Recuperadores: os meninos à volta da fogueira

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Desde tempos primevos que o fogo e a fogueira se conotam com utilidade e socialização. Em alguns rituais africanos a fogueira e as suas chamas purificadoras dão mote às danças e hábitos festivos. Hoje, ainda mantém essas funções, embora a forma como o calor chega às nossas casas, através de lareiras e recuperadores, tenha instigado os criativos da área a criar autênticas obras de arte.  

Das lareiras mais tradicionais, às móveis ou às que se instalam no meio de uma sala suspensas do tecto, há-as em estilos e formas distintas, mudando em sofisticação e elegância, mas trazendo sempre charme e requinte à sua sala. Se olhar as imagens com atenção vai ver que se deslumbrará, tal como nós. E o caso não é para menos. Se está a pensar em colocar um recuperador na sua sala não faça sem nos ler, sem nos ver. Queremos que tenha a certeza do que vai adquirir e de qual é a melhor opção para a sua casa.

O casulo suspenso

Salas de estar modernas por Wharfside Furniture
Wharfside Furniture

Cocoon Aeris Fireplace

Wharfside Furniture

Este recuperador de calor que seleccionamos para si é elegante e de linhas discretas, embora esteja longe de passar despercebido. Faz parte da colecção Cocoon Aeris Fireplace, pela marca britânica Wharfside Furniture, e a sua forma assemelha-se, de facto, e como o nome indica, à de um casulo. As suas pequenas dimensões permitem que o coloquemos em qualquer parte da casa, até porque é suspenso e não ocupa espaço. Na imagem tem como fundo uma parede branca que o faz sobressair e surge num contexto decorativo minimalista e com peças clássicas. Diríamos pois que se enquadra em qualquer tipo de sala, seja ela mais tradicional ou mais moderna. Como referimos, é discreto pela dimensão, mas ousado pelo design artístico.

A lareira a dividir espaços

Sala de estar  por Stovax Heating Group
Stovax Heating Group

Riva Studio Duplex Fire

Stovax Heating Group

Imagine uma parede a dividir a sua sala de estar e a sua sala de jantar. Lisa. Sem adornos. Sem piada. Por que não embutir nessa parede uma lareira que, por ter duas faces, aquece ambos os lados tornando-os mais aconchegados e que, em termos estéticos, funciona como um original elemento decorativo? Na imagem, vemos essa ideia aplicada num ambiente de estilo minimalista e elegante. A lareira, da Stovax Heating Group, está disponível em quatro tamanhos e pode ser emoldurada a vidro, a cerâmica, a pedra ou a aço. Design de ponta, meus caros.

Uma parede de painéis

Salas de estar ecléticas por Indie Style Interiors
Indie Style Interiors

Indie Style Interiors – all season living with style

Indie Style Interiors

O recuperador da imagem pertence a uma encantadora casa em Perth, na Austrália. Está encaixado numa parede com sofisticados painéis cinzentos que condizem tão bem com o chão e a sala toda envidraçada. Embora seja um recanto pensado para o aconchego nos dias frios, não podemos deixar de reparar que os tons alaranjados dos elementos decorativos desafiam a concepção que temos destes espaços visto que nos transmitem uma sensação de frescura e leveza típicos do Verão! Serve a imagem para provar, mais uma vez, que a decoração não tem que obedecer a pré-conceitos, nem ser linear.

Na mesa de centro

É italiana e faz parte da Collezione caminetti d’arredo, da Maison Fire. Esta pequena lareira apoiada numa mesa de centro em betão é totalmente inusitada. Ao contrário das lareiras tradicionais, empurradas para recantos, esta é colocada como elemento de destaque no coração da sala, disseminando o calor uniformemente. A sofisticação e elegância desta lareira e da sala onde se encontra deixa-nos a suspirar por dias frios e tardes de sofá a ver um bom filme.

