Uma casa onde o conforto escuda a beleza

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Uma casa simples, sem grandes artifícios arquitetónicos ou inovações estéticas de peso, mas muito moderna, com alguns detalhes engenhosos, e sobretudo repleta de pormenores que facilitam o dia-a-dia e a tornam num lar acolhedor. É assim o projeto de hoje!

Da autoria do Dynamic444, de Lousada, esta moradia unifamiliar de dois pisos foi desenhada para o conforto, aliando uma estética clara e compreensível à rapidez de construção, e incorporando detalhes técnicos como fatores de sustentabilidade energética.

Como conseguiram? Este é um HOMIFY 360, e por isso mostramos tudo! Olhamos para os exteriores, exploramos os interiores e espreitamos o processo de construção.

Aqui há crianças!

Não há como contornar. Esta é uma casa cheia de vida e repleta de risos e gargalhadas. Planeada e construída para proporcionar o maior conforto a uma família em crescimento!

Com uma estética moderna, a casa desenvolve-se num bloco único com a forma de um paralelepípedo simples, com dois pisos e uma inserção discreta na envolvente.

Na fachada frontal destacam-se o revestimento em madeira e o varandim projetado. Salientamos a entrada, original, feita pela lateral do edifício, por uma porta numa estrutura cujo sentido pode escapar à primeira vista. Aliás, no exterior esta é mesmo a característica mais notável desta casa, embora não salte à vista. Nós explicamos mais à frente…

O processo de construção

Na foto acima podemos ver o nascimento desta casa, ou seja a sapata e o levantamento da primeira parede. E também já conseguimos ver delineada a caixa lateral de que falámos na foto anterior.

A estrutura da edificação foi feita em betão armado, um material com muitas vantagens: – tem boa resistência à compressão; – é bastante plástico e adapta-se aos mais variados tipos de forma; – as armaduras de aço podem ser dispostas de acordo com o fluxo dos esforços internos; – é resistente ao desgaste provocado pelas condições atmosféricas e ao desgaste mecânico;- tem excelente resistência ao fogo; – tem baixo custo de manutenção; – proporciona um bom isolamento térmico e sonoro; – permite uma construção muito rápida e é, no fundo, um material económico, quando comparado com outros.

O conforto vem de base

Esta casa tem pavimento radiante!

Na foto acima podemos ver um pouco do processo de montagem deste sistema que vai tornar esta casa num ninho aconchegante, mesmo que as temperaturas baixem… O que não é nada difícil nos invernos portugueses! Isto é pensar em antecipação!

Este sistema de aquecimento da casa é ainda pouco usado em Portugal, onde tipicamente se pensa que as casas não precisam de aquecimento por ser um país de clima temperado e por isso as casas acabam cheias de aquecedores no inverno. Mas começa a ganhar adeptos.

O aquecimento por chão radiante acaba com aquecedores e radiadores, o que proporciona um melhor aproveitamento da área habitável. É uma solução limpa e assegura poupança de energia. O seu funcionamento a baixa temperatura incentiva o recurso a energias alternativas renováveis e não seca o ar ambiente.

Mas também tem lareira!

Não há contestação. Nada torna um ambiente mais acolhedor do que a visão das chamas!

O pormenor mais engenhoso

Já falámos deste pormenor técnico anteriormente, mas nesta foto podemos ver pormenorizadamente o conceito.

Não se pode ter janelas nesta fachada… O que fazer? Uma caixa de luz!

Como o terreno era estreito a construção teve de ser feita estreita e alongada, num retângulo. Mas a presença de vizinhança muito próxima na lateral direita impediu a abertura de janelas para este lado. A solução engenhosa passou pela construção de uma parede de empena paralela à estrutura da casa, fazendo uma caixa envidraçada nas fachadas frontal e tardoz, e no telhado, para a qual abrem a janelas deste lado da casa. Assim assegurou-se um bom fornecimento de luz natural a estas divisões, garantindo ao mesmo tempo o cumprimento das obrigações legais e os imperativos de privacidade. Um detalhe genial!

E agora visitamos os interiores!

Começamos pela casa de banho das crianças. 

Uma casa de banho muito moderna e com um design que poderíamos definir como simples, mas arrojado! Num conceito moderno e minimalista, as louças sanitárias são engraçadas e diferentes, e apresentam um contaste marcante com os mosaicos de pastilha negros, bastante originais. Acrescentamos uns bonequinhos e temos uma casa de banho infantil… Eles crescem e deixam de gostar de bonecos? Tiram-se, e a casa de banho fica jovial e moderna!

Uma cascata de bem estar!

Agora é para os adultos e por isso mostramos uma das casas de banho só para eles!

O estilo é moderno, claro. Mas a cor mostarda dos mosaicos e alguns pormenores rústicos, como a parede revestida de placas de ardósia, conferem-lhe um tom de natureza muito libertador. O pormenor em vidro azul e o chuveiro de alto débito de água para hidromassagem completam o cenário e proporcionam um duche relaxante incomparável. Como se estivesse a tomar banho numa cascata tropical!

Refeições em família

A cozinha é o espelho do dia-a-dia, e a desta casa não deixa margem para dúvida. Aqui vive uma família! As cores são alegres, em tons de laranja e vermelho, com os azulejos cor de tijolo e o aço inoxidável a conferir-lhe um ar levemente industrial.

Mas o que realmente notamos é como é prática e funcional. Não é difícil imaginar os pais atarefados atrás do balcão a preparar as refeições enquanto a miudagem espera impaciente, sentada nas originais banquetas. E quando a confusão é muita podem sempre espraiar o olhar pela janela, sobre o bonito jardim exterior, e tentar relaxar!

Gostou desta cozinha prática e moderna? Há mais no artigo ’Cozinhas Práticas e Modernas’. Não deixe de ver!

Uma caixa de correio para manter o estilo!

E por último um pormenor engraçado, que não ficou esquecido no planeamento: – o intercomunicador e caixa do correio. Mimetizando a estética da casa, esta caixa dá o mote do estilo a quem entra e insere-se na paisagem pois foi construída no mesmo material do pavimento! Sempre a pensar no conforto… Não é preciso sair de casa para ver quem está ao portão.

Gostou deste conceito de casa moderna? Dê-nos a sua opinião!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!