Ideias para separar a cozinha da sala de estar

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Ideias para separar a cozinha da sala de estar

sofiapega sofiapega
Cozinhas  por Elfa Deutschland GmbH
Loading admin actions …

Tem a sua cozinha e a sua sala de estar “juntas”? Muito bem, então este artigo é mesmo para si. Cada vez mais há fãs dos “open space” preferem que não haja separação entre determinadas divisões – como a sala de estar/jantar e a cozinha – do que haja paredes em todo o lado a separar os espaços. Assim, muitas vezes criam alternativas às paredes, que ocupam menos espaço, “cortam” menos o ambiente e dão-nos mais a sensação de continuidade e amplitude, pois não delimitam tanto as divisões. No entanto, é importante que fique claro que a sala de estar é a sala de estar e a cozinha é a cozinha, não se misturando objectos e ambientes, mas podendo (e devendo) estar em harmonia.

São estas alternativas de que lhe vamos falar neste artigo. Um total de seis sugestões ideais para separar a sua cozinha da sua sala de estar, não as separando totalmente. Desta forma, será claro que se tratam de divisões diferentes, mas que estão em comunhão entre si. Continue a ler o artigo e inspire-se com a homify!

Separar com portas de correr de vidro

A primeira forma que lhe sugerimos para fazer esta separação são as portas de correr de vidro. Esta é uma solução que tem várias vantagens. Primeiro de tudo, a transparência, que faz com que, estando na sala de estar, consigamos ver a cozinha e, estando na cozinha consigamos ver a sala de estar. E, sem segundo lugar, a forma com deixa passar a luz natural de uma divisão para a outra, partilhando do mesmo ambiente e atmosfera. O facto de serem portas de correr permite também que, no caso de se estar a usar algum electrodoméstico mais barulhento na cozinha, se possa fechar as portas e não incomodar tanto quem estiver na sala de estar. O mesmo se aplicar aos cheiros que, muitas vezes, não queremos que passem para o resto da casa.

Separar com um aquário

Corredores e halls de entrada  por Aquarium Services
Aquarium Services

1500 litre bespoke through wall aquarium in a Surrey home

Aquarium Services

Como segunda alternativa para separar a sala da cozinha, temos uma sugestão não tão fácil de concretizar. No entanto, se estiver a construir a sua casa de raiz ou se, por outro lado, estiver disponível para um pouco de obras em sua casa, esta solução é a mais divertida e original. Um aquário a fazer de parede! É verdade… um aquário colocado exatamente no meio de uma parede, enorme. Idealmente, poderia ser transparente, tal como as portas de vidro, com a diferença que tem água e peixinhos no meio. Se não puder fazer obras em sua casa, pode sempre arranjar um aquário grande e utilizá-lo quase como um “biombo” separador das duas divisões.

Separar com uma estante

Terceira sugestões: uma estante com livros. Como vê na fotografia, um projecto do atelier MAT ARCITETTURA E DESIGN, uma estante com livros pode tornar-se numa autêntica parede para separar uma divisão. Com a diferença que não vai até ao tecto, é muito mais personalizável e não é visualmente tão pesado. Neste caso, por exemplo, a estante não tem fundo, ou seja, conseguimos ver entre as prateleiras um lado e o outro das divisões. O espaço continua amplo e conseguiu-se, de facto, uma solução esteticamente muito bem conseguida e, ainda assim, uma solução muito prática e funcional.

Separar com uma lareira

Sala de estar  por homify

Aqui vem mais uma solução que pode não ser propriamente fácil de concretizar mas que, no caso de ter possibilidade de a concretizar, não devia fugir dela! Quem é que já teve a sensação de que a cozinha é uma divisão da casa que está sempre fria? Todos nós… E porquê? Pelo chão e paredes com azulejos? Pela farta de mantas acolhedoras, almofadas e chão em madeira ou pavimento mais absorvente do calor? Pode haver mil e uma razões mas a verdade é que a cozinha é mesmo um espaço da casa no qual sentimos sempre mais frio. Eis a solução perfeita para este problema e para o problema da separação da cozinha e da sala, um autêntico 2 em 1: uma lareira. Uma lareira em vidro que aquecerá ao mesmo tempo a sua sala de estar e a sua cozinha e que, por outro lado, delimita os dois espaços de forma “soft”. Mais uma vez, o recurso ao vidro funciona muito bem.

Cozinha com ilha

imagens 3d - cozinha e sala de estar: Cozinhas  por Davide Domingues Arquitecto
Davide Domingues Arquitecto

imagens 3d – cozinha e sala de estar

Davide Domingues Arquitecto

Quase quase a chegar ao fim, esta é uma solução para uma cozinha e sala de jantar que sejam bastante grandes e tenham bastante espaço. Estamos a falar da ilha, a tão famosa e desejada ilha. Se não sabe o que significa o termo “ilha”, quando falamos no âmbito da decoração e da arquitectura, nós passamos a explicar. Imagine que o seu fogão e balcão se separavam dos seus lugares tradicionais e que concebiam um mobiliário independente da cozinha… A ilha é um elemento que permite criar um espaço harmonioso e funcional/operacional na cozinha, garantindo uma máxima eficiência, funcionalidade e estilo. Neste caso em particular, permite ainda que se faça a separação da cozinha e da sala de estar.

Separar com uma parede falsa

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar  por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

Por último, mas não menos importante, sugerimos-lhe que “arranje” uma parede falsa, mas fixa. Não estamos a falar das típicas parece que comummente separam as divisões, mas sim de parede mais originais, mais “abertas” e “transparentes”. Na fotografia pode ver-se um projecto bem português, do atelier ROSA PURA HOMESTORE, que ilustra perfeitamente aquilo que lhe estamos a dizer. Aqui pode ver uma “parede”, que não é uma parede, mas que tem a mesma função. A vantagem é que, para além de dar muito mais estilo, bom gosto e personalidade à divisão (aliás, às divisões – sala de estar e cozinha), torna o espaço mais amplo e harmonioso, fazendo a ligação da decoração dos dois lados.

Qual destas alternativas é a ideal para a sua casa? Diga-nos nos comentários!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!