Inspiração a dobrar a norte de Itália

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje, vamos até ao norte da bela Itália, designadamente a Reggio Emilia, em Emília-Romanha, conhecer não uma, mas duas moradias projectadas pelo atelier de arquitectos Paolo Cavazzoli.

Para além do exterior, damos-lhe a conhecer os pormenores arquitectónicos do interior, assim como a sua decoração. Se está prestes a decorar ou a redecorar o interior da sua casa e se se revê num estilo que mistura o moderno com o clássico, então este artigo é para si. Estamos certos de que conseguirá retirar algumas ideias para aplicar no seu próprio espaço.

Venha. Vamos levá-lo a fazer uma visita guiada. E olhe que hoje a inspiração é a dobrar.

O exterior

São duas moradias modernas e compactas. As fachadas alternam entre o branco e uma tonalidade que se aproxima do rosa. Há, ainda, apontamentos em cinza e em bege. São quatro tonalidades distintas, mas que acabam por convergir em certos aspectos pelo que dialogam na perfeição entre elas e acabam por dar mais ritmo e profundidade à composição. Não há janelas grandes, mas há muitas janelas, assim como varandas e um espaço exterior circundante amplo e pavimentado. A isto juntam-se os canteiros que aguardam o nascimento dos primeiros verdes.

A primeira cozinha

Chegamos ao interior de uma das villas e começamos pela cozinha que tem um ambiente agradável, tal como o resto da casa. Cada parede é bem explorada. A principal foi pintada por uma tonalidade azul vibrante que contrasta com o branco, dando ao ambiente um toque de personalidade e ousadia pois não é um azul qualquer. O estilo é moderno, mas com laivos tradicionais. Entre a bancada e os armários, as paredes estão revestidas a granito preto, tal como o topo dos balcões. A mesa de jantar desdobrável segue a mesma linha de cozinha.

Outros detalhes da cozinha

A parede oposta foi totalmente aproveitada para arrumação. Do chão ao tecto, há armários com comprimentos e larguras distintas, o que é útil para guardar utensílios e alimentos também eles de tamanhos vários. A meio, houve ainda espaço para incrustar um forno. Estes armários formam uma espécie de moldura em relação à porta que permite a passagem para a sala de estar.

Afinal havia outra

Nós avisámos que este livro de ideias vinha com inspiração a dobrar. Esta é a cozinha da outra casa. Em boa verdade, as cozinhas se assemelham no que ao estilo diz respeito. As principais diferenças estão no revestimento. Para as paredes desta cozinha, escolheu-se um sereno tom em lavanda que contrasta com os móveis brancos. O chão também foi revestido com outro material. Enquanto na primeira cozinha vemos um piso assoalhado brilhante, aqui está coberto a cerâmica. Fica também esta proposta.

A sala de estar

A primeira característica a distinguir-se nesta sala de estar é a generosa quantidade de luz natural que por ela entra. Não há qualquer cortina ou estore a resguardá-la pelo que a luz perpassa em pleno, deixando o espaço arejado e brilhante. Como é natural, não poderia faltar um grande sofá. A escolha recaiu num sofá cor de café com leite. Em frente a ele foi colocado um tapete dando a este lugar uma dimensão mais aconchegante. Para esse efeito, também contribui a lareira que aquece o espaço nas noites de Inverno. A parede da lareira e do móvel de televisão foi destacada com um papel de parede.

Casa de banho: grande e sofisticada

A primeira proposta mostra uma casa de banho luxuosa e ampla. O soalho é escuro e os móveis e porcelanas claros, modernos e funcionais. No canto, foi instalada uma grande banheira de hidromassagem e o desnível superior integra a zona do duche. Em baixo, há ainda uma bancada com lavatório duplo e um armário de dimensões ideais para guardar toalhas e produtos de higiene.

Casa de banho: pequena, mas com carácter

Mais uma casa de banho, desta vez uma proposta mais pequena, mas não menos convidativa e elegante. O preto e o branco são uma combinação intemporal que resulta sempre bem, sobretudo quando presentes num padrão com riscas verticais. O espelho com uma moldura dourada e trabalhada remete para um estilo mais clássico e é o toque final perfeito sobre este fundo a preto e branco.

Casa de banho: moderna e discreta

Por fim, uma casa-de-banho prática, ideal para o dia-a-dia. Mas não sem detalhes interessantes. O móvel suspenso para além de assimétrico, divide-se em duas cores. O facto de estar suspenso empresta maior leveza ao espaço e uma ilusão enfatizada de espacialidade.

O que achou do interior destas moradias? Qual a sua cozinha ou casa de banho preferida? Deixe-nos a saber na caixa de comentários abaixo deste artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!