Cores para decorar a sala

Sofia M. Sofia M.
homify Quartos modernos
Loading admin actions …

Muitos especialistas acreditam que as cores têm um poder e influência em cada um de nós, podendo estimular acções, assim como contribui para os nossos estados de alma/espírito. É difícil falar numa ciência pura ou exacta, já que é extremamente subjectivo a maneira como cada cor reage com cada pessoa.

Mesmo assim, há vários indicadores e a pensar no poder das cores surgiu a cromoterapia, uma prática que acredita que as cores possuem vibrações específicas que podem ajudar na cura de doenças. 

Se pensarmos bem, a influência das cores no nosso estado de espírito, faz bastante sentido! Quem nunca se sentiu mais animado após um dia de sol ou com menos energia nos dias de Inverno?

Assim sendo e se está prestes a decorar (ou redecorar a sua sala), escolha com atenção as cores das paredes! Não importa se a sala é grande ou pequena, se dispões de muito ou pouco dinheiro! Escolha uma cor que estimule os seus sentidos e que lhe inspire sentimentos positivos! 

E verá, depois de escolher uma cor, decorar a sala vai ser bem mais fácil!

Verde: para que a esperança não morra nunca

Verde é a cor da esperança! É a cor da floresta! E também a cor da juventude e da liberdade!
O verde inspira saúde e rejuvenesce, por isso, não tenha medo de usar esta cor tão pouco explorada na decoração de interiores. Muitos especialistas e adeptos da cromoterapia defendem que o verde contribui para o equilíbrio do corpo e da mente, sendo uma cor muito usada no combate à depressão, por exemplo. 

Segundo os especialistas, apenas deverá ter cuidado e evitar misturá-lo com algumas cores. Por exemplo, não misture o verde com cores quentes (como o vermelho ou o amarelo), pois o verde pode tornar-se numa cor agressiva – e nós não queremos isso, pois não?

O azul que reflete toda a nossa vida

- Qual é a tua cor favorita?

- Azul! 

Quantas vezes ouviu isto? Se um dia houver um estudo sobre as cores favoritas da população, o azul ou estará no topo ou nos três primeiros lugares! Apostamos? E não é para mais! O azul é a cor do céu e do mar! Uma cor tranquila, que inspira confiança e paz! A cor ideal se quiser criar um escritório na sua sala, já que estimula o raciocínio e a tranquilidade – por isso é que esta cor é tantas vezes usada em escritórios e em outros espaços profissionais, pois é uma cor que transmite confiança. 

Apesar de tudo isto, o azul pode ser uma cor fria e monótona, por isso, e a pensar na sua sala, aconselhamos que o misture com objectos coloridos.  

Na imagem, vemos este bonito aparador da marca brasileira Lore Arquitetura! Um objecto cheio de vida, cujas cores fortes e as linhas assimétricas, jogam na perfeição com o azul da parede, destacando-o, ao mesmo tempo que fazem um balanço com a cor.

Laranja: só para mentes criativas

homify Salas de estar modernas Sofás e divãs

Uma cor viva e cheia de energia! O cor-de-laranja é uma cor quente, a fusão equilibrada entre o vermelho e o amarelo. 

É uma cor divertida, que tanto combina com ambientes mais sóbrios, quando usada com cores escuras (preto, cinzento ou castanho), como com decorações mais alegres e descontraídas – junte o laranja com azul claro ou verde e verá como se instala uma feliz vibração na sala!

Acredita-se que esta cor estimula a criatividade e quando bem usada na decoração de salas, pode-se tornar numa cor que incentiva ao diálogo, pois é uma cor social e, dizem os entendidos, que ajuda a estimular o apetite!  E já que há quem acredite que o cor-de-laranja é a cor da prosperidade, por que não tentar?

Ah, um conselho dos especialistas: se é uma pessoa stressada por natureza, use o laranja de forma moderada, para evitar possíveis ansiedades causadas pela cor em excesso.

Branco: a cor da luz

É sabido que a cor branca significa pureza, inocência,, paz e simplicidade!

Numa sala, a cor branca tem a capacidade de transmitir uma enorme calma e tranquilidade! O branco também conhecido por ser a cor da luz, pois reflecte todas as cores e, muito importante, fica bem e combina com qualquer uma das outras cores! Não é pois de admirar que seja uma das cores favoritas e das mais comuns nas paredes das várias divisões das casas. Até porque o branco inspira limpeza e parece dar a ilusão de que um  espaço cresce, que é maior do que realmente é na realidade.  

