Espectacular sala multi-funcional

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O desenho e funcionalidade de um espaço é cada vez tido como uma das partes mais importantes na solução de um projecto. O planeamento deve corresponder e facilitar num uso diário e especifico. Plantas irregulares ou demasiado grandes deixam de ser um problema quando postas nas mãos de profissionais classificados. A distribuição dos ambientes tem de ser feita de um modo natural e intuitivo. O estilo desejado deve ser acordado entre os profissionais e proprietários e estes devem ter sempre a ultima palavra. 

O projecto de hoje é de um apartamento moderno localizado em São Paulo no Brasil, onde a questão da multifunção de espaços está presente da melhor maneira possível. Espaços amplos e arejados são sem dúvida uma das grandes tendências da sociedade moderna e exigente. A sala de estar junta com a sala de jantar já não é novidade, mas neste mesmo espaço decorrem mais funções é que de valer. As cores usadas e a conjugação de estampados reflectem o ar descontraído e feliz característico do povo brasileiro. Venha daí!

Harmoniosa sala

Num primeiro contacto, esta sala de estar parece apenas desenrolar-se nem espaço. É brilhante e iluminado e os objectos coloridos saltam à vista apesar de um tom base bem marcado, o branco. A madeira do pavimento e dos respectivos rodapés encaminham-nos para um apartamento sem ser recente e a parede de fundo com armário embutido em madeira, lembra na realidade muito casas de outros tempos. Agora pintados de branco, dominam o espaço como sendo a peça de mobiliário maior e com mais história. Nas suas portas esconde-se a desarrumação e nas prateleiras à vista dispõem-se quadros, livros e objectos pessoais. 

Muita informação

A primeira imagem foi curta para descrever todo este espaço cheio de informação, logo uma segunda imagem não tardou a chegar.  A carpete é super excêntrica e como óbvio destaca-se muito no espaço. As poltronas de inspiração vintage em verde esmeralda complementam a zona de estar e criam também uma possível zona de leitura com o apoio do candeeiro de pé azul turquesa. A mesa de centro é de forma irregular e de desenho bastante ergonómico.

Quer um gin?

Ainda dentro da sala, um simples aparador branco de prateleiras criou o bar da casa. É o local perfeito para preparar uma bebida às suas visitas sem ter de ir para a cozinha e os deixar a sós. Com todos os utensílios e objectos necessários presentes, toda a presença e dedicação é maior, incentivando e melhorando o lado social. Garrafas antigas em vidro que serviam para fazer água gaseificada servem agora de decoração. Uma tábua de madeira circular serve de quadro mas a qualquer altura sai da parede e se transforma no tabuleiro para as suas bebidas – nada mais prático e funcional.

O que fica do lado de lá?

A parede de fundo que vemos nesta imagem é totalmente em espelho e faz com que todo o espaço aumente visualmente a sua área. Ainda não tínhamos falado na banqueta azul turquesa e esta por ser de pequenas dimensões é fácil de deslocar no espaço e ainda servir de zona de sentar e sempre que necessário de uma espécie de tabuleiro. 

A única zona branca da superfície em espelho corresponde a uma porta de correr que dá acesso à sala de televisão, já que a mesma não entra nesta zona de estar.

A continuidade dos espaços

Quando a porta abre, percebemos como se planeia a divisão. Criando uma continuidade de linguagem , também a carpete da zona de estar continua para a zona de televisão. Nesta sala, um espaço dedicado ao estudo ou ao trabalho em casa foi delicadamente contruído e uma cadeira de design vermelha dá o mote para umas horas de trabalho.

Home cinema

Ao entrarmos neste espaço percebemos como o mesmo foi apenas decorado com sofás confortáveis e respectivos apoios de pernas. A quantidade de almofadas permite uma estadia mais prolongada e confortável. No tecto, um retro-projector projecta filmes e todos os canais televisivos. As cores e os estampados fortes mantêm-se e mal se entra sente um grande conforto a nível fisico e acústico.

A sala de jantar

Voltando à sala de estar, não nos esquecemos que lhe dissemos que a mesma era multi-funcional e a prova aparece mais uma vez. O sofá branco que vimos em fotos anteriores é quem faz a divisão do espaço para a zona de refeições. A parede de fundo é numa das cores usada em grande quantidade – azul turquesa. A janela à direita faz-nos sentir em plena selva amazónica e isso agrada-nos. 

Em plena selva

A mesa de jantar é de forma fora do comum e isso mais uma vez é uma vantagem. O seu tampo oval de mármore contrasta com as cadeiras de estilo vintage em palhinha e madeira. Centrado com o centro da mesa, um candeeiro em esfera de tom laranja ilumina e torna o espaço muito mais acolhedor, devido à sua cor. Nesta zona repare como não existem carpetes!

Para dar algum apoio, uma gaveta foi colocada de forma suspensa e além do espaço interior serve também de apoio.

Se gostou deste projecto espreite outros do mesmo gabinete - Suite Arquitectos.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!