Reabilitação encantadora!

mc mc
Loading admin actions …

Acreditamos que ainda se lembra deste projecto: Casas de férias em Manta Rota – um projecto fantástico no Algarve, desenhado pelo atelier Posto9 Pois bem, se ficou curioso para conhecer mais projectos desta equipa, hoje mostramos-lhe precisamente isso! Ainda assim, desta vez o projecto é diferente: do Algarve, a Lisboa – de férias à vida citadina, este projecto trata-se da reabilitação de um prédio pombalino, no coração da cidade lisboeta! Sabemos que gosta de projectos de reabilitação e por isso, não pode deixar de conhecer este. No centro histórico da cidade, este projecto desfruta de uma localização bastante privilegiada. Venha connosco, e conheça a fantástica supresa que o terraço nos guarda!

Fachada preservada

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista exterior da fachada principal: Casas modernas por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista exterior da fachada principal

Posto9 Arquitectos

Tal como já referimos, o projecto consistiu na reabilitação integral de um edifício pombalino, caraterizado por um piso térreo de salas abobadadas com arcos em cantaria de pedra, quatro pisos superiores originais em estrutura de gaiola e dois últimos pisos de construção recente e descaraterizada. Na fachada, a obra resumiu-se à preservação do seu caracter tradicional e original, apenas actualizando alguns pormenores como as caixilharias. Ainda assim, um importante passo para dar assim continuidade à manutenção cuidada do património da cidade. Mas vamos ao que interessa: o interior, começando pelo térreo!

Abóbadas no térreo

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do Piso 0: Garagens e arrecadações modernas por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista do Piso 0

Posto9 Arquitectos

A intervenção caraterizou-se pela manutenção das estruturas e pormenores originais, adequando os espaços interiores às condições de habitabilidade actuais. Mantiveram-se as lajes de origem, anulando-se algumas paredes interiores para garantir dimensões confortáveis por compartimento. Já no piso térreo, as abóbadas têm um óbvio valor estético e patrimonial muito forte, marcando pela diferença entre muitos outros prédios pombalinos – desta forma, foram trabalhadas no sentido de conservar e preservar a sua estrutura, causando um impacto fantástico e dotando o espaço de uma carga histórica imensa!

Lá no cimo, um duplex

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista das escadas: Corredores e halls de entrada  por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista das escadas

Posto9 Arquitectos

Nos dois últimos pisos os arquitectos optaram pela demolição integral do existente e construção de uma estrutura em light steel framing, de comportamento estrutural mais aproximado à gaiola pombalina dos pisos inferiores. Uma opção bastante utilizada neste tipo de intervenções pela sua leveza e adaptabilidade a este tipo de estruturas pré-existentes. Desta forma, o espaço ganha a possibilidade de de adaptar a novos usos, como é o caso deste duplex. Repare na escadaria. Super elegante e sublime : uma espécie de peça escultórica que marca a diferença nesta divisão. Mas antes de subir as escadas, vamos continuar a conhecer o resto dos espaços!

Sala em open-space

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista da sala: Salas de estar modernas por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista da sala

Posto9 Arquitectos

As zonas públicas dos apartamentos localizam-se na fachada principal, com vista sobre a Baixa e as zonas privadas mais resguardadas estão orientadas para o saguão das traseiras.
A sala onde está aquela elegante escadaria, é um verdadeiro salão! Graças à remoção das estruturas existentes neste piso, esta divisão pode desta forma estender-se sobre toda a frente de rua tirando proveito destes grandes vãos. Os materiais quentes no pavimento e nas escadas, contrastam com a base de linhas contemporâneas e “limpas”, pintadas a branco: paredes, tectos e portadas das janelas.

No interior das mansardas

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do quarto: Quartos modernos por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista do quarto

Posto9 Arquitectos

No piso superior, as tão características mansardas, que no exterior adoptam uma imagem original, preservando a proporção do vão e materiais aplicados, no interior são aproveitadas para reinventar o espaço: linhas contemporâneas que se adaptam a uma estrutura mais conservadora.

Cozinhas simples e luminosas

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista da cozinha: Cozinhas modernas por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista da cozinha

Posto9 Arquitectos

As cozinhas ganham as mesmas características, conjugando materiais e aspectos mais contemporâneos, conjugados na perfeição com materiais mais sóbrios que realçam a ligação às origens do imóvel. Equipamentos modernos, conjugados com a bancada e parede em pedra lioz, aplicada na perfeição com uma atenção ao detalhe brilhante.

Terraço surpresa com vista para o rio!

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do terraço: Terraços  por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista do terraço

Posto9 Arquitectos

Como já referimos, estes últimos pisos correspondem a um novo apartamento duplex, cuja configuração exterior reconstitui as trapeiras existentes na envolvente. Sobre o duplex situa-se um terraço terraço com uma vista de 360º sobre Lisboa e o rio. Veja as maravilhas deste terraço!

De um lado, a Sé.

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do terraço: Terraços  por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista do terraço

Posto9 Arquitectos

Quando dizemos 360º, é mesmo! Se de um lado se vê o Rio, olhando para trás vemos um dos ponto mais notáveis da cidade – a Sé! Rematado por pedra lioz, o terraço é revestido por madeira no pavimento – um ambiente super agradável, onde aproveitar os belos dias de sol desta cidade!

Do outro, a cidade!

Edifício Chinesas Milagrosas - Vista do terraço nocturna: Terraços  por Posto9 Arquitectos
Posto9 Arquitectos

Edifício Chinesas Milagrosas – Vista do terraço nocturna

Posto9 Arquitectos

Como se a Sé não bastasse, à noite o panorama ganha vida com a cidade iluminada e ao fundo, a Ponte sobre o rio Tejo!

Também gostava de viver numa casa com este terraço maravilho? Deixe a sua opinião
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!