Renove o seu closet respeitando estas regras!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Nem todos nós temos a sorte de ter um closet, mas aqueles que têm, sabem que mantê-lo arrumado e organizado pode não ser fácil. Como 2016 ainda agora começou e visto que queremos começar o ano em grande, nada melhor do que dar uma reviravolta ao nosso closet. Ver o que gostamos, o que não gostamos, o que está em boas condições, o que não está… Ou até mesmo repensar a organização e mudar a mobília, quem sabe. Só você sabe como deseja que o seu closet esteja e nós vamos ser uma ajuda para que isso aconteça!

Há que otimizar o espaço do nosso closet e perceber o que precisamos mesmo naquele momento e o que não precisamos e está unica e exclusivamente a tirarmos espaço que podia estar a ser utilizado para arrumar outras peças de roupa que, muitas vezes andam espalhadas pelo quarto!

Neste artigo mostrar-lhe-emos fotografias de seis closets que nos guiarão para as seis regras essenciais para renovar ou reorganizar o seu closet. Acredite que cada pormenor é essencial para que, ao entrar no seu closet, se sinta com disposição de escolher o conjunto que vai usar no seu dia. Pronto para começar 2016 de forma mais organizada? Vamos a isso!

Tirar do closet as coisas de que já não gosta

Closets modernos por homify
homify

La casa di Massimo

homify

O primeiro pequeno grande conselho que lhe damos é que tire do seu closet todas as coisas que já não usa. Um bom truque é fazer três caixotes: o caixote para doação, o caixote para coisas que vão para o lixo e o caixote das coisas que poderá a vir gostar um dia. O primeiro “caixote” do qual lhe falamos é exatamente o da doação. A verdade é que apesar de termos mil e uma coisas no nosso roupeiro/closet de que já não gostamos, há de certeza muita gente que pode gostar e até mesmo precisar dessa roupa! Por isso, se achar que tem roupa que não se enquadre já no seu estilo, ponha-a dentro desse caixote. Depois, leve a uma instituição/associação ou, se quiser fazer antes ainda outra selecção, pode até mesmo dar a familiares ou amigos e só depois, o que sobrar, às instituições. Outra ideia é vender a roupa, online por exemplo, e ainda faz um dinheirinho! Verá que uma grande parte do seu closet fica automaticamente liberta.

Tirar do closet a roupa que não lhe serve

O segundo caixote que lhe propomos é o da roupa que neste momento não lhe serve, mas que você acha que puderá um dia vir a servir. Não se alongue muito neste caixote, seja realista! Se não serve mesmo e dificilmente voltará a servir, opte pelo caixote da doação. Se ainda gostar mesmo de algumas peças de roupa e achar mesmo que lhe podem vir a servir, guarde neste caixote provisório.

Tirar sapatos e roupa velha

O terceiro caixote é o da “roupa sem solução” ou, por outras palavras, o da roupa que vai para o lixo. Há muitas vezes roupas no nosso armário, e até mesmo acessórios, adereços e sapatos, que já estão em mau estado tanto para nós usarmos como para doarmos a alguém. Não vai dar a alguém uma peça de roupa que você já não usa porque está estragada ou velha certo? Por isso, infelizmente, há roupa que já não tem solução a não ser ir para o lixo… Muitas vezes pode é optar por utilizar alguns tecidos para panos para limpar o pó ou algo do género, em que não é necessário que o tecido esteja muito bonito ou em bom estado!

Espaço para pedurar roupa e colocar roupa dobrada

Closets escandinavos por Art-i-Chok
Art-i-Chok

WHITE TREE wardrobe

Art-i-Chok

Agora que já só tem no seu closet tudo o que é essencial e que ainda usa, há que organizar e arrumar tudo! Há dois pontos muito importantes: ter locais para pendurar a roupa e locais para colocar a roupa dobrada – mesmo que não sejam gavetas. Este closet é o exemplo perfeito de um closet cheio de arrumação e, ainda assim, espaçoso. Um projecto do atelier ART-I-CHOK, de um closet que todos nós gostaríamos de ter.

Separar a roupas por ocasiões (dia-a-dia, eventos… )

Este é o closet de sonho para uma mulher. Com mil e uma prateleiras, tudo branquinho, clean, simples e minimalista, para que as peças de roupa, sapatos e acessórios fiquem realçados no meio de tanta arrumação. E porque é importante temos tantas prateleiras e gavetas e roupeiros? Ora bem, na verdade, não só é importante ordenarmos a roupa por cores, por exemplo, – visto que torna muito mais fácil a escolha do conjunto todos os dias -, como também é essencial que separemos a roupa por ocasiões. Não vamos intercalar roupa de eventos com roupa de dia a dia. Que sentido faz uma tshirt branca simples estar ao pé de um vestido com lantejolas? Ou uns sapatos de salto alto estarem ao pé de uns ténis de corrida? Não faz sentido e não demonstra qualquer tipo de organização. Por isso mesmo, este closet está projectado assim. Várias prateleiras para os sapatos, várias prateleiras para as malas, várias para os acessórios e várias gavetas e roupeiros para a roupa. Como se vê na zona dos sapatos, os ténis estão todos numa prateleira, os sapatos de saltos alto estilo stiletto noutra, os chapéus noutra, e por aí em diante…

Armazenar as roupas da outra estação

Por último, e também muito relevante, principalmente no caso de não ter um closet assim tão grande, aconselhamo-lo a guardar a roupa que fôr da outra estação. Por exemplo, se estiver no Verão, guarde em caixa, bem guardadinha para não ficar a cheirar a mofo, a roupa de Inverno que tem a certeza que não usará durante o Verão. Pode sempre deixar umas botas e um casaco, para ser mais prático no caso de vir a ser necessário, mas nunca é preciso mais do que isso.

Pronto para começar? Conte-nos tudo na abaixo nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!