Que cerca escolher para o seu jardim?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Quando temos, por vontade própria, uma casa com jardim, gostamos que este seja a pérola da casa! E porquê? Porque é a primeira coisa que familiares, amigos e vizinhos vêem quando se aproximam dela. Relva impecavelmente cortada, plantas viçosas, flores de cores bonitas e, se ainda houver espaço, algumas árvores pelo meio. O ambiente torna-se atractivo e será um gosto receber os convidados para uma festa ao ar livre, não acha? Agora, para completar o quadro, fica a faltar-lhe a moldura.

As cercas são usadas nos jardins por dois motivos simples: o primeiro é precisamente o de limitar o seu espaço e criar uma fronteira para o espaço do vizinho; a segunda, para quem gosta e se preocupa com este aspecto, é o de tornar mais bonito o jardim. Tal como uma moldura num quadro, a cerca é um excelente elemento decorativo e que pode ainda dar ao ambiente um cheirinho importante do tema que escolheu para ele.

No artigo de hoje, seleccionámos 6 diferentes opções para o seu jardim que pode apreciar e, com isto, perceber qual é a que melhor se enquadra para o seu. Fique connosco!

Metal

Casas modernas por luca pedrotti architetto
luca pedrotti architetto

la residenza ed il cancello d'ingresso

luca pedrotti architetto

O metal também funciona muito bem neste tipo de projecto. É resistente e, sendo pintado com uma tinta anti-ferrugem, mantém-se durante muito tempo com um aspecto bonito e charmoso. Há muitas opções, que vão do mais simples ao mais trabalhado, passando pela adição de adereços. Uma vez que é um material duradouro, pense ainda melhor antes de optar por ele, para que não seja uma compra entusiástica que se transforma num peso decorativo ao longo do tempo. É daquelas aquisições (quase que) para a vida, portanto não convém que seja decidida sem alguma ponderação. Não é uma solução tão utilizada para o interior do jardim, mas pode perfeitamente ser adaptada se os seus gostos o levarem até aí.

Madeira

A madeira é um material muito versátil e genuinamente natural. Funde-se na perfeição com o ambiente do jardim, o que pode ser uma grande vantagem sobre outras cercas para quem gosta de respirar a Natureza. Pode ser encontrada sob variadíssimas formas e em vários tamanhos, sendo facilmente trabalhada em casa como um projecto do it yourself. Pode utilizá-la como cerca principal que divide o seu jardim do jardim do vizinho, assim como pode aplicá-la em pequenas cercas dentro da área ajardinada, para definir diferentes áreas (por exemplo, separar a zona de convívio da zona relvada ou proteger a área das flores do resto do jardim). É uma solução simples e eficaz, que pode personalizar ou trabalhar para que fique exactamente ao seu gosto! Mas lembre-se: uma vez que vai estar exposta a alterações meteorológicas, convém que tenha algum tipo de tratamento para que não se degrade rapidamente.

Pedra

Casa Cedofeita: Jardins modernos por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

A pedra, tal como a madeira, é um elemento natural que assenta muito bem no seu jardim. No entanto, pode ser ligeiramente mais complicada de ser trabalhada por conta própria, dependendo do que pretende fazer. Também como a sugestão anterior, é muito utilizada para ambas as cercas: dividir jardim ou evidenciar pequenas áreas. É uma óptima solução, uma vez que é bastante resistente e não precisa de um tratamento especial para fazer vista no seu jardim. Além disso, dará ao ambiente um ar muito rústico e absolutamente delicioso, para os que gostam deste tipo de decoração. Combina perfeitamente com madeiras, betão ou até com casas de linhas mais modernas. É um material que também pode ser trabalhado, tornando-o menos tosco e mais polido. É uma questão de gosto!

Sebes

Jardins clássicos por SVPREMVS

As sebes, que tiveram uma grande adesão há uns anos atrás, voltaram e vieram para ficar! Podendo ser podadas artisticamente ou apenas para aparar arestas, funcionam muito bem como cercas, pois para além de embelezarem a moldura do seu jardim ainda conseguem torná-lo mais verde e natural. Em termos de manutenção, é como o cabelo: cortar pontas estragadas e mantê-las hidratadas. São óptimas para quem gosta de cuidar do seu jardim ou para quem, no caso de se ver impossibilitado para realizar essa tarefa, consiga contratar alguém para o fazer. De todas as cercas, é a que precisa de uma manutenção mais regular – ninguém quer ver a sua sebe castanha, seca e a morrer, certo? No entanto, e embora requeira um pouco mais de atenção, é uma solução muito agradável e que tem o poder de tornar um jardim num espaço encantado!

Tijolo

A cerca em tijolo pode ser utilizada sozinha ou combinada com qualquer um dos materiais anteriores, quer na própria parede (como por exemplo a pedra), quer na metade superior (onde o metal e as sebes funcionam muito bem). É uma solução muito utilizada e que normalmente é feita de acordo com os materiais utilizados na construção da habitação, para que combinem. No entanto, se quiser ser arrojado, pode fazer este muro de modo a que se destaque do resto da construção, causando impacto assim que se avista a sua propriedade. Pode ser revestido ou simplesmente pintado. A grande desvantagem deste tipo de cerca é a sua manutenção, principalmente se a combinar com o metal ou as sebes – com as chuvas, acabam por ficar com marcas de ferrugem ou das plantas, o que dá um aspecto sujo e degradado à parede.

Com cerca ou sem cerca?

E esta é a nossa última grande questão: com cerca ou sem cerca? A cerca é um elemento que, na nossa cultural ocidental europeia, é praticamente um dado adquirido: onde há jardim, há cerca. Mas quando nos deparamos com aqueles filmes hollywoodescos, com aquelas casas dos subúrbios com jardins grandes, relvados e que se confundem com os dos vizinhos… ai, como era bom que essa fosse a nossa realidade – não concorda? Se é um dos felizes contemplados com uma casa de sonho envolvida por um terreno generoso, tente experimentar esta opção! Alarga os seus horizontes e ainda permite encher os olhos de quem passa! No entanto, se mais tarde considerar que esta não é uma solução para si, pode sempre recorrer a umas das nossas sugestões anteriores para tornar a sua área exterior mais reservada.

Qual foi a sugestão que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!