Ideias geniais para jardins internos

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
CRR | Varanda, Kali Arquitetura Kali Arquitetura Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

O Jardim de inverno é a composição de um quintal em um cômodo fechado. Esse tipo de dependência que foi conceituada a partir da necessidade de criar um contato maior com a natureza em lugares e países que o clima mais frio ou ameno não permitem uma interação na área externa, do apartamento ou casa, com muita frequência. Assim, acabou por ser uma opção inteligente de encher o ambiente de verde sem pegar friagem. 

Além de trazer ar fresco e aconchego ao interior da sua casa, encher a área de flores e plantas deixa o décor da sua habitação o mais natural possível. E, esse seu reduto paisagístico pode ser elaborado em qualquer cantinho do seu lar, sem precisar de uma grande superfície ou mesmo alocar parte dos seus móveis. Inclusive, para residências reduzidas.

Tendência mesmo em países tropicais, o jardim de inverno pode ser composto por vários artigos de decoração como pequenas fontes de água, velas ou lamparinas. Opte também por flores que sobrevivam a espaços fechados e que não dependam de grande quantidade de água para continuarem floridas e viçosas. Ademais, para que o cantinho permaneça sempre vivo e renovado, prefira espécies que floresçam durante o ano todo.

Confira esses exemplos de ambientes bem decorados com vegetação natural que a homify traz exclusivamente nesse livro de ideias. Quem sabe assim você não se instigue a fazer um jardim interno dentro do seu apê, deixando o espaço mais aconchegante e cheio de boas vibrações.

Pergolado

O pergolado é uma espécie de galeria (pérgula, ou pérgola), construída em pátios e jardins, servindo mesmo como varanda, podendo ser coberta com telhas transparentes ou até mesmo trepadeiras, formando um portal. Assim, nesse espaço cheio de verde e flores coloridas, acabou por se fazer uma canto de ode à natureza. Para você ficar por dentro de tudo sobre decoração e design de interiores confira o site da homify que esta recheado de muitos livros de ideias e sugestões para você transformar o décor da sua casa. 

Parede Verde

Esse conceito de décor foi desenvolvido pela equipe de Kali Arquitetura com o intuito de criar um ambiente de convívio social com elementos da natureza. A cobertura protege espaço contra vento e chuva, entretanto e feita de uma estrutura de madeira com vidro. Assim, não retém muito calor além de permitir a passagem de luz natural. A mobília rústica com pecas de madeira e acabamento mais robusto deixou o visual do recinto um pouco mais campestre e consequentemente mais próximo de um cenário bucólico. Pequenos vasinhos de plantas se mesclam com adornos e enfeites finalizando com requinte toda a composição desse jardim mais que especial. 

Lareira

Esse espaço com linhas retas e contemporâneas traz o verde para o interior da residência com harmonia e requinte. Entretanto, a estrela do ambiente fica por conta da pequena lareira a carvão móvel instalada no meio da sala, para aquecer as tarde e noites mais gélidas com bastante papo entre amigos e familiares. Para completar, o sofá com estofado confortável fica mais aconchegante com as variadas almofadas que recobrem o mesmo. 

Na varanda

A varanda moderna ganha uma outra espécie de jardim vertical numa versão feita com vizinhos de cerâmica com mudas de plantinhas colocadas de forma geométrica e enviezada na parede, deixando a sensação 3D de uma parede com textura viva. Para completar o look, a cadeira de balanço super confortável pode ser um reduto para quem gosta de ler ou simplesmente quer descansar das atribulações cotidianas. 

No canto

O espaço integrado da sala de jantar com estar ganha uma versão moderna de um jardim interno vertical confeccionado com mudas de samambaias penduradas em uma parede, dando a sensação da mesma estar recoberta por uma trepadeira. À frente da parede, uma fonte de água com uma estatua deixa o cantinho ainda mais campestre. É possível também ligar a fonte e fazer com que a água circule, oxigenando a mesma alem de causar um bale aquático muito belo para momentos de lazer e relaxamento. 

Oásis

Nesse apê com influência dos faraós, com muitos tecidos e uma daybed confortável, o jardim de inverno ganhou o plus de uma vista panorâmica imperdível. Ideal para adormecer acompanhando o pôr-do-sol com uma companhia ou não. Os vasos com plantinhas verde mesclam com os vasinhos de flores amarelinhas espalhadas no recinto. 

Com gaiolas

A decoração super leve dessa sala de estar ganha um adendo inventivo com as gaiolas de pássaros coloridas, usadas unicamente para a decorar e embelezar o cômodo, e não para manter os pássaros presos. Mesmo assim, vasos de samambaias complementam o visual paz e amor misturado com outras peças coloridas de vime, com um ar mais campestre. 

Varanda

No cômodo eclético e cheio de cores vibrantes, as samambaias novamente tomam conta do pedaço. Conhecidas como plantas ornamentais, ou seja, àquelas que se distinguem pelo florescimento, pela forma ou colorido das folhas e pela forma ou aspecto geral da planta, acabam por ser boa pedida para jardins de inverno. Pois, se adaptam com facilidade em ambientes diversos, espaços livres ou fechados, estabelecendo no mundo moderno o contato mínimo possível do homem com a natureza.

Varanda II

Nessa varanda clássica os vasos de plantas são espalhados pelo recinto e se fundem com as árvores da rua. Mesmo que tenham menos elementos verdes, não deixa de ser um lindo recanto para descansar. O charme do espaço fica por conta da namoradeira talhada com madeira à palhinha. 

Integrado

homify Varandas, marquises e terraços modernos

Neste apartamento tipo studio, a varanda virou uma grande área de estar e convivência social. O jardim vertical com um mobiliário de design arrojado em cores neutras trazem uma identidade única ao ambiente. O espelho que vai de parede a parede da a impressão de amplitude ao cômodo. E, o grande diferencial fica por conta dos pequenos vasinhos de plantas espalhados no recinto. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista