nos agradam os espaços verdes mesmo ao sair da porta de casa e por isso mesmo, para além de uma zona verde bonita, queremos que possa desfrutar e tirar o máximo partido dos mesmos, pois só assim fará 100% sentido. Então o que lhe queremos dizer – e que depois de os ter vai agradecer-nos para sempre! – é que escolha uma mobília de jardim, mas não uma mobília de jardim qualquer. Deve optar por uma que possa permanecer no exterior sempre, que seja resistente a sol, chuva e tempestades. Poderá dizer-nos que não faz grande sentido porque no inverno praticamente não usa o jardim e nós dir-lhe-emos que está totalmente errado e que só não usa o jardim, porque não o tem preparado para isso. Pense connosco, aquelas manhãs de inverno em que o sol brilha em todo o seu esplendor… Com uma manta pelas costas não se imagina sentado no seu jardim a aproveitar o momento? La está! É exactamente isto que lhe queremos dizer!

Várias espécies de plantas

Ora aqui está um truque precioso no que diz respeito a ter durante todo o ano um jardim frondoso. As diferentes espécies de plantas têm, claro está, diferentes tempos – exactamente como as árvores de fruto, umas alturas do ano temos mais maçãs e outras morangos! – assim, o conselho que temos para lhe dar é que opte por diferentes espécies que tenham um tempo de florescimento diferente. É óbvio que a primavera é a altura do blooming por excelência, contudo existem plantas que acabam por se dar durante todo o ano e que no inverno – que a bem dizer no nosso país não é assim tão rigoroso! – se apresentam igualmente bonitas. Na verdade só tem de escolher os verdes certos e o resto acaba por vir.

Antecipe os tempos de crescimento

Casa em Sao Francisco - Potrero Hill: Jardins ecléticos por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Potrero Hill

Antonio Martins Interior Design Inc

Neste ponto queremos essencialmente chamar-lhe a atenção para os cuidados que deve terno que diz respeito a cuidar do seu jardim. Conheça bem as suas plantas e antecipe o seu tempo de crescimento para que possa tratar delas da melhor forma possível. Elas agradecem e o seu jardim também!

Pense no design global

Para além das plantas é muito importante que pense o seu jardim como um todo, já que um jardim não é apenas vegetação. O design do espaço – para o qual os arquitectos paisagistas são especialmente dotados! – acaba por ser uma parte tão importante como qualquer outra. É muito mais interessante olhar para o espaço exterior que tem e pensá-lo de uma forma coerente, que no no aspecto geral seja extremamente convidativo e apelativo. No exemplo que lhe apresentamos a madeira, a água e a pedra foram combinados de uma forma quase simbiótica, o que resulta no espaço exterior que qualquer um de nós desejaria, com certeza, ter em sua casa.

Use plantas para definir o espaço

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Um outro truque que temos para lhe dar, no sentido de embelezar o seu jardim, tem que ver com usar as próprias plantas de uma forma funcional, isto é, a colocação destas em determinados sítios deve ter alguns propósitos, nomeadamente o de criar ou dividir espaços. Escolhemos mais um exemplo que ilustra bem o que lhe queremos dizer. Como pode constatar é a sebe verde que vê, que constrói o caminho juntamente com o padrão de pedras. O próprio caminho é uma espécie de puzzle onde um manto verde é interrompido pelas pedras que definem o caminho. Algo deste género, principalmente se tiver um jardim de maiores dimensões, onde pode deambular, pode ser algo muito interessante de fazer. Quanto a nós é sem dúvida um exemplo brilhante.

Plantas da sua época

Jardins mediterrânicos por italiagiardini
italiagiardini

giardini a terrazza in Costa Azzurra

italiagiardini

Voltando um pouco aquilo que começamos por lhe dizer, no que diz respeito ao florescimento das plantas, temos algo mais a acrescentar que tem que ver com tirar o maior partido ao nível estético daquelas plantas que na primavera são simplesmente maravilhosas e para as quais passamos horas a olhar aquando de belas tardes no jardim. O que deve fazer é escolher um lugar de destaque para elas, para que possam ser apreciadas com a maior frequência possível. Você irá agradecer e os seu convidados também!

Plantas na vertical

Já leu com certeza alguns artigos nossos sobre jardins verticais e por isso estará familiarizado com o conceito. Só em termos de nota, estes são aqueles jardins que constrói numa parede da sua casa, mas que também pode construir no seu jardim. Atente na figura, o que têm a dizer destes magníficos canteiros que se encontram ao longo de toda a parede? Um exemplo que numa parede do seu jardim ficaria certamente muito bem, não acha? Pode optar simplesmente por plantas trepadeiras, contudo, se quiser dar um toque de design, aposte por exemplo em acessórios de madeira, como sebes, canteiros e outros que tal! O resultado é como pode confirmar fantástico!

Gostou destes jardins?! Dê-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!