O que fazer com uma parede de tijolos?

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Decorar uma divisão em que uma ou várias paredes estão cobertas de tijolos é sempre desafiante e tem tudo para dar certo. Uma parede de tijolos confere conforto e personalidade a um ambiente. Dão um ar industrial ao espaço e remetem-nos até para os famosos lofts que surgiram nos anos 60 nos Estados Unidos.

Como já percebeu, é disto mesmo que lhe vamos falar: decoração com tijolos. Sabemos que os tijolos e o estilo de decoração que se alia a eles está cada vez mais “na moda” e que muitas pessoas querem aderir a este tipo de decoração. Por isso mesmo, sempre a pensar em si, escrevemos este artigo em que lhe damos seis ideias para o ajudar a decorar com tijolos e a integrá-los no espaço, para que não pareça apenas uma fábrica ou prédio abandonado. Com ar degradado ou não, conjugados com mobília branca ou castanha escura, combinados com paredes brancas ou de cores vivas… Vamos mostrar-lhe um pouco de tudo, para que haja projectos para todos os gostos.

Se tem uma parede de tijolos em casa e ainda não percebeu muito bem como tirar partido dela, este artigo é mesmo para si. Continue a ler e inspire-se com a homify!

Decorar com estilo industrial

Salas de estar industriais por Creoline

Em primeiro lugar, tal como referimos na introdução, aos tijolos deve-se aliar uma decoração de estilo industrial. Neste espaço, a decoração simples e o toque industrial dos candeeiros no tecto, por exemplo, e das ripas de madeira, conferem harmonia a esta sótão/casa. Os tijolos estão muito bem arranjados, claramente com o intuito de estarem alinhados, limpos e perfeitos, em vez de terem um ar degradado – que também fica muito bem, apesar de não ser, de facto, o objectivo neste projecto. Um projecto do atelier CREOLINE que resultou na perfeição!

Dar-lhes uma aparência degradada

Dissemos anteriormente que os tijolos também resultam muito bem com uma aparência degradada, e é verdade. Se arranjar uma casa ou espaço com uma parede de tijolos, em determinadas situações, quase nem tem de mexer neles. Neste projecto pode ver como não se tocou praticamente nos tijolos, mantendo-se no seu estado “original”. Até se consegue ver como alguns tijolos são pequenos e outros grandes, parecendo quase um remendo feito anteriormente na parede. O candeeiro é também um foco de atenções. Folhas a voar no ar… Um espaço que nos faz lembrar um atelier de designers e arquitectos. O tapete avermelhado não podia ser mais perfeito para criar harmonia no espaço.  Conforto e originalidade definem esta divisão

Cobrir parcialmente com cimento

Quarto de crianças  por bobo kids
bobo kids

Tent Bed at bobo kids

bobo kids

Cobrir parcialmente os azulejos com cimento, como as linhas de separação entre os diversos tijolos ou até mesmo algumas zonas da parede, pode tornar todo o ambiente ainda mais original e personalizado. Como pode ver no projecto da fotografia, um projecto do atelier BOBO KIDS, são inúmeras as divisões que podemos decorar com tijolos, até mesmo quartos de crianças. Este quarto infantil, muito fora do normal, não precisou de cores vivas e fortes para ficar divertido e adequado a uma criança. A cama tenda deu o toque infantil à decoração, bem como os brinquedos espalhados pelo quarto.

Outro ponto muito interessante deste quarto é a forma como o chão, que tem uma forma e cor tão características, resulta tão com com esta parede de tijolos. É também inevitável falar de quantidade de luz natural que incide no quarto, devido à enorme janela, e dos tubos brancos que percorrem as paredes, conferindo um ar industrial, que, tal como falámos anteriormente, se enquadra muito bem com as paredes de tijolos.

Este é um quarto que, retirando a cama de criança e os brinquedos, está pronto para ser “habitado” por um jovem ou um adulto, sem qualquer tipo de alterações, o que é sempre uma vantagem tanto a nível económico como também pelo facto de poupar muito trabalho em termos de obras e mudanças.

Pintar de branco

Sala de estar  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Sterling Oak Nest of Tables

The Cotswold Company

A quarta sugestão que damos é para aqueles que querem manter a textura dos tijolos na parede, no entanto, querem outra cor para a divisão sem ser cor de tijolo. Sugerimos então que pinte a parede dos tijolos com tinta branca, tal como vê na fotografia. A textura mantêm-se exatamente igual, mas a cor não. Neste projecto em específico, é evidente que se tentou manter o ar desgastado e industrial, mesmo que os tijolos tenham sido pintados de branco. Porém, se pintar toda a parede de branco liso e uniforme, também consegue obter um resultado fantástico, apesar de mais clean e simples.

Voltando a falar deste projecto em específico, podemos dizer que é a prova como os tons quentes como o amarelo e tons de madeira casam na perfeição com as paredes de tijolos. Nem todos arriscariam, mas é verdade o quadro pendurado na parede resultou muito bem, fazendo a ligação entre todas as cores presentes no espaço.

Utilizar cores que contrastem

Sala de estar  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Lundy Stone Grey Corner TV Unit

The Cotswold Company

Estávamos a falar de branco, mas agora passamos para as cores fortes e vivas! Se for uma pessoa alegre e que goste de dar vida à sua casa, nada como colocar ao pé da parede de tijolos elementos de decoração com cores vivas – plantas podem ser uma boa opção devido ao verde fresco – ou até mesmo pintar alguma parede ou peça de mobiliário de outra cor, como a parede da fotografia que está pintada de um azul muito forte!

Combinar com mobília de madeira escura

Escritório e loja  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Oakland 3 Drawer Filing Cabinet

The Cotswold Company

Para terminar, mas não menos importante, sugerimos-lhe que combine a parede de tijolos com mobília de madeira escura, conseguindo, assim, um estilo masculino, confortável e convidativo ao mesmo tempo. Este tópico pode também ser ilustrado com a imagem utilizada para o tópico “Pintar de branco”.

Agora já sabe como tirar partido da sua parede de tijolos? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!