Uma villa para artistas em Córsega: sabor Mediterrânico

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Situada na ilha de Córsega, na cidade de Cargèse, encontra-se esta villa concebida a pedido de um casal de artistas. Não só a sua localização privilegiada à beira-mar, mas também a sua construção fazem com que esta casa seja uma verdadeira obra de arte.

A sudeste da Riviera francesa, a oeste da região Toscana e a norte da Sardenha, esta ilha do Mediterrâneo foi batizada pelos gregos como Kallisté: a mais bonita. Hoje, é apelidada de Ilha da Beleza e não é difícil entender porquê: uma costa de areia fina abraça montes verdes que flutuam sobre as águas cristalinas do Mediterrâneo. A cidade de Cargèse, na região sul da ilha, foi fundada por emigrantes gregos em 1676, mantém tradições muito particulares devido à sua interessante História e foi aí onde o estúdio Paul Franceschi Architecte estabeleceu um vagaroso diálogo com a paisagem.

Carta de apresentação

Incorporada numa paisagem privilegiada de cores quentes, esta moradia é composta por volumes prismáticos que, situados no topo de uma falésia, se escondem por detrás da vegetação. Uma plataforma de madeira, apoiada sobre o terreno, articula os diferentes volumes e serve de pavimento ao terraço.

Reminiscências mexicanas

Piscinas modernas por Paul Franceschi
Paul Franceschi

Villa Isaky

Paul Franceschi

As cores e a luz trazem-nos à mente a arquitetura do mexicano Luis Barragán. No exterior, cores quentes e simples pintam as fachadas de um terracota suave. No interior, o azul-marinho preenche o espaço, que só é perturbado pela incidência de raios de sol.

Construção

Esta vivenda foi construída com a premissa de respeitar a paisagem – o arquiteto Paul Franceschi teve cuidados especiais ao selecionar os materiais e os processos de construção, levando em consideração o meio ambiente. As paredes foram construídas com tijolos e foi projetado um telhado verde, com o intuito de se conseguir alcançar uma inércia térmica apropriada.

Pedras preciosas

A piscina encontra-se encostada a uma parede branca. De dia, a cor da água pode ser confundida com o mar no horizonte. De noite, iluminada, a sua água torna-se numa grande pedra preciosa.

Arquitetura emocional

Fiel à arquitetura exterior, o interior segue o estilo contemporâneo de geometrias retas. No entanto, ao contrário da atual tendência minimalista de se criar espaços em branco, diferentes cores pintam esta villa: falamos de arquitetura emocionante.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!