Filiofocus Telescopique

O design desta lareira, inspirado num telescópio, impõe-se como elemento predominante nesta sala. Os adjectivos para descrever a sua elegância e sofisticação esgotam-se rapidamente, pela invulgaridade, pela genialidade e pela improbabilidade de encontrar algo semelhante. A forma como desemboca no círculo que a acolhe no chão remete também para a expressão ’à volta da fogueira’ não tendo sido descurada a socialização, até pelo facto de à sua volta estarem as almofadas, os puffs, o que nos coloca num ambiente descontraído e confortável. Porém, a sua forma e cor representam o auge da criatividade. Parabéns ao designer!

Sempre atrás de si

É certo que podemos levar os aquecedores para qualquer divisão da casa. Todavia, eles ficam muito aquém das lareiras no que diz respeito a criar ambiente. Assim, esta ideia parece-nos muito interessante. A lareira da imagem, também da Collezione caminetti d’arredo é portátil.

A emoção! A loucura!

Com ela, várias vantagens. Não tem necessidade de fazer obras pois que este tipo de lareira não precisa de chaminé ou de instalação de tubulações. Pelo contrário. A maioria funciona por via de uma chama ecológica alimentada por um gel fluido composto por etanol, uma energia renovável que dispensa gás ou lenha. Aliás, a marca italiana Maison Fire, responsável por esta colecção, tem os olhos postos na sustentabilidade. Leve-a para o escritório enquanto trabalha, para a sala de jantar quando recebe os seus amigos ou para o quarto para acalentar uma noite romântica.

Linhas dinâmicas

Parece feito a régua e esquadro este recuperador de linhas dinâmicas. Pequeno, mas de grande impacto. Estamos certos disso, não fosse ele uma pequena obra de arte que se basta a si mesmo para dar outro significado e vida a uma parede. Esta lareira, ainda da Maison Fire, não polui, não produz cinzas, nem outros resíduos. A manutenção é, por isso, praticamente inexistente e a instalação simples. O que se pode pedir mais?

Fogo sobre azul

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

A parede azul é o pano de fundo da parte quente da sala. O recuperador nesta imagem não vem sozinho. De um do lados, há um espaço para arrumar a lenha e, do outro, prateleiras para colocar aquilo que lhe aprouver, como filmes, discos ou livros. Quantas vezes nos sentamos à lareira a ler, a ouvir música ou a ver televisão? E é mesmo disso que ela se trata. Proporcionar uma área de conforto, não só pelo calor que emana em dia frios, mas também pela decoração que engloba os sofás, poltronas ou outros elementos. Nesta imagem o que capta a nossa atenção é a cor azul forte, uma cor que se diferencia do resto da sala e lhe dita a personalidade. Os quadros por cima da lareira e a chaminé formam um conjunto cujo conforto e aconchego nos fazem desejar ter um espaço semelhante.

Emolduradar a papel de parede

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012: Salas de estar modernas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

EXPOSIÇÃO CASAVIANA 2012

ROSA PURA HOME STORE

O papel de parede com um padrão geométrico de ricos tons dourados e prateados faz sobressair a zona do recuperador desta sumptuosa sala. É uma boa maneira de realçar e valorizar uma área de convívio por criar um foco de atenção em torno do qual se dispõem dos móveis. Nada aqui é deixado ao acaso. As flores, as caixas e as velinhas criam uma atmosfera delicada onde não nos importaríamos, seguramente, de passar as nossas tardes de Inverno.

Toque clássico

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

O design arrojado das lareiras modernas não nos deixa indiferentes. Apesar disso, a intemporalidade de uma lareira em estilo clássico permanece nas decorações – e nos corações – e é sempre uma boa opção. Pode, todavia, emprestar-lhe mais personalidade, decorando-a com bom gosto. Gostamos, particularmente, dos banquinhos em madeira rendilhada pintados em decapê. Como somos uns românticos, gostamos de pensar neles como um cantinho delicioso para os namorados aquecerem as mãos nos dias mais frios! Repare, também, na lanterna dourada, nas velinhas e nas molduras pousadas na prateleira da lareira, dando-lhes um toque personalizado.

Diga-nos lá se não ficou boquiaberto com alguns destes designs? Nós ficámos! Qual é o seu recuperador preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!