Moradia unifamiliar de olhar especial

mc mc
Loading admin actions …

O projecto foi desenhado pelo atelier H3 Hugo Igrejas Arquitectos Sediada em Matosinhos, a equipa surge no ano de 2003, com uma vasta experiência e acompanhada dos melhores profissionais, a 3H opera a nível nacional e internacional, tendo por missão prestar um serviço de elevada qualidade. A equipa procura sempre corresponder às expectativas e necessidades de cada cliente através da personalização e neste caso, não foi excepção! O projecto trata-se de uma moradia unifamiliar, em Carapeços, localidade do concelho de  Barcelos. Apesar de se tratar de um programa de caráter habitacional, esta casa tem uma particularidade interessante: foi projectada com destino a ser um residência paroquial! Ninguém dá por isso, mas vamos-lhe mostrar o projecto com mais pormenor e vai perceber o porquê de alguns dos espaços. Venha conhecer!

Espaços exteriores, mas intimistas

Ao percorrermos os limites do lote, percebemos que este se faz acompanhar em grande parte, pelo muro em pedra que viu na primeira fotografia. Por cima deste muro, conseguimos perceber que a moradia é rodeada a toda a volta, por extensos relvados que criam o avançamento necessário à rua, de forma a garantir a privacidade.

Vista da Rua

Para quem anda na rua, o projecto aparenta ser uma moradia unifamiliar comum. Com um alçado simples e de linhas contemporâneas, consegue conjugar um estilo mais arrojado, com técnicas e opções mais habituais como é o caso da preservação do extenso muro em pedra que limita o lote, e os telhados em telha. Destacam-se os volumes mais elevados que sobre o corpo longitudinal de cota mais baixo, nos despertam o olhar.

Envolvente

O entorno tem características bastante vincadas por construções tradicionais que forma tidas em conta por parte dos arquitectos, de forma a integrar o melhor possível o novo projecto. Conseguimos ainda avistar em último plano, a Igreja, e perceber a relação de proximidade entre este elemento que de certa forma, é o mote de todo o projecto.

Entrada Imponente

À semelhança das torres de construções religiosas, como é o caso das igrejas, a entrada desta moradia é também o elemento mais alto da construção. A entrada é feita numa das extremidades do lote e surge no cruzamento entre os dois volumes principais – originando um outro que nos convida a entrar. Nesta vista, não só os próprios volumes nos conduzem o olhar para a porta de entrada, mas também a iluminação artificial destaca este momento de entrada.

Pé direito alto e Espaços amplos

Dentro da residência, os espaços são bastante amplos. Os longos planos de vidro que compõem o alçado tardoz, deixam perceber facilmente a relação entre os diversos espaços da casa, no piso térreo, ou mesmo no primeiro piso. Por esse motivo, e graças à privacidade face à rua, este alçado se torna bastante mais dinâmico e vivo, deixando perceber o que acontece nas zonas mais ocupadas da residência.

Cozinha aberta ao exterior

Caso não tenha reparado na cozinha mostramos-lha agora em maior detalhe: as opções foram bastante claras e definidas. Os espaços interiores caracterizam-se pela cor branca e tons claros que neste espaço percorre quer as paredes, o pavimento e até mesmo os equipamentos da cozinha.  A bancada aberta, voltada ao exterior, deixa entrar a luz natural e estabelece uma relação mais próxima entre o espaço interior e o espaço disponível no exterior.

Grandes planos de vidro

Nesta fotografia conseguimos perceber o resultado de todo aquele envidraçado. Desta forma, os espaços socais e caracter mais comum, voltam-se para o interior do lote, tirando proveito da privacidade, boa iluminação natural e ainda a possibilidade de estender as actividades ao espaço exterior.

Espaços sociais

E para terminar, mostramos-lhe esta escadaria que ganha destaque pela sua leveza. Desenhada inteiramente em madeira, é acompanhada por um corrimão sublime em metal com um desenho muito cuidado. Adjacente a este elemento que nos leva ao piso superior, está uma zona de estar comum, onde quem aqui mora pode receber visitas ou conviver com os restantes companheiros.

Diga-nos o que achou deste projecto nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!