Definitivamente, uma cor mágica, ideal na hora de criar uma sensação de liberdade! Há alguém que não goste de branco?

Cinzento: sempre consigo

O cinzento é muitas vezes associado a estados de alma menos positivos, como a melancolia, o medo ou a depressão! Na prática e numa sala, acredite, esta cor supera tudo isso! 

Na verdade, o cinza é uma cor estável, que ao contrário do preto, por exemplo, possui tons suaves e pastel, que conseguem transmitir equilíbrio a uma sala! É uma cor sóbria, que facilmente aprendemos e conseguimos respeitar, devido à sua subtileza. Como é uma cor que fica bem com quase tudo, não representa um grande desafio de decoração, sendo bastante fácil conjugar outras cores. Não tenha medo, pois esta bem que pode ser a sua cor!

Preto: transformar o azar em sorte

Sejamos honestos, o preto é a cor da má sorte, do azar… a cor da morte! Afinal, o preto (o escuro, o negro) é a total ausência da luz, pois consegue absorver todas as cores!
Mas o preto é mais que isso! O preto é uma cor digna, uma cor sóbria e elegante! Como dizia Coco Channel, com um vestido preto, nunca me comprometo e a verdade é que a moda continua e o preto nunca sai das passareles, nem do nosso guarda-roupa! Não queremos com isso dizer, que pinte as paredes da sua sala todas de preto! Mas brinque com a cor, sem preconceitos ou medos!  Lembre-se que no preto tudo sobressai: um quadro, uma fotografia, um objecto! No fundo, é uma cor humilde, que permite aos outros brilharem!

Amarelo: a cor do Verão

Esqueça aquela história de que o amarelo é a cor da fome! O amarelo é a cor do sol e do Verão, logo, só pode estar associada a coisas boas! Esta cor transmite luz e energia! Como vê: só coisas boas para a sua sala!

É a cor ideal para os mais racionais e criativos, pois crê-se que o amarelo ajuda a meditar e estimula o cérebro!

Se a sua sala é escura, o amarelo pode ajudar – e muito! É que esta cor em ambientes fechados e frios consegue transmitir luz e calor, aquecendo a sala e que põe as pessoas a falar! Será como trazer o Verão à sua sala e aos seus convidados! Mas cuidado com os excessos, assim como demasiado sol é perigoso, também demasiado amarelo pode ser prejudicial e, diz quem sabe, incutir sentimentos de angústia! Opte por pintar uma parede, uma coluna ou por usar a cor para marcar espaços! Deixe-se surpreender!

Vermelho: o amor é fogo que arde sem se ver

homify Quartos modernos Têxteis

Vermelho é fogo, é paixão, é amor!
É a cor do pecado, da revolução… e da tentação! É uma cor quente é muitas vezes associada à violência e aos jogos de poder! Mesmo assim é inegável que o vermelho estimula e dá energia! Numa sala, por exemplo, o vermelho contribui para um ambiente mais acolhedor e agradável! É uma cor harmoniosa, que apesar de forte, une e contribui para a criação de laços! É a cor do coração e isso diz tudo, não concorda? Nem precisa responder, podemos escutar as batidas do seu coração a responder a esta pergunta! Ou melhor, a esta cor!

Roxo: para místicos – e não só!

O roxo é sempre associado ao mundo da magia e está relacionada com poderes ocultos e místicos.

Na verdade é uma cor melancólica, que convida à reflexão e introspecção. Por esta mesma razão, muitos acreditam que o roxo é uma cor mágica e com poderes curativos, já que purifica corpo e mente através da meditação.

Afinal, não nos podemos esquecer que o roxo é uma cor nobre, uma cor que impõe respeito e dignidade. É óptima para marcar zonas dentro da sala, dando aos espaços uma aura sóbria e com muita classe!

Rosa: felizes para sempre

Normalmente o cor-de-rosa é usado nos quartos de criança, sendo uma das cores favoritas para os quartos das meninas, estando muito associado à fantasia do universo feminino. Vamos mudar isto e levar o cor-de-rosa para a sala?

O rosa é uma cor suave, que inspira ternura e que apela aos afectos! Em tons escuros, pode ser uma cor bastante sensorial, que apela aos sentidos! Já em tons pastel, é a cor perfeita para transmitir equilíbrio! É tudo uma questão de experimentar e ousar! Há surpresas boas, permita que o cor-de-rosa na sua sala seja uma delas! Afinal, o que tem você a perder? Ou será que tem medo de finais felizes?

Que cor escolheria para a sua sala?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista