Uma casa moderna com uma envolvência exótica!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Casa Vila Alpina, no Brasil, projectada pelo atelier Márcia Carvalhaes Arquitetura Lda., é o epítome do luxo. A cobertura em sacada sobressai sobre os terrenos e os seus exuberantes arredores e oferece vistas panorâmicas sobre a paisagem montanhosa circundante. Se a piscina de luxo, virada para a paisagem e localizada a poucos passos da sala de estar, não o surpreender, então saiba que esta maravilhosa casa conta ainda com um spa interior privado. Há pessoas de sorte.

No que ao interior diz respeito, o destaque vai para os espaços amplos e em plano aberto sem quaisquer constrangimentos visuais. O jogo dramático de volumes, que se alternam entre pés direitos baixos, duplos e mezaninos, cria uma noção de ritmo no interior.

As palavras são poucas para perceber a excelência da arquitectura desta moradia. Conheça-a em detalhe.

Fachada

madeira surge enquanto elemento natural desta casa, harmonizando-se com a paisagem que a rodeia e colmatando a frieza das linhas arquitectónicas modernas. A casa sustenta-se sobre uma base mais estreita, que ocupa pouco espaço, parecendo, por este motivo, flutuar no espaço. É um detalhe inteligente pela leveza que oferece ao edifício que assim dialoga com as formas orgânicas da natureza. Esta sensação de elevação sem conexão à terra dá uma sensação surrealista ao conjunto, um sinal da arquitectura vanguardista. 

Uma porta oculta

Depois da grande e opulenta entrada deparamo-nos com esta bela porta giratória. No momento em que se abre para o exterior, também se abre para dentro, criando uma maravilhosa ligação entre ambos os espaços. Este sentimento de fluxo e ligação é reforçado pela continuidade oferecida pelo acabamento do piso. Ao fechar-se, a porta mantém-se totalmente integrada numa divisão, toda ela forrada a madeira, criando a ilusão de ser uma parede contínua onde a porta está totalmente oculta.

Alturas impressionantes

Os painéis de vidro, que ocupam toda a altura deste espaço de pé direito duplo, são um dos elementos mais chamativos e impressionantes da casa. Eles oferecem uma magnífica vista sobre a piscina e a paisagem exterior. Coincidindo com as dimensões generosas da janela que resguardam, as cortinas semi-transparentes envolvem a casa numa luz suave e delicada.

O pequeno toque de verde do relvado ao lado da piscina conecta a casa com os seus impressionantes arredores. Por sua vez, a decoração branca, simples e clean contrasta com os pisos de madeira escura e desgastada, criando um ambiente repleto de conforto e elegância.

Uma grande sala

O andar de cima surge do aproveitamento de um pé direito duplo. Através do mezanino, consegue-se, naturalmente, ver o andar de baixo, designadamente a sala de estar. Este espaço amplo, aberto e acolhedor é perfeito para receber os convidados. Um belo balcão comprido (a lembrar um aparador), que divide os dois espaços da sala, oferece uma forma mais informal de desfrutar de uma boa comida ou bebida. A alternância de alturas em toda a casa acentua a diferença de funções de cada espaço e quebra visualmente com o grande espaço aberto. No entanto, nenhum dos materiais do piso se desvia da paleta de cores naturais e de cores terra que caracteriza e relaciona o design da casa com o ambiente exterior.

Jogo de volumes

Ao chegar à sala de jantar de planta aberta, descobrimos outro espaço de pé direito duplo, que oferece a este ambiente uma grande qualidade espacial e quebra a monotonia do que, de outra forma, poderia ter sido um comprimento exagerado. O espaço é construído por diferentes formas e volumes e pode ser apreciado por um sem fim de ângulos. O uso inteligente de um grande espaço aberto, também permite que os residentes possam interagir mais facilmente dentro de uma área tão grande.

Um toque de luxo

O spa é o lugar perfeito para passar uma tarde de Inverno. Encontra-se completamente protegido no calor do interior da casa mas, ainda assim, tendo em conta as características do espaço, permite-nos desfrutar dele como se estivéssemos no meio da natureza.

E se no Inverno este espaço é perfeito, o Verão não lhe fica atrás. Quando o tempo permite, é possível, através de controlo automático, fazer deslizar as grandes janelas e abrir o espaço ao exterior. Perfeito para relaxar e usufruir das estonteantes vistas que a casa proporciona.

Toda a comodidade possível

Para finalizar a nossa visita, chegamos a uma grande divisão da casa que fará as delícias de qualquer conhecedor e amante de vinhos. Esta sala integra uma grande garrafeira que possui um espaço para desfrutar de belos momentos e conversas com os familiares e os amigos. As elegantes poltronas, separadas da adega, criam um recanto especial para relaxar e decidir qual o vinho que vai escolher para acompanhar aquele momento especial.

O que achou desta bela casa brasileira? Tem alguma divisão preferida? Nós adorámos o pormenor do mezanino.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!