casa JL: Piscinas minimalistas por arquitetura.501

Ideias fantásticas para iluminar as paredes da sua casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Iluminação – seja natural ou artificial, a iluminação é dos factores mais importantes de uma casa e aquele que tem um grande peso sobre a sua beleza e conforto. É muito difícil fazermos o nosso dia-a-dia numa casa mal iluminada. Precisamos de luz para tudo: para ver onde pisamos, para preparar refeições, para ler um livro, tomar banho ou simplesmente para tornar o nosso espaço num sítio mais agradável de se estar. Mas como sabemos que aos nossos leitores não lhes basta ter luz, no artigo de hoje vamos abordar a iluminação de paredes de maneira a que as suas decisões lá para casa sejam o mais bonitas e originais possível! Está preparado? Então vamos a isso!

1. Iluminação vertical de cima para baixo

Para dar aquele ar de foco definido, como se da passadeira vermelha se tratasse, nada como iluminação vertical no sentido descendente. Fica de imediato claro o que pretende destacar!

2. Iluminação vertical de baixo para cima

Se por outro lado o que pretende é uma iluminação que se difunde pela parede, o sentido ascendente será o mais indicado. Ao mesmo tempo que ilumina, não faz foco em nenhum ponto específico, percorrendo a parede em toda a sua altura até ao tecto ou até esta acabar.

3. Azulejos brilhantes

Uma parede branca ou com brilho também vai iluminar a sua casa, pois ao ter luz a incidir sobre ela, vai estar a reflectir esta luminosidade. Se quer dar mais luz à sua casa, opte por um revestimento deste tipo!

4. Pontos de iluminação desencontrados

Jogue com os pontos de iluminação artificial através da sua colocação! Se tiver uma fila de lâmpadas, pode desencontrá-las ou até criar imagens, caracteres ou palavras com as mesmas. Deixe a sua imaginação voar!

5. Iluminação embutida

Ao embutir lâmpadas, vai conseguir criar ambientes mais discretos, misteriosos, mas ao mesmo tempo bastante iluminados. Utilize este sistema em tectos falsos ou em armários e poupe imenso espaço!

6. Iluminação pontual

Para quem gosta de candeeiros, a opção anterior de nada vale. O que importa mesmo é que haja abat-jours pela casa – e isso não é problema, quando a nossa sugestão recai precisamente sobre estes. Candeeiros das mais variadas formas e feitios podem perfeitamente ser utilizados para iluminar uma parede. Seja com um candeeiro de tecto ou de chão (naturalmente mais encostados à parede que pretende iluminar) ou de parede, vai conseguir sempre excelentes resultados que estão à vista neste exemplo que lhe mostramos!

7. Iluminação no espelho

Iluminar um espelho também é uma boa ideia para trazer mais luminosidade para dentro de casa – principalmente se o espelho for de grandes dimensões, como por exemplo uma parede espelhada. Ao reflectir a luz que sai do candeeiro mais próximo ou que vem da rua através da janela ou de uma porta, o espelho vai conseguir espalhá-la pela divisão, tornando tudo muito mais claro!

7. Iluminação inferior

Por último, mostramos-lhe como fica um espaço após a instalação de iluminação artificial inferior. Este tipo de instalação implica que haja prateleiras, armários ou uma bancada por baixo dos quais se coloquem as lâmpadas (normalmente embutidas). A luz é assim difundida num sentido descendente, como se a sua base fosse iluminada por si só.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Que outras ideias daria aos nossos leitores?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!