Como lutar contra a nostalgia do Inverno em casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O inverno é escuro, as noite mais longas, a luz do sol é curta, parece que não se consegue rentabilizar tão bem o dia como o verão… O inverno é aquela estação que traz uma certa nostalgia, um sentimento mais triste, onde as pessoas andam de rosto pálido, de corpo tapado e de sorriso mais fechado. As gargalhadas não ecoam as esplanadas das ruas e o movimento faz-se rapidamente para não apanhar frio… O inverno é o tempo que apela a casa, a nossa, é o nosso local preferido, de bem-estar, de conforto, de aconchego, é lá que gostamos de nos aninhar. A nossa casa é o nosso refúgio perfeito para se estar agarrado a uma manta, ver um filme com uma caneca de chá nas mãos… e ainda com aquele cheiro a bolo a cozer no forno. Este lado do inverno é até bem agradável, não acha?

Como tal, o inverno é muito passado em casa, o local predileto para se estar, por isso, aqui na homify, consideramos que devemos fazer tudo por tudo, e tornar este cantinho da nossa vida, bem especial… Temos dicas para si, bem especiais, de modo a que possa lutar contra a nostalgia do inverno em casa – cores, luzes, velas, cheiros ou ainda verduras, estes são alguns dos detalhes que podem mudar o rosto da sua casa, trazer maior conforto e entusiasmo. É muito simples, quer seguir o mood? Para isso só terá de ler e inspirar-se pelas imagens que trouxemos para si… Aqueça-se com este artigo! 

Cores claras

Londres . Interdesign: Sala de jantar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Londres . Interdesign

Interdesign Interiores

Se acha que a sua casa tem um ar pesado, escuro e um pouco tristonho, então talvez deva repensar nas cores que tem por lá. Estas têm, de facto, uma grande influência no que toca à decoração e ao ambiente, bem como à influência que nos causa. Por isso, devemos privilegiar as cores mais claras dentro de casa, como a sala ou o nosso quarto. As cores pastéis e sobretudo o branco têm o poder de refletir a luz solar e dá uma sensação mais ampla (perfeito para espaços mais pequenos), fica um ambiente mais calmo e limpo.

Além disso as cores claras na decoração têm o poder de combinarem com qualquer outra cor, pode sempre as combinar com tons mais escuros se pretender. Paredes, cortinas, pavimento algo deve ser claro em sua casa, caso contrário fica um ar pesado e triste, tal como aquele tempo que vemos pela janela da nossa casa. 

Assim, a ideia é darmos luz e uma energia bem alegre, através das cores claras, é tão simples e têm assim a certeza que a sua casa fica como a estação do verão. 

Tecidos acolhedores

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Depois das cores dê ênfase aos tecidos… afinal é neles que nos vamos enrolar. Uma manta fofinha, umas almofadas confortáveis, uns lençóis delicados, um tapete suave, umas cortinas macias, enfim todos os tecidos que existem dentro da nossa casa devem ser pensados primeiro para o nosso conforto e depois para o lado belo e decorativo. Se um tecido for bastante bonito, mas não for nada agradável ao toque, o que adiantará tê-lo? 

Como tal, os tecidos têm um importante papel dentro do nosso lar e sobretudo no inverno em que estamos mais 'colados' a eles, afinal o inverno apela ao sossego, à cama, ao sofá e à preguiça, não é verdade? Então apostemos em tecidos bem acolhedores, quer pela textura como pela cor, talvez uma tonalidade mais forte irá apelar o verão. 

Por outro lado, os tecidos são sempre uma excelente aposta na decoração, é o mais fácil, prático e barato de se trocar conforme as estações, gostos ou humor. Vamos trocá-los? 

Iluminação indireta

Sala de estar  por homify
homify

Artemide Mesmeri Parete LED Wandleuchte

homify

No inverno se há coisa que consumimos bastante é sem dúvida a eletricidade, neste período as faturas oscilam e nunca é muito animador para nós consumidores, entre o aquecimento e a iluminação, os watts não param de subir, mas têm mesmo de ser, apesar de existirem sempre formas de poupança, para baixar as faturas um pouco. 

Em vez de terem todas os candeeiros ou lâmpadas ligadas, dê apenas um ambiente em sua casa, como na sala, enquanto descansa ou vê um filme, através da luz indireta. Este tipo de iluminação cria uma atmosfera bastante agradável ao espaço, ela cria um ambiente aconchegante e menos invasiva, além de aumentar a temperatura. Contrariamente à iluminação direta, ela lumina de forma suave e difusa, ainda que uniforme, resultando num conforto visual.

Descubra o nosso artigo sobre os diferentes tipos de iluminação que pode ter em sua casa.

Cheiros (velas, essências… )

Ai as velas… aquela atmosfera que elas trazem à nossa casa, sobretudo em dias de inverno. É o toque perfeito para criar aquele ambiente bem cozy! Pode apostar nelas em qualquer lugar da sua casa, desde da entrada, à casa de banho, à sala de estar ou de jantar, ao quarto, enfim todos os lugares são ideais para receber umas velas. 

Coloridas, brancas, pequenas, grandes, com cheiro ou não, há mais do que mil variedades, escolha aquelas que fiquem melhor na sua decoração. Mas na verdade algumas com cheiro dão sempre uma característica própria à sua casa, é agradável até para abafar aquele cheiro da humidade, pode também optar por essências naturais.

Se for velas não se esqueça de acender a chama no serão, com uma luz indireta, o ambiente fica simplesmente romântico e perfeito… O inverno traz disto também e por cá gostamos tanto. Não há velas que resistem ao frio do inverno na casa homify.

Plantas e…

Sala de jantar  por ferm LIVING
ferm LIVING

ferm LIVING Image Photos

ferm LIVING

O verão tudo é florido, verde e com ar fresco, ao contrário do inverno em que as árvores estão despidas, as flores estão por aí escondidas e não há lá nada de muito colorido. Mas a nossa casa pode ser um jardim florido, como o retrato de um verão perfeito, em dias de inverno… é fácil. Basta trazer algumas plantas até à sua casa para terem aquela tonalidade bem especial, fresca e com vida. 

Afinal a beleza das plantas é sempre bem-vinda dentro do nosso lar. Se quer que ela tenha flores, então escolha a que preferir, se tiver dúvidas traga as todas, há sempre um cantinho perfeito para ela florescer. 

animais

E o inverno traz também maior solidão, mais tempo em casa… e já pensou em ter um animal doméstico, para alegrar os seus dias de inverno? Este pequeno ser vivo de certeza que irá trazer a maior alegria de todo o inverno. Mais do que lutar contra a nostalgia do inverno em casa, o animal irá trazer-lhe muito amor.

E agora está pronto a enfrentar o inverno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!