Cortinas de quarto para todos os gostos

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A história das cortinas veio-se alterando ao longo do tempo e de uma forma gradual a sua opulência foi sendo cada vez menor. Os pesados cortinados de antigamente já se vêem cada vez menos a não ser que a decoração escolhida a isso obrigue contudo, não podemos negar que um conjunto de cortinas, regra geral, deixa uma divisão mais composta e bonita. O artigo que lhe trazemos hoje é sobre cortinas de quarto, damos-lhe vários exemplos como opção, se algum deles a apaixonar, talvez esteja na hora de fazer mudanças aí em casa.

Cortinas coloridas

Quartos modernos por Visage Home Style
Visage Home Style

​A project in İzmir, Turkiye. (guest room) – İzmir'de uygulaması bize ait bir projenin misafir odasından bir kare.

Visage Home Style

Se gosta de cor – e aqui quando nos referimos a cor referimo-nos aquelas que animam os nossos dias – certamente gostará da proposta que agora lhe apresentamos. Não nos vamos cingir ao cor-de-rosa – ainda que seja um mimo! – mas ao uso livre dar cor. Como vê o resultado é muito bonito e faz metade da decoração do quarto de dormir. Não tenha medo de arriscar, cor precisa-se e alegria também! 

Com opções simples nada pode falhar

Apartamento Lumiar_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Quartos modernos por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Lumiar_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Avançamos pela simplicidade. É mais difícil do que à partida imaginamos criar combinações simples uma vez que, caímos na armadilha do transparecer demasiado esforço para parecer cool, o que quero com isto dizer é difícil atingir a simplicidade de uma forma que realmente resulte. É precisamente por isso que começamos com este exemplo em que a simplicidade é palavra de ordem mas que, não surgiu pela junção de algumas peças de mobiliário e pronto. Falando nas cortinas que é aquilo que mais nos importa, poderíamos dizer que elas são simplesmente umas cortinas brancas, mas isso seria redutor, se não repare no cair das mesmas, a suavidade e leveza do tecido fazem com que a ondulação que vemos acrescente um toque especial que se propaga por todo o quarto. Pequenos e simples pormenores fazem a diferença.

Sobreposição de cortinas

Quarto  por D.DESIGN

No exemplo que se segue temos duas cortinas com funções distintas: a que protege da claridade e a que tem como propósito único adornar. Esta é uma opção bastante comum e as cortinas que vemos não podiam servir melhor para o exemplificar. Temos uma cortina de base de cor clara, a qual serve para impedir que os raios de sol entrem demasiado fortes e a cortina verde, cujo propósito é dar alguma cor ao espaço. Uma solução prática e que resulta na perfeição.

Cortinas com padrão

As cortinas com padrão são sem dúvida uma forma fácil de encher e dar cor ao quarto contudo há um cuidado a ter, não optar por outros padrões demasiado pesados que possam tornar o quatro um pouco claustrofóbico. Se como na imagem optar por uma paleta de cores dentro do espectro pastel, à partida a decoração estará salvaguardada mas, como em tudo na vida, é sempre preciso ter alguma conta peso e medida. Se é uma pessoa que gosta de ter coisas a condizer, pode optar por usar o mesmo tecido para as almofadas de cama ou para uma cabeceira de parede. As possibilidades são muitas, dê largas à imaginação.

Para janelas grandes

Se tem uma janela de grande dimensão as cortinas que vê na imagem são uma óptima solução quer ao nível da decoração, quer ao nível da funcionalidade. O uso de duas cores dá dinâmica ao quarto torna-o mais vivo – ainda uma delas seja o branco! – e permite fazer uma conjugação interessante com as restantes cores circundantes. Quanto à funcionalidade, permitem-nos abri-las e fecha-las de forma rápida e eficaz. Um dois em um que só lhe traz vantagens. 

Outros caíres

Quarto  por ARKTECH
ARKTECH

RENDER STANZA VILLA BONOCORE MALETTO

ARKTECH

O cair das cortinas não tem de ser sempre o cair direito. O primeiro ponto no qual queremos tocar tem que ver com a janela dar só até meio da parede. Em concordância com a mesma as cortinas também são recortadas a meio com um apanhado que lhes dá um novo cair. Esta é uma opção que não só se adapta apenas a este tipo de janela, mas também a um tipo de janela que chegue até ao chão. Fica a sugestão.

Cortina ou estore?

O exemplo que lhe damos pode levantar questões, tratam-se de cortinas ou estores? Pois na verdade elas podem ser uma coisas ou outra, contudo o que aqui pretendemos é dar-lhe mais uma opção. De design muito minimalista e funcionalidade máxima este tipo de cortina – ou estore se preferir! – traz consigo várias vantagens, dá facilmente com a restante decoração, cumpre com a sua função e é muito fácil de usar. Quanto a nós uma escolha muito acertada e quanto a si?

À altura da janela

As cortinas que embelezam esta janela são simplesmente amorosas. Com uma espécie de folho na parte superior estas dão ao quarto uma aura de quase casa de bonecas, o que enquanto propósito decorativo não poderia funcionar melhor. Uma sugestão que adicionamos, que pode ser deveras interessante, é usar no folho superior um tecido estampado que combine, por exemplo, com as almofadas da cama. Brincar com cores e padrões pode trazer-nos agradáveis surpresas. 

Tudo a combinar

Aquilo a que normalmente chamamos pandan, não poderia estar melhor exemplificado do que na fotografia que lhe mostramos. As cortinas combinam com a pintura da parede, que por sua vez combina com a colcha, que por sua vez combina com as almofadas. Se é uma fã incondicional do referido pandan esta opção – uma vez mais referimos que não tem de se prender às cores das imagens – poderá ser uma opção a ter na decoração do seu quarto.

A opulência das cortinas

Quartos campestres por THE STORAGE BED
THE STORAGE BED

Sleigh Bed Low

THE STORAGE BED

Terminamos com uma opção um pouco diferente das que lhe fomos apresentado até agora, mas que nem por isso é menos válida. Umas cortinas pesadas de toque acetinado que dentro da decoração deste quarto fazem todo o sentido. Se gosta de de uma estética mais imponente e clássica deixamos-lhe mais esta sugestão. Como vê há mesmo cortinas para todos os gostos! Só é preciso escolher!

Inspirada com as nossas sugestões?! Partilhe as suas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!