Salas de estar mais confortáveis com o uso da madeira!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A madeira é um dos nossos materiais de eleição e a razão para isso é muito simples, onde quer que ela existe, existe sempre um toque de elegância e normalmente bom gosto. Para além disto – e diga-nos se formos os únicos a pensar desta forma! – há qualquer coisa de conforto associado a casas onde a madeira tem um papel predominante, talvez pelo imaginário das histórias de encantar, onde as casinhas são sempre deste material. Somos só nós ou concorda connosco? Bom, o que é realmente importante e é por isso que lhe escrevemos este artigo, acreditamos que uma sala de estar em madeira é uma sala que pode ser ainda mais aconchegante. Temos alguns exemplos para lhe dar e sugestões para partilhar consigo. Quer vir connosco?

Paredes

Se as paredes da sua sala de estar são em madeira tem efectivamente uma sala diferente da maioria e se tirar o partido certo delas, poderá ter uma divisão mais especial que a maioria de nós. Comecemos então por debruçar o nosso olhar sobre a fotografia que abre o nosso artigo. Nesta sala não são apenas as paredes em madeira, toda a construção é neste material o que torna o espaço ainda mais fascinante. Logo num primeiro olhar somos transportados para um imaginário das histórias de encantar que quase nos faz pensar se esta casa será ou não real. Se tem alguma dúvida, claro que sim, é super real, ainda que não seja a casa mais comum de ver. Fins de semana aqui? Muitos por favor!

Chão

O chão em madeira é algo bastante comum nas nossas casas. Acima de tudo acreditamos que isso se deve ao facto de ao nível decorativo este tipo de chão funcionar como poucos funcionam. Independentemente da madeira ser mais ou menos clara ou mais ou menos envernizada, o resultado final é sempre muito atractivo e por isso conquista o gosto de tanta gente. É um tipo de opção que pode perfeitamente fazer já que não implica custos fora do normal, nem uma manutenção demasiado exigente.

Tecto

À semelhança das paredes de madeira, também o tecto pode  ser algo mais complicado de ter. Aliás, como podemos constatar pelas fotografias, quando existe tecto em madeira, existe também parede – ou será ao contrário? não é importante! – a predominância do material acaba por definir desde logo, um determinado tipo de decoração. Ainda que seja bastante fácil de conjugar, a madeira pede determinados elementos, ou antes, nega algumas opções. O que queremos com isto dizer, é que à partida se tivermos um tecto de madeira, não vamos colocar nele um candeeiro com pendentes de cristal, são dois conceitos totalmente opostos que acabam por entrar em conflito. De qualquer forma, as opções continuam a ser muitas e a sua sensibilidade dir-lhe-à desde logo o que deve ou não usar. Na nossa opinião o tipo de decoração pende determinante para um lado mais rústico, com elementos mais ligados à natureza ou floresta, contudo a sua imaginação e gosto são quem dita o que fazer.

Escadas

Uma casa com escadas, à partida terá umas escadas de madeira – não é regra mas acontece a maioria das vezes! – e a razão prende-se com o facto deste ser um material nada austero, que serve muito bem de ligação. Como subir, ou descer de um andar para o outro implica a referida ligação, apostar numas escadas de madeira parece-nos simplesmente genial. Escolhemos um exemplo de umas escadas mais minimalistas – como pode ver não existem assim regras tão estanques no que ao uso da madeira diz respeito – para lhe mostrar como este material pode resultar tão bem. Outra coisa importante relativa a este exemplo, tem que ver com o facto de estas escadas serem possíveis de colocar à postriori, ou seja, não fazem parte da estrutura da casa, o que lhe permite jogar um pouco com o seu design, se as quer por exemplo com ou sem corrimão, mais largas ou mais estreitas, enfim, existe uma variedade de coisas que pode controlar ou escolher.

Mobília

Ora bem, mobília em madeira é assim o material mais popular da história do mobiliário – é verdade que nos últimos anos esta começou a ser substituída por outros materiais mais duvidosos mas muito económicos – contudo uma mobília em madeira é sempre uma mobília em madeira e isso é muito difícil de bater. Seja numa mesa de jantar ou um aparador, a madeira dá sempre ao mobiliário um toque diferente, fazendo com que os espaços tenham um charme e elegância únicos. Quanto a nós, somos super fãs de peças de mobiliário em madeira e não receamos afirmar que é uma escolha muito acertada seja qual for o tipo de decoração que escolher para a sua casa ou divisão.

Iluminação

Casa do Zambujal: Corredores e halls de entrada  por André Pintão
André Pintão

Casa do Zambujal

André Pintão

Espaços onde predomina um tipo de madeira que não seja muito escura, são bastante fáceis de iluminar, isto porque ela é um material leve que não requer demasiadas exigências. Escolhemos um exemplo onde a madeira é conjugada com a pedra e a iluminação é feita a partir de focos embutidos no tecto e de facto, não existe aqui nada para não se gostar. É um tipo de iluminação simples que faz brilhar madeira e pedra no seu conjunto.

Decoração

Sala de estar  por MacMaster Design
MacMaster Design

Lotus Pendant Light

MacMaster Design

Por fim, a decoração em madeira – apenas um pequeno apontamento: aqui não nos referimos a peças de mobiliário mas sim a objectos de menor dimensão! – podem ser sempre um plus quando os conjugamos com os móveis e restante decoração em volta. Escolhemos propositadamente este candeeiro, porque para além de ser uma peça muito bonita acrescenta algo à decoração da sua divisão. Como este candeeiro há muitos outros objectos que podem passar por bustos, taças, entre outros. Pormenores que fazem a diferença!

Gostou do artigo?! Converse connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!